Estudo de Salmos 61:3 – Comentado e Explicado

Haveis de me elevar sobre um rochedo e me dar descanso, porque vós sois o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo.
Salmos 61:3

Comentário de Albert Barnes

Pois tu foste um abrigo para mim – Um lugar de refúgio; um lugar onde eu encontrei segurança. Ele se refere aqui ao que ocorreu nos tempos antigos. Deus o protegeu quando estava em perigo, e ele defende esse fato como uma razão pela qual Deus deve agora interpor e libertá-lo. Essa razão parece basear-se em duas considerações:

(a) Deus mostrou assim que tinha poder para libertá-lo; e

(b) pode-se esperar que Deus, que é imutável, e que havia interposto, manifestaria os mesmos traços de caráter ainda, e não o abandonaria agora.

Ambos são motivos adequados para a oração.

E torre forte do inimigo – Veja as notas no Salmo 18: 2 .

Comentário de E.W. Bullinger

abrigo = refúgio.

Comentário de Adam Clarke

Aqueles foram um abrigo para mim – Durante toda a duração do cativeiro, Deus lidou maravilhosamente com os pobres judeus; de modo que, embora tenham sido derrubados, não foram totalmente abandonados.

Comentário de John Calvin

3. Pois tu tens sido minha esperança. Aqui podemos supor: ou ele chama à sua lembrança os benefícios que ele havia recebido anteriormente, ou que ele se felicita pela libertação que ele havia experimentado atualmente. Há muita probabilidade em qualquer suposição. Nada anima mais as nossas esperanças do que a lembrança da bondade passada de Deus e, no meio de suas orações, freqüentemente encontramos David se entregando a reflexões desse tipo. Por outro lado, o restante do salmo está ocupado em devolver louvor a Deus por sua bondade atual; e não há razão para que não devamos supor que essas palavras diante de nós formam o início da ação de graças. Nesse caso, a partícula hebraica, pela qual criamos ou porque, pode ser entendida em sentido afirmativo, com certeza ou com certeza.

No versículo a seguir, ele expressa a confiança que possuía de que habitaria daquele tempo em diante no santuário do Senhor. Não posso concordar totalmente com aqueles que pensam que Davi ainda estava em seu estado de exílio de seu país natal quando isso foi escrito, e deve ser entendido apenas como promissor para si mesmo a certeza de seu retorno. Ele preferiria estar se regozijando com a restauração já obtida, do que aliviando sua dor pela antecipação dela no futuro; e isso ficará ainda mais aparente quando considerarmos o contexto imediato. É notável que, agora que ele voltou do seu banimento e se estabeleceu em seu próprio palácio, seu coração estava mais voltado para a adoração a Deus do que toda a riqueza, esplendor e prazer da realeza. Temos seu testemunho em outras partes de seus escritos, que nas piores calamidades que ele sofreu, ele não experimentou nada que pudesse ser comparado à amargura de ser excluído das ordenanças da religião; e agora ele considera um prazer maior mentir como um suplicante diante do altar, do que sentar-se no trono de um rei. Pelas palavras que se seguem imediatamente, ele mostra que, como muitas pessoas desinformadas, não atribuiu uma importância supersticiosa aos meros aspectos externos da religião, acrescentando que ele encontrou sua segurança sob a sombra das asas de Deus. Pessoas ignorantes podem conceber Deus como necessariamente confinado ao tabernáculo externo, mas Davi apenas melhorou esse símbolo da presença Divina como um meio de elevar os exercícios espirituais de sua fé. Eu não negaria que possa haver uma alusão aos querubins quando ele fala da sombra das asas de Deus. Somente devemos lembrar que Davi não descansou nas ordenanças carnais, nos elementos do mundo, (404), mas ressuscitou por eles e acima deles, para a adoração espiritual de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *