Estudo de Salmos 50:16 – Comentado e Explicado

Ao pecador, porém, Deus diz: Por que recitas os meus mandamentos, e tens na boca as palavras da minha aliança?
Salmos 50:16

Comentário de Albert Barnes

Mas para os ímpios, Deus diz – Isso começa uma segunda parte do assunto. Veja a introdução. Até agora, o salmo referia-se àqueles que eram meramente adoradores externos, ou meros formalistas, como mostrando que tal não podia ser aprovado e aceito no dia do julgamento; que a religião espiritual – a oferta do “coração” – era necessária para a aceitação de Deus. Nesta parte do salmo, os mesmos princípios são aplicados àqueles que realmente “violam” a lei que professam receber como prescrevendo as regras da verdadeira religião e que professam ensinar a outras pessoas. O desígnio do salmo não é meramente reprovar a massa do povo como meros formalistas da religião, mas especialmente reprovar os líderes e professores do povo que, sob a forma de religião, se entregaram inteiramente a um curso da vida inconsistente com o verdadeiro serviço de Deus. O endereço aqui, portanto, é para aqueles que, enquanto professavam ser professores de religião e liderar as devoções de outros, se entregaram a vidas abandonadas.

O que você tem que fazer – Que direito você tem de fazer isso? Como as pessoas, que levam tais vidas, fazem isso de forma consistente e adequada? A idéia é que aqueles que professam declarar a lei de um Deus santo sejam eles mesmos santos; que aqueles que professam ensinar os princípios e doutrinas da verdadeira religião devem ser exemplos de pureza e santidade.

Declarar meus estatutos – minhas leis. Evidentemente, isso se refere mais ao ensino de outros do que à profissão de sua própria fé. O idioma seria aplicável aos padres sob o sistema judaico, que deveriam não apenas conduzir os serviços externos da religião, mas também instruir o povo; explicar os princípios da religião; ser os guias e professores dos outros. Compare Malaquias 2: 7 . Há uma semelhança impressionante entre a linguagem usada nesta parte do salmo Salmos 50: 16-20 e a linguagem do apóstolo Paulo em Romanos 2: 17-23 ; and it would seem probable that the apostle in that passage had this portion of the psalm in his eye. Veja as notas nessa passagem.

Or that thou shouldest take my covenant in thy mouth – Either as professing faith in it, and a purpose to be governed by it – or, more probably, as explaining it to others. The ““covenant”” here is equivalent to the “law” of God, or the principles of his religion; and the idea is, that he who undertakes to explain that to others, should himself be a holy man. He can have no “right” to attempt to explain it, if he is otherwise; he cannot hope to be “able” to explain it, unless he himself sees and appreciates its truth and beauty. This is as true now of the Gospel as it was of the law. A wicked man can have no right to undertake the work of the Christian ministry, nor can he be able to explain to others what he himself does not understand.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 50: 16-17 . Mas para os iníquos Deus diz : O profeta agora procede, como da boca de Deus, para predizer a destruição dos judeus impenitentes; que, tendo recebido a lei de Deus e firmado convênio com ele, ainda não seria reformado pela pregação de Cristo, que veio cumprir a lei e fazer uma nova aliança com eles. O que tens de fazer? & c. foi a censura com que nosso Salvador censurou os judeus de seu tempo, que tinham continuamente a lei de Moisés em suas bocas, enquanto eles eram totalmente ignorantes do verdadeiro espírito e do design dele. Ver João 5:45 ; João 5:47 . Os Salmos 50:17 podem muito bem ser aplicados aos fariseus e senhores da sinagoga, cujos motivos secretos eram o ódio contra Cristo, suas fortes repreensões à hipocrisia e outros crimes. Ver Mateus 23: 13-14 ; Mateus 23:39 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 50:16 . Mas para os iníquos – Os mesmos professores hipócritas, a quem ele chamou de santos, Salmos 50: 5 , em relação à sua profissão, e aqui iníquos, em relação à sua prática; Deus diz – Por seu Espírito Santo, inspirando seus profetas com o conhecimento de sua vontade, e comissionando-os a declará-la; O que você deve fazer para declarar meus estatutos? Tendo informado a eles o que ele não os reprovaria, Salmos 50: 8 , e por que, Salmos 50: 9-13 , ele agora diz a eles pelo que os reprovou e condenou, mesmo por uma profissão vã e falsa de religião. Que você tome minha aliança em sua boca – Com que confiança você menciona minha graça e favor em dar-lhe uma aliança e tais estatutos, fingindo abraçá-los e se entregar à observação deles? Isso preocupava não apenas os instrutores do povo, como os escribas e fariseus, para quem profeticamente apontavam, mas os israelitas hipócritas e formais em geral, que professavam conhecer a Deus, mas pelas obras o negavam. E ainda diz respeito a todos os professores da verdadeira religião, cuja prática contradiz sua profissão, e de maneira especial aos ministros do evangelho que, enquanto ensinam aos outros, deixam de ensinar a si mesmos. Todos, de acordo com o salmista aqui, são culpados de uma usurpação e tomam para si uma honra à qual não têm título, e da qual, portanto, serão logo removidos com vergonha e desgraça como intrusos.

Comentário de E.W. Bullinger

perverso. Rasha hebraico. App-44.

diz = disse.

O que. ? Figuras do discurso Erotesis e Apodioxis. App-6. Veja Romanos 2:21 , Romanos 2:22 .

Comentário de Adam Clarke

Mas para os ímpios – Os sacerdotes sedentos de sangue, fariseus orgulhosos e escribas ignorantes do povo judeu.

Comentário de John Calvin

16 Mas aos ímpios, etc. Ele agora passa a dirigir suas censuras mais abertamente contra aqueles cuja religião inteira reside na observância de cerimônias, com as quais eles tentam cegar os olhos de Deus. É feita uma exposição à vaidade de procurar abrigar a impureza do coração e da vida sob um véu de serviços externos, uma lição que deveria ter sido recebida por todos com verdadeiro consentimento, mas que era particularmente ingrata aos ouvidos judeus. Foi universalmente confessado que a adoração a Deus é pura e aceitável somente quando procede de um coração sincero. O reconhecimento foi extorquido dos poetas dos pagãos, e sabe-se que os esbanjadores costumavam ser excluídos de seus templos e da participação em seus sacrifícios. E, no entanto, tal é a influência da hipocrisia em sufocar e obliterar até um sentimento tão universalmente sentido como este, que homens do caráter mais abandonado se intrometem na presença de Deus, na confiança de enganá-lo com suas invenções vãs. Isso pode explicar a frequência das advertências que encontramos nos profetas sobre esse assunto, declarando repetidamente aos ímpios que eles apenas agravam sua culpa assumindo a aparência de piedade. Em voz alta, como o Espírito de Deus afirmou, que uma forma de piedade, não acompanhada pela graça da fé e do arrependimento, é apenas um abuso sacrílego do nome de Deus; ainda é impossível expulsar os papistas da ilusão diabólica, de que seus serviços mais ociosos são santificados pelo que chamam de intenção final. Eles admitem que ninguém, exceto aqueles que estão em estado de graça, pode possuir o meritum de condigno; (252) mas sustentam que os meros atos externos de devoção, sem nenhum sentimento acompanhante do coração, podem preparar uma pessoa pelo menos para a recepção da graça. E assim, se um monge se levanta da cama de seu adultério para cantar alguns salmos sem uma centelha de piedade em seu peito, ou se um prostituta, um ladrão ou qualquer vilão predestinado, procura reparar seus crimes, massa ou peregrinação, eles seriam relutantes em considerar esse trabalho perdido. Por Deus, por outro lado, essa disjunção da forma do sentimento interior de devoção é marcada como sacrilégio. Na passagem diante de nós, o salmista põe de lado e refuta uma objeção muito comum que pode ser solicitada. Poder-se-ia dizer que esses sacrifícios não são, de algum modo, aceitáveis ??a Deus, oferecidos em sua honra? Ele mostra que, pelo contrário, eles causam culpa nas partes que os apresentam, na medida em que mentem a Deus, e profanam seu santo nome. Ele verifica a presunção deles com as palavras: O que você deve fazer para declarar meus estatutos? isto é, fingir que você é um do meu povo e que você faz parte da minha aliança. Agora, se Deus dessa maneira rejeita toda a profissão de piedade, que não é acompanhada pela pureza de coração, como devemos esperar que ele trate a observância de meras cerimônias, que mantêm um lugar bastante inferior à declaração dos estatutos de Deus?

Comentário de John Wesley

Mas aos ímpios Deus diz: O que você deve fazer para declarar meus estatutos, ou para que tome minha aliança na tua boca?

Mas – com que confiança você mais menciona minha graça e favor, ao dar-lhe tal convênio e estatutos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *