Estudo de Salmos 50:1 – Comentado e Explicado

Salmo de Asaf. Falou o Senhor Deus e convocou toda a terra, desde o levante até o poente.
Salmos 50:1

Comentário de Albert Barnes

O poderoso Deus, o Senhor – até o Senhor, pois esta é a palavra original. A Septuaginta e a Vulgata traduzem esse “O Deus dos deuses, o Senhor”. DeWette declara: “Deus, Deus Jeová, fala.” Alexander, “Todo-Poderoso, Deus, Jeová, fala;” e observa que a palavra “poderoso” não é um adjetivo que concorda com a palavra seguinte (“o poderoso Deus”), mas um substantivo em oposição a ela. A idéia é que quem fala é o verdadeiro Deus; o governante supremo do universo. É “aquele” Deus que tem o direito de chamar o mundo para julgamento e quem tem poder para executar sua vontade.

Ele falou – Ou melhor, “fala”. Ou seja, o salmista o representa como agora falando e como chamando o mundo ao julgamento.

E chamou a terra – Endereçou todos os habitantes do mundo; todos os habitantes da terra.

Desde o nascer do sol até o pôr-do-sol – Do lugar onde o sol parece nascer, ao lugar onde parece se pôr; isto é, todo o mundo. Compare as anotações em Isaías 59:19 . Veja também Malaquias 1:11 ; Salmo 113: 3 . A chamada é feita a toda a terra; para toda a raça humana. A cena é imaginária como representada pelo salmista, mas é fundada em uma representação verdadeira do que ocorrerá – do julgamento universal, quando todas as nações serão convocadas a comparecer perante o juiz final. Veja Mateus 25:32 ; Apocalipse 20: 11-14 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 50.

A majestade de Deus na igreja: sua ordem de reunir santos. O prazer de Deus não está nas cerimônias, mas na sinceridade da obediência.

Um Salmo de Asafe.

Título. ????? ????? mizmor leasaph. Um salmo de Asafe Para Asafe. Ou, de acordo com o parafrast de Chaldee, “Um salmo pela mão de Asafe”; que deveria tê-lo transmitido ao tabernáculo pela ordem de Davi, que provavelmente o escreveu e designou este asafe, levita, para ministrar diante da arca do Senhor, para registrar, agradecer e louvar ao Senhor Deus de Deus. Israel. Este salmo é uma profecia ilustre, relativa à revogação da religião judaica, ao chamado dos gentios e ao estabelecimento do verdadeiro culto evangélico em todo o mundo. É entregue com grande pompa e sublimidade: Os seis primeiros versos são uma solenidade anterior à grande provação; na qual o Todo-Poderoso é representado, chamando seu povo a prestar contas perante o céu e a terra, para que possam ser testemunhas de sua justiça. Ele lhes diz que eles não devem pensar em expiar uma vida perversa pelo sacrifício: não era a besta morta, mas a homenagem do coração que ele aceitaria. Para uma boa crítica a essa ode requintada, remetemos o leitor ao início da 27ª Preleção do Bispo Lowth.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 50: 1 . O poderoso Deus, mesmo o Senhor – hebraico. Enguia Elohim, Jeová; o deus dos deuses; Jeová; o supremo Senhor do céu e da terra, o legislador e juiz de homens e anjos; a quem os maiores reis e potentados são apenas súditos; o infinito, o eterno, que não muda; falou e chamou a terra, etc. – Ele ordenou que todos os habitantes da terra, de um extremo ao outro, aparecessem diante dele. Agora ele convoca para ser testemunha de seus procedimentos neste julgamento solene, entre ele e seu povo, que aqui é representado poeticamente. Pois aqui é erigido um tribunal, o juiz chegando a ele, as testemunhas e os delinqüentes convocados e, finalmente, a sentença proferida e a causa determinada.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. de Asafe = de ou para Asafe. O único Salmo de Asafe no Livro II, sendo os outros no Livro III dos Salmos.

O poderoso Deus, o Senhor. Hebraico “El, Elohim, Jeová” = O Deus dos deuses, sim Jeová. Ocorre apenas aqui e Josué 22:22 (duas vezes). Veja App-4.

Comentário de Adam Clarke

O poderoso Deus, mesmo o Senhor, falou – Aqui os nomes essenciais de Deus são usados: ???? ????? ?? El , Elohim , Jeová , falou. Os seis primeiros versículos deste Salmo parecem conter uma descrição do grande julgamento: para qualquer consideração ou fato menor, parece impossível, com qualquer propriedade, restringi-los. Nesta luz, considerarei esta parte do Salmo e mostrarei:

Primeiro, os preparativos para a vinda do grande juiz. El Elohim o Senhor falou e chamou a terra – todos os filhos dos homens, desde o nascer do sol até o pôr do sol. Fora de Sião, a perfeição da beleza ( ??? ???? michlal yophi , a beleza em que toda a perfeição é composta), Deus brilhou, Salmo 50: 1 , Salmo 50: 2 .

  1. Ele enviou seu Espírito para convencer os homens do pecado, justiça e julgamento.
  • Ele enviou sua Palavra; fez uma revelação de si mesmo; e declarou tanto a sua lei como o seu evangelho à humanidade: “Fora de Sião, a perfeição da formosura, Deus resplandeceu”, Salmo 50: 2 . Pois de Sião devia sair a lei e de Jerusalém a palavra do Senhor. Isaías 2: 3 .
  • Em segundo lugar, os acompanhamentos.

    1. Sua abordagem é proclamada, Salmo 50: 3 ; : “Nosso Deus virá.”
  • A trombeta proclama sua abordagem: “Ele não ficará calado”.
  • A natureza universal será abalada, e a terra e suas obras serão queimadas: “Um fogo consumirá diante dele e será muito tempestuoso ao seu redor”, Salmo 50: 3 .
  • Terceiro, as testemunhas são convocadas e recolhidas, e coletadas de todos os quadrantes; alguns do céu e outros da terra.

    1. Anjos da guarda.
  • Associados humanos: “Ele chamará os céus do alto e da terra, para que possa julgar o seu povo”, Salmo 50: 4 .
  • Em quarto lugar, o procedimento. No que diz respeito aos justos, são dadas ordens: “Reuni meus santos”, aqueles que são salvos de seus pecados e santificados “, juntos para mim”. E para que a palavra santos não seja mal compreendida, é explicada por “aqueles que fizeram um pacto comigo por sacrifício”; aqueles que entraram em união com Deus, através da oferta sacrificial do Senhor Jesus Cristo. Todo o resto é preterido em silêncio. Dizem-nos quem são eles que entrarão na alegria de seu Senhor, ou seja, apenas os santos, aqueles que fizeram um pacto com Deus por sacrifício. Todos, portanto, que não respondem a essa descrição são excluídos da glória.

    Quinto, A questão final: todas as hostes angélicas e todos os remidos do Senhor, aplaudem a aclamação por decisão do Juiz Supremo. Os céus (pois a terra não existe mais, está queimada) declararão sua justiça, a justiça exata de todo o procedimento, onde somente a justiça foi feita sem parcialidade e sem severidade, nem poderia ser de outra forma, pois Deus é Julgar a si mesmo. Assim, o conjunto é dissolvido; os justos são recebidos em glória eterna, e os iníquos transformados em inferno, com todos aqueles que se esquecem de Deus. Alguns pensam que a sentença contra os iníquos é aquela que está contida, Salmo 50: 16-22 . Veja a análise no final, e particularmente nos seis primeiros versículos, nos quais uma visão um pouco diferente do assunto é tomada.

    Comentário de John Calvin

    1. O Deus dos deuses, sim o Senhor, (241) falou. A inscrição deste salmo leva o nome de Asafe; mas se ele foi o autor, ou simplesmente o recebeu como cantor principal das mãos de David, não se sabe. Isso, no entanto, é de pouca importância. A opinião tem sido amplamente aceita, que o salmo aponta para o período de renovação da Igreja e que o objetivo do profeta é informar os judeus da próxima revogação de seu culto figurativo sob a Lei. Que os judeus foram submetidos aos rudimentos do mundo, que continuaram até a maioria da Igreja, e à chegada do que o apóstolo chama de “plenitude dos tempos” ( Gálatas 4: 4 ), não admite dúvida; a única questão é: se o profeta deve ser considerado aqui como se dirigindo aos homens de sua idade, e simplesmente condenando o abuso e a corrupção do culto legal, ou como predizendo o futuro reino de Cristo? Do escopo do salmo, é suficientemente aparente que o profeta de fato interpreta a Lei para seus contemporâneos, com o objetivo de mostrar-lhes que as cerimônias, enquanto existiam, não tinham importância por si mesmas ou por outras coisas que não ligadas. com um significado mais alto. É contestado que Deus nunca chamou o mundo inteiro, exceto com a promulgação do Evangelho, e que a doutrina da Lei foi dirigida apenas a um povo peculiar? a resposta é óbvia, que o profeta neste lugar descreve o mundo inteiro como convocado não com o objetivo de receber um sistema comum de fé, mas de ouvir Deus defender sua causa com os judeus em sua presença. O apelo é de natureza paralela a outros que encontramos nas Escrituras:

    “Ouvi, ó céus! e eu falarei; e ouça, ó terra! as palavras da minha boca ”( Deuteronômio 32: 1 😉

    ou como em outro lugar,

    “Eu chamo o céu e a terra para registrar hoje contra ti, que pus diante de ti a vida e a morte” ( Deuteronômio 30:19 😉

    e novamente Isaías,

    “Ouça, ó céu! e dai ouvidos, ó terra! porque o Senhor falou ”( Isaías 1: 2. ) (242)

    Esse modo veemente de falar era necessário ao falar com os hipócritas, para que pudessem ser despertados de sua segurança complacente e sua atenção séria comprometida com a mensagem de Deus. Os judeus tinham necessidade especial de serem despertados no ponto a que se faz referência aqui. Os homens estão naturalmente dispostos a mostrar-se externamente na religião e, medindo Deus sozinhos, imaginam que uma atenção às cerimônias constitui a soma de seus deveres. Havia uma forte disposição entre os judeus de descansar na observância das figuras da Lei, e é sabido com que severidade os profetas o tempo todo repreenderam essa superstição, pela qual os piores e mais abandonados personagens foram levados a arrogar uma reivindicação. à piedade, e escondem suas abominações sob o traje ilusório da piedade. O profeta, portanto, precisava fazer mais do que simplesmente expor a natureza defeituosa daquele culto que retira a atenção dos homens da fé e santidade do coração para as cerimônias externas; era necessário que, para verificar a falsa confiança e banir a insensibilidade, ele adotasse o estilo de severa reprovação. Deus é aqui representado como citando todas as nações da terra ao seu tribunal, não com a visão de prescrever o domínio da piedade a um mundo reunido ou de reunir uma igreja para seu serviço, mas com o objetivo de alarmar os hipócritas e aterrorizantes. ele fora de sua auto-complacência. Seria um estímulo à convicção, assim, para tomar consciência de que o mundo inteiro era convocado como testemunha de sua dissimulação e que seriam despojados daquela piedade pretensa da qual estavam dispostos a se gabar. É com um objetivo semelhante que ele se dirige a Jeová como o Deus dos deuses, possuir suas mentes com um terror salutar e dissuadi-los de suas tentativas vãs de iludir seu conhecimento. Que esse é o seu desígnio será tornado ainda mais evidente a partir do contexto restante, onde nos é apresentada uma descrição formidável da majestade de Deus, destinada a convencer o hipócrita da vaidade daqueles insignificantes infantis com os quais ele evitaria o escrutínio de um juiz tão grande e tão rigoroso.

    Para evitar uma objeção que poderia ser levantada contra sua doutrina neste salmo, que era subversiva da adoração prescrita por Moisés, o profeta sugere que esse julgamento que ele anunciou estaria em harmonia com a Lei. Quando Deus fala de Sião, ele necessariamente sanciona a autoridade da Lei; e os Profetas, quando a qualquer momento fazem uso dessa forma de expressão, se declaram intérpretes da Lei. Aquela montanha sagrada não foi escolhida como capricho do homem e, portanto, permanece identificada com a Lei. O profeta, assim, elimina qualquer pretexto que os judeus possam alegar que escapam à sua doutrina, anunciando que aqueles que ocultaram sua maldade, sob o especioso disfarce de cerimônias, não seriam condenados por Deus por nenhum novo código de religião, mas pelo que foi ministrado originalmente por Moisés. Ele dá a Sião o nome honroso da perfeição da beleza, porque Deus a escolheu para seu santuário, o lugar onde seu nome deveria ser invocado e onde sua glória deveria se manifestar na doutrina da Lei.

    Comentário de John Wesley

    O poderoso Deus falou o Senhor, e chamou a terra desde o nascer do sol até o pôr do sol.

    Chamado – Todos os habitantes da terra, de um extremo ao outro: a quem ele aqui convoca para testemunhar seus procedimentos neste julgamento solene, entre ele e seu povo, que é aqui representado poeticamente. Pois aqui é erigido um tribunal, o juiz chegando a ele, as testemunhas e os delinqüentes convocados e, finalmente, a sentença proferida.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *