Estudo de Salmos 6:4 – Comentado e Explicado

Voltai, Senhor, livrai minha alma; salvai-me, pela vossa bondade.
Salmos 6:4

Comentário de Albert Barnes

Volta, ó Senhor, livra minha alma – Como se ele tivesse partido dele e o tivesse deixado morrer. A palavra “alma” neste lugar é usada, como costuma ser, no sentido de “vida”, pois no versículo seguinte ele fala da sepultura à qual evidentemente sentiu que estava descendo rapidamente.

O me salve – salve minha vida; me salve de ir para o túmulo. Livra-me destes problemas e perigos.

Por tua misericórdia –

(a) Como um ato de mera misericórdia, pois ele sentia que não tinha direito e não podia insisti-lo por uma questão de direito e justiça; e

(b) para que a misericórdia de Deus possa se manifestar, ou porque ele era um Ser misericordioso e, portanto, poderia ser apelado nesse terreno.

Estes são os fundamentos apropriados, agora, sobre os quais fazer um apelo a Deus por sua interposição em nosso favor; e, de fato, esses são os únicos motivos pelos quais podemos pedir que ele nos salve.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 6: 4-5 . Retorno – Para mim, de quem você retirou seu semblante sorridente e mão amiga. Livra minha alma – Da culpa e do medo; ou preservar minha vida, pois a palavra alma geralmente significa vida. Davi, e outros homens piedosos naquela época, eram muito avessos e com medo da morte, em parte porque as manifestações do amor de Deus ao seu povo e as descobertas de um estado imortal de glória que os aguardavam após a morte eram mais sombrias e tristes. duvidoso; e em parte porque, assim, eles foram privados de todas as oportunidades de promover a glória e o reino de Deus no mundo. Pois na morte – Ou entre os mortos, ou na sepultura, como se segue; não há lembrança de ti – Isto significa apenas os corpos de pessoas falecidas; não de suas almas, que ainda sobrevivem, e não dormem até a ressurreição, como alguns imaginaram em vão: e ainda assim suas almas são incapazes, quando afastadas do corpo, de lembrar, louvar e glorificar a Deus, em sua igreja em terra; de celebrar sua misericórdia e graça na terra dos vivos; de propagar sua adoração, ou de excitar os outros à piedade pelo exemplo deles: qual é a lembrança de Deus da qual ele fala. Portanto, também, os homens bons muitas vezes desejaram ter suas vidas prolongadas, mesmo sob o cristianismo, bem como sob a dispensação patriarcal e judaica, para que pudessem ser capazes de glorificar a Deus e de executar plenamente sua vontade neste mundo, em ordem, como falam os hebreus, para aumentar a recompensa de suas almas no mundo vindouro.

Comentário de E.W. Bullinger

misericórdia = misericórdia.

Comentário de Adam Clarke

Volte, ó Senhor – Uma vez que tive a luz do seu semblante, pelo pecado perdi isso; Eu te provoquei a partir: Ó Senhor, volte! É uma coisa horrível ser obrigado a dizer: Volta, ó Senhor, pois isso supõe retroceder; e, no entanto, que misericórdia é que um retrocesso possa retornar a Deus, com a expectativa de que Deus retornará a ele!

Comentário de John Calvin

4. Volte, ó Senhor. Nos versículos anteriores, o salmista lamentou a ausência de Deus, e agora ele solicita sinceramente os sinais de sua presença, pois nossa felicidade consiste nisso: somos objetos da consideração divina, mas pensamos que ele está alienado diante de nós, se ele não nos fornece evidências substanciais de seu cuidado por nós. Que Davi estava neste momento em maior perigo, concluímos a partir dessas palavras, nas quais ele ora pelo livramento de sua alma, por assim dizer, das mandíbulas da morte e por sua restauração a um estado de segurança. No entanto, nenhuma menção é feita a nenhuma doença corporal e, portanto, não julgo o tipo de aflição dele. Davi, novamente, confirma o que ele tocou no segundo verso a respeito da misericórdia de Deus, a saber, que este é o único quarto do qual ele espera a libertação: Salve-me por causa da sua misericórdia Os homens nunca encontrarão um remédio para suas misérias até que, esquecendo seus próprios méritos, confiando nos quais eles apenas se enganam, eles aprenderam a se lançar à livre misericórdia de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *