Estudo de Salmos 65:5 – Comentado e Explicado

Vós nos atendeis com os estupendos prodígios de vossa justiça, ó Deus, nosso salvador. Vós sois a esperança dos confins da terra, e dos mais longínquos mares.
Salmos 65:5

Comentário de Albert Barnes

Por coisas terríveis na justiça, você nos responderá – Ou seja, por coisas adequadas para inspirar a nós e a todas as pessoas com reverência, ou com um profundo senso de tua majestade, poder e glória. A resposta para suas orações seria de maneira a impressionar profundamente suas mentes e corações. Os julgamentos de Deus sobre seus inimigos, e a maneira de manifestar seu favor ao seu povo, seriam de molde a impressionar a mente com um profundo senso de sua própria grandeza. No entanto, tudo isso seria em justiça; na imposição de uma sentença justa aos ímpios; em interposição direta em favor dos justos. Os julgamentos de Deus sobre pessoas culpadas sempre foram de natureza a manter o mundo admirado; aqueles que foram adaptados profundamente para impressionar a humanidade com um senso de sua própria majestade e glória.

Ó Deus da nossa salvação – O Deus de quem nossa salvação ou nossa segurança depende.

Quem é a confiança de todos os confins da terra – De todas as partes da terra, a palavra “fins” é usada na suposição de que a terra é uma planície com limites adequados. Essa alusão é freqüentemente encontrada nas Escrituras, os escritores sagrados falando, como todos os homens, como as coisas parecem ser. Assim, todos os filósofos, assim como outras pessoas, falam do sol como nascente e poente, o que, por si só, não é mais estritamente preciso do que falar da terra como se tivesse limites ou fronteiras. A palavra confiança, usada aqui, significa que Deus é a fonte de confiança, ou que toda confiança apropriada, por todas as pessoas, em todas as partes da terra e no mar, deve estar nele; isto é, que não há outro em quem as pessoas possam confiar adequadamente. Isso não significa que todas as pessoas realmente depositem tanta confiança nele, o que não seria verdade – mas que ele é a única fonte verdadeira de confiança.

E dos que estão longe no mar – isto é, de todos os homens no mar e na terra. O marinheiro não tem outra fonte de segurança em meio aos perigos das profundezas além de Deus. Compare o Salmo 107: 23-30 . A linguagem não significa que todos os marinheiros realmente confiam em Deus, mas que não podem confiar nos ventos e nas ondas – na força de sua embarcação – ou em seu próprio poder ou habilidade em administrá-la -, mas que a verdadeira e único fundamento de confiança é Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 65: 5 . Por coisas terríveis, etc. – Coisas maravilhosas em justiça nos responderão, etc. Por estes são entendidas as obras da providência de Deus, mencionadas nos versículos seguintes; que, por mais que possam ser desconsiderados por nós, através de nossa familiaridade com eles, são muito estupendos, surpreendentes e terríveis; aqueles que sempre envolverão a investigação e excitarão a maravilha dos filósofos mais profundos, mas sempre ultrapassarão sua compreensão.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 65: 5 . Por coisas terríveis, etc. – Ou, de uma maneira terrível; isto é, de modo a atingir o teu povo com santa reverência e reverência a ti e aos teus juízos, e teus inimigos com pavor e horror. O caldeu traduz a palavra ????? , noraoth, aqui usada, de uma maneira maravilhosa. Isso pode ser entendido das repreensões que Deus, em sua providência, às vezes dá ao seu próprio povo; ele freqüentemente os responde por eventos maravilhosos e terríveis , para despertá-los e vivificá-los; mas sempre em retidão; ele não lhes faz mal, nem lhes quer mal; pois mesmo assim ele é o Deus da salvação deles. Mas é melhor entender seus julgamentos sobre seus inimigos; Deus responde às orações de seu povo pelas destruições feitas por eles entre aqueles que rejeitam sua verdade; e a recompensa que ele concede aos orgulhosos opressores como um Deus justo, o Deus a quem a vingança pertence, e o Deus que protege e salva seu povo. A cláusula pode ser lida, por coisas maravilhosas nos responderás; coisas que são muito surpreendentes e pelas quais não procurávamos, Isaías 64: 3 . Ou por coisas que nos impressionam. “A igreja antiga aqui prediz”, diz o Dr. Horne, “que Deus responderia suas orações pela vinda do Messias, por coisas maravilhosas em retidão, que foram levadas a cabo pela morte e pela ressurreição de Cristo, a derrubada de Cristo. idolatria e a conversão das nações. ” Alguns ainda, por essas coisas maravilhosas, entendem as obras da providência de Deus mencionadas nos versículos seguintes; “Que, por mais que possam ser desconsiderados por nós, através de nossa familiaridade com eles, são realmente muito estupendos, surpreendentes e terríveis; aqueles que sempre se envolverão na investigação e excitarão a maravilha dos filósofos mais profundos; mas sempre superará sua compreensão. ” Veja Dodd. Quem é a confiança de todos os confins da terra – de todos os teus santos em todo o mundo, e não apenas daqueles que são da semente de Israel. Pois ele é o Deus dos gentios, bem como dos judeus; a confiança daqueles que estão longe do seu templo sagrado, que habitam nas ilhas dos gentios ou que sofrem aflição no mar. Eles confiam nele e choram quando estão no fim de suas esperanças. Tampouco existe outro em quem possam confiar com segurança, ou em quem possam recorrer com qualquer perspectiva de alívio. Pois esse Deus da nossa salvação é o único objeto de uma confiança segura e ilusória; não há outra pessoa ou coisa no mundo em que qualquer homem possa confiar, sem medo ou certeza de decepção.

Comentário de E.W. Bullinger

confiança. Hebraico. batah. Veja App-69.

Comentário de Adam Clarke

Por coisas terríveis na justiça – A Vulgata une esta cláusula ao versículo anterior: “O teu santo templo é maravilhoso em retidão: você nos ouvirá, ó Deus da nossa salvação”. Mas o salmista pode se referir àquelas maravilhosas demonstrações da providência de Deus na mudança das estações e na fertilização da terra; e, conseqüentemente, no sustento de todos os seres animais.

A confiança de todos os confins da terra – Tu és a esperança do teu povo espalhada por diferentes partes do mundo e pelas ilhas do mar. Esta passagem também é entendida da vocação dos gentios.

Comentário de John Calvin

5 Coisas terríveis (453) em justiça nos responderás. Ele passa a ilustrar, embora de uma forma um pouco diferente, o mesmo ponto da bem-aventurança daqueles que são admitidos no templo de Deus e nutridos em sua casa. Ele declara que Deus responderia ao seu povo por milagres ou sinais de medo, exibindo seu poder; como se ele tivesse dito, em libertações tão maravilhosas quanto as que ele operou para seus pais quando eles saíram do Egito. Não é de maneira comum ou comum que Deus tenha preservado sua Igreja, mas com terrível majestade. É bom que isso seja conhecido, e o povo de Deus ensinou a sustentar suas esperanças nas exigências mais aparentemente desesperadas. O salmista fala das libertações de Deus como desfrutadas especialmente pela nação judaica, mas acrescenta que ele era a esperança dos confins da terra, até as extremidades mais remotas do mundo. Portanto, segue-se que a graça de Deus deveria ser estendida aos gentios.

Comentário de John Wesley

Por coisas terríveis na justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; quem é a confiança de todos os confins da terra e dos que estão longe no mar;

Justiça – Em virtude de tua fidelidade e bondade.

Tu queres – Tu graciosamente responderás nossas orações.

A confiança – Tu és a permanência e o apoio de toda a humanidade, por tua providência poderosa e graciosa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *