Estudo de Salmos 51:18 – Comentado e Explicado

Senhor, pela vossa bondade, tratai Sião com benevolência, reconstruí os muros de Jerusalém.
Salmos 51:18

Comentário de Albert Barnes

Faça o bem no seu bom prazer a Sião – Dele – sua profunda tristeza, sua culpa consciente, sua fervorosa oração por perdão e salvação – o salmista se volta para Sião, a cidade de Deus, o povo do Senhor. Afinal, estes estão mais próximos de seu coração do que sua própria salvação pessoal; e a esses seus pensamentos se voltaram naturalmente até em conexão com seu próprio sofrimento profundo. Tal oração como é oferecida aqui, ele também seria levado mais naturalmente a se lembrar da desonra que ele havia causado à causa da religião, e era natural que ele orasse para que sua própria má conduta não tivesse o efeito de dificultando a causa de Deus no mundo. Os salmos freqüentemente tomam esse rumo. Onde eles começam com uma referência pessoal ao próprio autor, os pensamentos freqüentemente terminam em uma referência a Sião e à promoção da causa da religião no mundo.

Construa mil muros de Jerusalém – É essa expressão na qual De Wette, Doederlein e Rosenmuller confiam na prova de que esse salmo, ou parte dele, foi composto em um período posterior ao tempo de Davi, e que deve ter foi escrito no tempo do cativeiro, quando Jerusalém estava em ruínas. Veja a introdução ao salmo. Mas, como foi observado ali, não é necessário adotar essa suposição. Existem duas outras soluções para a dificuldade, uma das quais atenderia tudo o que está implícito no idioma.

(a) Uma é que os muros de Jerusalém, que Davi se comprometera a construir, ainda não estavam completos, ou que as obras públicas iniciadas por ele para a proteção da cidade não haviam sido concluídas no momento do caso fatal. de Urias. Não há nada na história que proíba essa suposição, e a linguagem é a que seria usada por David na ocasião, se ele estivesse realmente empenhado em completar os muros da cidade e torná-lo inexpugnável, e se seu coração estivesse intensamente fixado na conclusão do trabalho.

(b) A outra suposição é que essa é uma linguagem figurativa – uma oração que Deus favoreceria e abençoaria seu povo como se a cidade fosse protegida por muros e, portanto, protegida de um ataque do inimigo. De fato, essa linguagem é frequentemente usada em casos em que não se pode fingir que foi projetada para ser literal. Veja Judas 1:20 ; Romanos 15:20 ; 1 Coríntios 3:12 ; Gálatas 2:18 ; Efésios 2:22 ; Colossenses 2: 7 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 51:18 . Faça o bem no seu bom prazer a Sião – hebraico, hebraico, birtzonecha , pois, ou de acordo com a sua graça, favor ou prazer – isto é, a sua misericórdia livre e rica, e o seu gracioso propósito e promessa, feitos para e a seu respeito igreja e pessoas, aqui denominadas Sião. Construa os muros de Jerusalém – Aperfeiçoe os muros e os edifícios daquela cidade e, em especial, deixe o templo ser construído e estabelecido nela, apesar dos meus grandes pecados pelos quais eu o poluí, e peço que você purga. Mas ele também pode ser entendido como falando figurativamente nessas palavras, e orando pela ampliação e estabelecimento da igreja de Deus, freqüentemente designada por Jerusalém.

Comentário de John Calvin

18 Faça o bem a Sião, por sua boa vontade: edifique os muros de Jerusalém. (273) A partir da oração em seu próprio nome, ele passa a oferecer súplicas para a Igreja coletiva de Deus, um dever que ele pode ter sentido mais. incumbido a ele pela circunstância de ter feito o que pôde por sua queda para arruiná-lo, elevado ao trono e originalmente ungido para ser rei com o propósito de promover a Igreja de Deus, ele tinha por sua conduta vergonhosa quase realizada sua destruição. Embora responsável por essa culpa, ele agora ora para que Deus a restaure no exercício de sua livre misericórdia. Ele não faz menção à justiça de outros, mas repousa seu apelo inteiramente no bom prazer de Deus, sugerindo que a Igreja, quando a qualquer momento foi abatida, deve ser devida por sua restauração exclusivamente à graça divina. Jerusalém já estava construída, mas Davi ora para que Deus a edifique ainda mais, pois ele sabia que estava muito aquém de ser concluída, desde que quisesse o templo, onde prometera estabelecer a Arca de sua Aliança, e também a Palácio Real. Aprendemos com a passagem que é obra do próprio Deus edificar a Igreja. “Seu fundamento”, diz o salmista em outro lugar, “está nas montanhas sagradas” ( Salmos 87: 1 ). Não devemos imaginar que Davi se refira simplesmente à Igreja como uma estrutura material, mas devemos considerá-lo como tendo seus olhos. fixado no templo espiritual, que não pode ser elevado pela habilidade ou indústria humana. É verdade que os homens não progredirão nem na construção de muros materiais, a menos que seu trabalho seja abençoado de cima; mas a Igreja é, em um sentido peculiar, a ereção de Deus, que a fundou na terra no exercício de seu poderoso poder, e que a exaltará mais alto que os céus. Nesta oração, Davi não contempla apenas o bem-estar da Igreja por um curto período, mas ora para que Deus o preserve e avance até a vinda de Cristo. E aqui, que não seja justamente nossa surpresa, encontrar alguém que, na parte anterior do salmo, empregou a linguagem da angústia e quase do desespero, agora inspirado com a confiança necessária para levar toda a Igreja aos cuidados de Deus. Deus? Como é que, não podemos perguntar, que alguém que escapou tão pouco da destruição agora deve aparecer como um guia para conduzir os outros à salvação? Nisto, temos uma prova impressionante de que, desde que obtenhamos reconciliação com Deus, não apenas esperamos ser inspirados com confiança em orar por nossa própria salvação, mas também esperamos ser admitidos como intercessores em favor de outras pessoas e até mesmo para avance ainda para a honra mais elevada, de entregar nas mãos de Deus a glória do reino do Redentor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *