Estudo de Salmos 59:11 – Comentado e Explicado

Destruí-os, ó meu Deus, para que não percam o meu povo; conturbai-os, abatei-os com vosso poder, ó Deus, nosso escudo.
Salmos 59:11

Comentário de Albert Barnes

Não os mate, para que o meu povo não esqueça – O significado disso parece ser: Não os destrua de uma só vez, para que, sendo afastados do caminho, o povo deva esquecer o que foi feito ou perder a impressão de que é desejável. deve ser produzido por sua punição. Vivam e perambulam, como exilados sob o desagrado divino, para que sejam provas permanentes e duradouras da justiça de Deus; do mal do pecado; do perigo de violar a lei divina. Assim, Caim vagou na terra Gênesis 4: 12-14 , uma prova viva dessa justiça que vinga o assassinato; e assim os judeus ainda vagam, uma ilustração duradoura da justiça que se seguiu à rejeição do Messias. A oração do salmista, portanto, é que a expressão mais completa possa ser dada ao sentido divino do mal que seus inimigos haviam cometido, para que a lição salutar não seja logo esquecida, mas seja permanente e duradoura.

Espalhe-os pelo teu poder – Quebre suas combinações e deixe-os ir para o exterior como andarilhos separados, proclamando por toda parte, sendo assim vagabundos na terra, a justiça de Deus.

E derrube-os – humilhe-os. Mostre a eles sua fraqueza. Mostre-lhes que eles não têm poder para lutar contra Deus.

Ó Senhor, nosso escudo – Veja Salmos 5:12 , nota; Salmo 33:20 , note. As palavras “nosso” aqui e “meu” na parte anterior do versículo são projetadas para mostrar que o autor do salmo considerava Deus como “seu” Deus, e o povo da terra como “dele” no sentiu que ele estava identificado com eles e sentiu que sua causa era realmente a do povo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 59:11 . Não os mate, etc. – Não os cortará? Para que o meu povo não te esqueça, faça com que se abalem com o teu poder e os destrua, ó Senhor, nosso escudo. Chandler.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 59:11 . Não os mate Hebraico, ?? ????? , al tahargeem, Não os matarás, a saber, repentinamente ou imediatamente; para que meu povo – meus compatriotas, aqueles sobre quem você me designou para governar no devido tempo; esqueça – O perigo anterior, a tua misericórdia gloriosa em libertá-los, e o seu próprio dever para ti por isso. Por meio disso, parece claramente que Davi, em suas orações e previsões sobre seus inimigos, não foi movido por malícia particular ou desejo de vingança, mas pelo respeito que ele tinha à honra de Deus e ao bem geral de seu povo. Espalhe-os pelo teu poder – ?????? , hanigneemo, faça-os vagar. Enquanto perambulavam pela cidade e pelo país para me fazer mal, que a punição deles fosse agradável ao pecado; vagueiem de um lugar para outro em busca de carne (como é expressado nos Salmos 59:15 ), para que possam levar os sinais da tua justiça e a sua própria vergonha, para todos os lugares onde vierem. E derrubá-los – Daquele poder e dignidade em que os puseste, que eles abusaram tão perversamente; e do alto de suas esperanças carnais de sucesso contra mim.

Comentário de E.W. Bullinger

SENHOR*. Um dos 134 lugares onde os soferins alteraram “Jeová” para “Adonai”. App-32.

Comentário de Adam Clarke

Não os mate , para que o meu povo não esqueça – acredito que os caldeus dão o verdadeiro sentido deste versículo: “Não os mate de repente, para que o meu povo não esqueça. Expulse-os de suas habitações por seu poder e reduza-os à pobreza pela perda de propriedade. ” Preserve-os por muito tempo, em um estado de castigo que Israel pode ver que empreendeu por eles: que a tua mão está sobre os ímpios para o mal e sobre eles para o bem. Os cananeus não foram destruídos repentinamente; eles foram deixados como pontadas nos olhos e espinhos nas laterais dos israelitas. É, de certo modo, semelhante às palavras usadas aqui.

Comentário de John Calvin

11 Não os mate, para que o meu povo esqueça que Davi sugere isso muito adequadamente, como uma consideração que deve produzir paciência. Estamos aptos a pensar, quando Deus não aniquilou nossos inimigos de uma vez, que eles escaparam completamente de suas mãos; e consideramos apropriadamente nenhum castigo, que eles devam ser gradual e lentamente destruídos. Sendo esse o desejo extravagante que quase todos, sem exceção, têm de ver seus inimigos ao mesmo tempo exterminados, Davi verifica a si mesmo e se apóia no julgamento de Deus para ser visto nas calamidades menores que dominam os iníquos. É verdade que, se nossos olhos não estivessem cegos, veríamos uma demonstração mais evidente de retribuição divina nos casos em que a destruição dos ímpios é repentina; mas estes estão tão aptos a desaparecer de nossa lembrança, que ele tinha boas razões para expressar seu desejo de que o espetáculo fosse constantemente renovado e, portanto, nosso conhecimento dos julgamentos de Deus estivesse mais profundamente gravado em nossos corações. Ele se arma e se fortalece contra a impaciência sob atrasos na execução do julgamento divino, pela consideração de que Deus tem um desígnio expresso neles, pois, se os ímpios fossem exterminados em um momento, a lembrança do evento poderia rapidamente ser apagada. Há uma censura indireta transmitida ao povo de Israel por não melhorar os julgamentos mais impressionantes de Deus. Mas o pecado é muito prevalecente no mundo até hoje. Aqueles julgamentos que são tão evidentes que ninguém pode deixar de observá-los sem fechar os olhos, permitimos pecaminosamente passar ao esquecimento; de modo que precisamos ser trazidos diariamente para o teatro em que somos compelidos a perceber a mão divina. Isso nunca devemos esquecer quando vemos Deus sujeitando seus inimigos a um processo gradual de destruição, em vez de lançar seus trovões instantaneamente sobre a cabeça deles. Ele ora para que Deus os faça vagar, como homens em situação de pobreza e miséria, que buscam em todas as direções, mas em vão, um remédio para seus infortúnios. A idéia ainda é descrita com mais força na palavra a seguir, faça com que desçam ou as joguem para baixo. Ele desejou que fossem arrastados da posição de honra que até então ocupavam e jogados ao chão, de modo a apresentar, em sua miséria e degradação, uma constante ilustração da ira de Deus. A palavra ????? , becheylcha, que traduzimos, em teu poder, alguns traduzem, com teu exército, o entendimento do povo de Deus. Mas é mais provável que Davi chame por sua assistência o poder de Deus para a destruição de seus inimigos, e isso porque eles se consideram invencíveis através dos recursos mundanos em que confiam. Como argumento adicional para obter seu pedido, ele sugere, no final do versículo, que ele estava agora defendendo a causa de toda a Igreja, pois ele usa o número plural, ó Deus, nosso escudo. Tendo sido escolhido rei por nomeação divina, a segurança da Igreja estava conectado com sua pessoa. O assalto feito a ele por seus inimigos não foi um assalto a si mesmo apenas como um indivíduo particular, mas a todo o povo, cujo bem-estar comum que Deus consultara ao fazer sua escolha. E isso sugeriu outra razão pela qual ele deveria se submeter pacientemente para ver os julgamentos de Deus medidos da maneira que melhor pudesse envolver suas mentes na meditação assídua.

Comentário de John Wesley

Não os mates, para que o meu povo não se esqueça; espalhe-os pelo teu poder; e derruba-os, Senhor nosso escudo.

Meu povo – Sobre quem você me designou para ser governador no devido tempo.

Esqueça – o perigo anterior e a tua misericórdia gloriosa em libertá-los.

Dispersão – Deixe-os vagar de um lugar para outro, para que possam levar os sinais da tua justiça, e sua própria vergonha para todos os lugares.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *