Estudo de Salmos 6:5 – Comentado e Explicado

Porque no seio da morte não há quem de vós se lembre; quem vos glorificará na habitação dos mortos?
Salmos 6:5

Comentário de Albert Barnes

Pois na morte – No estado dos mortos; na sepultura.

Não há lembrança de ti – Os que estão mortos não se lembram de ti nem pensam em ti. O “fundamento” desse apelo é que o salmista considerava algo “desejável” lembrar Deus e louvá-lo, e que isso não poderia ser feito por alguém que estava morto. Ele orou, portanto, para que Deus poupasse sua vida e o restaurasse à saúde, para que ele pudesse louvá-lo na terra dos vivos. Um sentimento semelhante a esse ocorre no Salmo 30: 9: “Que proveito há no meu sangue quando desço à cova? O pó te louvará? declarará a tua verdade? Assim também o Salmo 88:11 : “A tua benignidade será declarada na sepultura? ou tua fidelidade na destruição? ” Assim também em Isaías 38:18 , na língua de Ezequias: “A sepultura não pode te louvar; a morte não pode te celebrar; os que descem à cova não podem esperar pela tua verdade. ” Veja as notas nessa passagem. Um sentimento semelhante também é encontrado em Jó 10: 21-22 . Veja as notas nessa passagem. Em relação ao significado disso, pode-se observar

(a) que se deve admitir que havia entre os santos antigos muito menos luz sobre o assunto do estado futuro do que existe conosco, e que eles, muitas vezes, ao expressar seus sentimentos, pareciam falar como se todos estavam escuros além do túmulo.

(b) Mas, embora assim falassem com tristeza e desânimo, em outras ocasiões também expressaram sua crença em um estado futuro e sua expectativa de felicidade em um mundo vindouro (compare, por exemplo, o Salmo 16 10-11 ; Salmo 17:15 ).

(c) A linguagem deles em tempos de desânimo e doença expressa os sentimentos que “nós” freqüentemente temos agora, mesmo com toda a luz que possuímos e todas as esperanças que nutrimos? Não existem momentos na vida dos piedosos, mesmo tendo uma forte esperança predominante no céu, quando os pensamentos são fixados no túmulo como uma prisão sombria, sombria, repulsiva e “tão” fixada nele para perder a visão do mundo além? E em tais momentos a “vida” não parece tão preciosa para nós e tão desejável quanto para Davi, Ezequias ou Jó?

No túmulo – hebraico, ?????? bishe’ôl “no Sheol”. Para o significado da palavra, veja Isaías 5:14 , nota; Isaías 14: 9 , nota; Jó 7: 9 , note. Seu significado aqui não difere materialmente da palavra “sepultura”.

Quem te agradecerá? Quem te louvará? A idéia é que “nenhum” louvaria a Deus. Era a terra do “silêncio”. Ver Isaías 38: 18-19 . Essa linguagem implica que Davi “desejava” louvar a Deus, mas que ele não podia esperar fazê-lo na sepultura.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 6: 5 . Na morte, não há lembrança de ti Isto significa apenas os corpos de pessoas falecidas, não de suas almas; que ainda sobrevivem e não dormem até a ressurreição, como alguns imaginaram em vão; e, mesmo assim, suas almas são incapazes de louvar a Deus em sua igreja na terra, de propagar sua adoração ou de excitar os outros à piedade pelo seu exemplo. Os homens bons, portanto, muitas vezes desejaram ter suas vidas prolongadas, apenas para que pudessem adorar a Deus e executar plenamente sua vontade neste mundo, a fim de, como falam os hebreus, aumentar a recompensa de suas almas. o mundo por vir. Veja Isaías 38: 18-19 e Fenton nos Salmos.

Comentário de E.W. Bullinger

nenhuma lembrança. Veja Salmos 30: 9 ; Salmos 88: 10-12 ; Salmos 115: 17 ; Salmos 118: 17 . Isaías 38:18 , Isaías 38:19 . Eclesiastes 9:10 .

o túmulo. Sheol hebraico. App-35.

Comentário de Adam Clarke

Na morte não há lembrança de ti – o homem deve te glorificar na terra. O fim para o qual ele nasceu não pode ser alcançado na sepultura; curar meu corpo e curar minha alma, para que eu seja capaz de te amar e servir a você aqui embaixo. Um corpo morto na sepultura não pode fazer bem aos homens, nem trazer glória ao teu nome!

Comentário de John Calvin

5. Pois na morte não há lembrança de ti. Depois que Deus nos concedeu todas as coisas livremente, ele não exige nada em troca, a não ser uma lembrança agradecida de seus benefícios. A essa gratidão é feita referência quando Davi diz que não haverá lembrança de Deus na morte, nem celebração de seus louvores na sepultura. Seu significado é que, se, pela graça de Deus, ele será libertado da morte, ele será grato por isso e manterá em memória. E lamenta que, se ele fosse removido do mundo, seria privado do poder e da oportunidade de manifestar sua gratidão, pois, nesse caso, não se misturaria mais na sociedade dos homens, para lá elogiar ou celebrar a nome de deus. A partir desta passagem, alguns concluem que os mortos não têm sentimentos e que eles são totalmente extintos; mas isso é uma inferência precipitada e injustificada, pois nada aqui é tratado senão a celebração mútua da graça de Deus, na qual os homens se envolvem enquanto continuam na terra dos vivos. Sabemos que somos colocados na terra para louvar a Deus com uma mente e uma boca, e que este é o fim de nossa vida. A morte, é verdade, põe fim a esses louvores; mas não decorre daí que as almas dos fiéis, quando despojadas de seus corpos, sejam privadas de entendimento ou tocadas sem afeição por Deus. Deve-se considerar também que, na presente ocasião, Davi temeu o julgamento de Deus se a morte o acontecesse, e isso o fez burro a ponto de cantar os louvores a Deus. É apenas a bondade de Deus experimentada sensivelmente por nós que abre nossa boca para celebrar seu louvor; e sempre que, portanto, a alegria e a alegria são tiradas, os louvores também devem cessar. Não é então maravilhoso que se diga que a ira de Deus, que nos aflige com o medo da destruição eterna, extingue em nós os louvores a Deus.

A partir dessa passagem, somos fornecidos com a solução de outra pergunta, por que Davi temia tanto a morte, como se não houvesse nada a esperar além deste mundo. Os homens instruídos consideram três causas pelas quais os pais sob a lei eram tão mantidos em cativeiro pelo medo da morte. A primeira é que, porque a graça de Deus, não sendo então manifestada pela vinda de Cristo, as promessas, que eram obscuras, deram a eles apenas um ligeiro conhecimento da vida futura. A segunda é que, porque a vida atual, na qual Deus lida conosco como Pai, é por si só desejável. E a terceira, porque tinham medo de que, depois de sua morte, alguma mudança para pior pudesse ocorrer na religião. Mas para mim essas razões não parecem ser suficientemente sólidas. A mente de Davi nem sempre estava ocupada pelo medo que agora sentia; e quando veio a morrer, cheio de dias e cansado desta vida, entregou calmamente sua alma ao seio de Deus. A segunda razão é igualmente aplicável a nós nos dias atuais, como foi aos pais antigos, na medida em que o amor paternal de Deus brilha em nossa direção também nesta vida, e com provas muito mais ilustres do que na dispensação anterior. Mas, como acabei de observar, considero esta queixa de Davi como algo diferente, a saber: sentir a mão de Deus contra ele e conhecer seu ódio ao pecado (87), ele está sobrecarregado de medo e envolvido em a angústia mais profunda. O mesmo pode ser dito de Ezequias, na medida em que ele não orou simplesmente pela libertação da morte, mas da ira de Deus, que ele sentiu ser muito terrível ( Isaías 38: 3 ).

Comentário de John Wesley

Pois na morte não há lembrança de ti; na sepultura quem te agradecerá?

Na morte – Entre os mortos.

Lembrança – Ele fala da lembrança ou celebração da graça de Deus na terra dos vivos, à edificação da igreja de Deus e à propagação da verdadeira religião entre os homens; o que não é feito na outra vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *