Estudo de Salmos 63:3 – Comentado e Explicado

Porque vossa graça me é mais preciosa do que a vida, meus lábios entoarão vossos louvores.
Salmos 63:3

Comentário de Albert Barnes

Porque tua benignidade é melhor que a vida – Teu favor; tua misericórdia. Isso tem mais valor que a vida; mais a desejar do que a vida. A vida é a coisa mais valiosa e valiosa referente a este mundo que podemos possuir. Veja as notas em Jó 2: 4 . Mas, acima disso, Davi valorizou o favor e a amizade de Deus. Se um ou outro deveria ser sacrificado, ele preferia que fosse sua vida; ele estaria disposto a trocar isso pelo favor de Deus. A vida não era desejável, a vida não proporcionava nenhum conforto – nenhuma alegria – sem o favor divino.

“Minha própria vida, sem Teu amor,

Nenhum gosto de prazer podia pagar;

‹Deveria ser um fardo cansativo,

Se eu fosse banido do Senhor.

Meus lábios te louvarão – Isso é

(a) por causa dessa bondade amorosa; porque tenho essa confiança no teu caráter; ou

(b) porque me devolverás ao local de culto público, e terei permissão de te louvar novamente.

Provavelmente a última é a verdadeira idéia.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 63: 3 . Porque, etc. – Aqui vemos a razão da sede do salmista por Deus, como é expresso nos dois versículos anteriores; tua benevolência é melhor que a vida – isto é, as descobertas e influências de tua graça e favor, que geralmente dás ao teu povo no teu santuário, são mais duráveis, confortáveis ??e satisfatórias do que a vida atual, com toda a vantagens imaginárias que pertencem a ele. Marque bem esta declaração do salmista, leitor. A bondade de Deus é em si mesma e no relato de todos os santos, melhor que a vida e todos os confortos da vida; vida em seu melhor estado; vida longa e prosperidade. É a nossa vida espiritual e eterna, e é melhor do que a nossa vida natural e temporal. É melhor, mil vezes, morrer a favor de Deus, do que viver sob sua ira, sob a qual deveríamos estar, é claro, se fôssemos privados de sua benevolência. Meus lábios te louvarão – pelos meus antigos gostos e experiências desta verdade, que acabei de expressar, e pela certeza que tenho de ser restaurado para os mesmos prazeres abençoados que tive anteriormente. Observe novamente, leitor, aqueles que têm seus corações atualizados com os sinais do favor de Deus, devem tê-los aumentados em seus louvores. De fato, existem muitos motivos para abençoar a Deus, pois eles têm melhores provisões e posses melhores do que a riqueza deste mundo poderia lhes proporcionar; e no serviço de Deus, e em comunhão com ele, têm melhores empregos e mais prazeres do que eles poderiam ter nos negócios e na conversação desta vida.

Comentário de E.W. Bullinger

benignidade = graça.

louvor = elogiar ou exaltar. Hebraico. ahabah ; usado somente por Davi e Salomão.

Comentário de Adam Clarke

Tua bondade amorosa é melhor que a vida – Esta é a linguagem de toda alma regenerada. Mas quão poucos preferem a aprovação de Deus às bênçãos da vida, ou mesmo à própria vida em quaisquer circunstâncias! Mas o salmista diz: Tua bondade amorosa, chasdecha , tua misericórdia efusiva, é melhor ???? mechaiyim do que Vidas: é melhor do que, ou além, inúmeras idades da existência humana.

Meus lábios te louvarão – os homens louvam, ou falam bem, de poder, glória, honra, riquezas, perspectivas e prazeres mundanos; mas os verdadeiramente religiosos falam bem de Deus, em quem encontram infinitamente mais satisfação e felicidade do que os homens do mundo podem encontrar na posse de todo bem terreno.

Comentário de John Calvin

3 Porque tua misericórdia é melhor que a vida, etc. Não tenho objeções para ler o verso nesta forma conectada, embora eu pense que a primeira cláusula seria melhor separada e incorporada no verso anterior. Davi parece estar dando a razão de sua seriedade ao desejar a Deus. Pela vida deve entender-se, em geral, tudo o que os homens usam para sua própria manutenção e defesa. Quando nos consideramos bem fornecidos de outra maneira, não sentimos disposição para recorrer à misericórdia de Deus. O ser (por assim dizer) que possuímos nos impede de ver que vivemos através da mera graça de Deus. (428) Como estamos muito dispostos a confiar em auxílios de natureza carnal e a esquecer Deus, o salmista aqui afirma que deveríamos confiar mais na misericórdia divina no meio da morte, do que naquilo que estamos dispostos a chamada, ou o que pode parecer ser, vida. Outra interpretação foi dada às palavras deste versículo, mas muito escassa e fraca: – Que a misericórdia de Deus é melhor que a própria vida; ou, em outras palavras, que o favor divino é preferível a qualquer outra possessão. Mas a oposição está evidentemente entre aquele estado de prosperidade segura, em que os homens estão tão aptos a descansar com complacência, e a misericórdia de Deus, que é a permanência dos que estão prontos para afundar e perecer, e qual é o único remédio eficaz por fornecer (se alguém puder usar essa expressão) todos os defeitos.

A palavra que tornei vida, estando no número plural no hebraico, levou Agostinho a atribuir um significado à frase que é filosófica e engenhosa, mas sem fundamento, pois o plural da palavra é comumente usado no singular. significação. Ele considerou que o termo vida era aqui usado em referência à verdade, que homens diferentes afetam diferentes modos de vida, alguns buscando riquezas e outros prazer; alguns desejam os luxos e outros as honras deste mundo, enquanto outros são dados a seus apetites sensuais. Ele concebeu que havia uma oposição declarada no versículo entre esses vários tipos de vida e a vida eterna, aqui por uma figura comum de linguagem chamada misericórdia, porque é de graça e não de mérito. Mas é muito mais natural entender o salmista como um significado, que não teve importância a proporção que os homens possuem de prosperidade e dos meios geralmente considerados seguros para a vida, sendo a misericórdia divina um melhor fundamento de confiança. do que qualquer vida criada para nós mesmos e que todos os outros suportes juntos. (429) Por esse motivo, o povo do Senhor, por mais severo que seja, pode sofrer com a pobreza, ou a violência de erros humanos, ou a lentidão do desejo, ou a fome e a sede, ou os muitos problemas e ansiedades da vida, apesar de tudo; pois está bem com eles, no melhor sentido do termo, quando Deus é amigo deles. Os incrédulos, por outro lado, devem ser infelizes, mesmo quando todo o mundo sorri para eles; pois Deus é seu inimigo, e uma maldição necessariamente se vincula à sorte deles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *