Estudo de Salmos 63:5 – Comentado e Explicado

Minha alma saciada como de fino manjar, com exultante alegria meus lábios vos louvarão.
Salmos 63:5

Comentário de Albert Barnes

Minha alma ficará satisfeita – Veja as notas no Salmo 36: 8 . A idéia é que sua alma agora anseia pelo serviço de Deus como alguém que tem fome anseia por comida, ou como alguém que tem sede anseia por beber; e que chegaria o momento em que esse desejo ansioso seria satisfeito. Ele se envolveria no serviço de Deus como desejava; ele teria permissão para desfrutar desse serviço sem interrupção.

Como na medula e na gordura – Veja as notas no Salmo 36: 8 . As palavras aqui empregadas denotam comida rica; e a comparação é entre o prazer de servir a Deus e a satisfação derivada da comida quando se tem fome. Não é incomum comparar os prazeres da religião com um banquete ou banquete. Compare Isaías 25: 6 .

E a minha boca te louvará com lábios alegres – lábios cheios de alegria; ou, que expressam a alegria do coração.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 63: 5-6 . Minha alma ficará satisfeita – Não apenas como o pão, que é nutritivo; mas como medula e gordura – que são agradáveis ??e deliciosas; isto é, quando cumprires o meu desejo e me trouxer para gozar de ti no santuário; embora agora no meu exílio eu gemo e me afastei por falta dessa misericórdia; e minha boca te louvará com lábios alegres – eu te louvarei abertamente: confessarei com minha boca e crerei em meu coração; e eu te louvarei alegremente, a partir de um princípio de gratidão e santa alegria. Quando eu me lembro de você na minha cama – Durante a solidão e a quietude da noite; uma estação adequada para meditar as misericórdias diárias repetidas e prolongadas de Deus. David ficou tão ocupado o dia todo, mudando para sua própria segurança, que mal teve tempo de se dedicar solenemente a exercícios religiosos; e, portanto, em vez de querer tempo para eles, negou a si mesmo o sono necessário. Hebraico, sobre minhas camas, implicando que ele era frequentemente obrigado a mudar de cama e alojamento, sendo levado de um lugar para outro. Nos relógios noturnos – Nas várias estações da noite, que foram divididas em três ou quatro relógios. Quando outros dormem em segurança, meu sono é interrompido por perplexidade e tristeza, mas meus pensamentos estão fixos em ti. David estava agora em perigo contínuo de sua vida, para que possamos supor que o cuidado e o medo muitas vezes mantinham os olhos acordados e lhe davam noites cansativas; mas então ele se divertiu e se confortou com pensamentos de Deus e das coisas divinas. O que devemos fazer quando o sono se afasta dos nossos olhos, através de dores ou doenças do corpo ou qualquer perturbação da mente.

Comentário de Adam Clarke

Minha alma ficará satisfeita – terei, na verdadeira adoração a ti, uma sensação completa de suficiência e felicidade espirituais, para que nenhum desejo seja deixado insatisfeito, como qualquer homem que possa desfrutar de saúde do corpo e plenitude. de todas as necessidades, conveniências e confortos da vida.

Comentário de John Calvin

5. Minha alma ficará satisfeita com medula, etc. De acordo com o que foi dito no versículo anterior, Davi expressa sua persuasão garantida de obter uma medida rica e abundante de toda bênção que possa exigir ação de graças e louvor. No período de compor esse salmo, ele pode já ter desfrutado de facilidade e abundância; mas há razões para acreditar que ele apreciou a persuasão mencionada, mesmo quando perambulava pelo deserto em estado de pobreza e miséria. Se quisermos evidenciar uma fé forte, devemos antecipar o favor divino antes que ele realmente se manifeste e quando não houver uma aparição presente de sua vinda. A partir do exemplo apresentado a nós, devemos aprender a ficar em alerta contra o desânimo, em circunstâncias em que podemos ver os perversos se afogando e revoltando-se na abundância das coisas deste mundo, enquanto nós mesmos somos deixados sob o desejo. deles. Davi, na pressão atual a que estava exposto, poderia ter dado lugar ao desespero, mas sabia que Deus era capaz de encher a alma faminta e que ele não poderia querer nada desde que tivesse interesse em seu favor. É vontade de Deus tentar nossa paciência nesta vida, por aflições de vários tipos. Vamos suportar os erros que podem ser feitos com mansidão, até que chegue o tempo em que todos os nossos desejos serão abundantemente satisfeitos. Pode ser apropriado observar que Davi, quando fala em linguagem figurada de estar cheio de medula e gordura, não contempla aquela indulgência intemperante e excessiva à qual os homens ímpios se rendem e com os quais brutam suas mentes. Ele anseia por essa medida moderada de gozo que só o apressará a mais entusiasmo nos louvores a Deus.

Comentário de John Wesley

Minha alma ficará satisfeita como medula e gordura; e a minha boca te louvará com lábios alegres.

Satisfeito – Quando cumprirás meu desejo sincero de desfrutar de ti no santuário.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *