Estudo de Salmos 68:22 – Comentado e Explicado

Dissera o Senhor: Ainda que seja de Basã, eu os farei voltar, eu os trarei presos das profundezas do mar,
Salmos 68:22

Comentário de Albert Barnes

O Senhor disse: Trarei novamente de Basã. Sobre a situação de Basã, veja as notas no Salmo 68:15 . Pode haver uma alusão aqui à vitória alcançada sobre Og, rei de Basã, no tempo de Moisés, Números 21: 33-35 . A idéia pode ser que, como naquele tempo, foi alcançada uma vitória sobre um inimigo formidável, assim, em tempos de perigo semelhante, Deus libertaria seu povo e os salvaria do perigo. Ou, como Basã era a fronteira remota da terra santa, o significado pode ser que Deus traria seu povo das fronteiras mais remotas, onde deveriam ser espalhados. Outro significado é sugerido pelo professor Alexander, a saber, que como o assunto mencionado nos versículos subsequentes é o “inimigo” de Deus, o significado pode ser que Deus traria de volta seus inimigos para punição, mesmo nas fronteiras mais remotas, quando eles estavam tentando escapar, e mesmo quando supunham que estavam seguros. A primeira dessas opiniões é provavelmente a verdadeira. Deus resgataria seu povo, como ele havia feito dos ataques do poderoso rei de Basã; ele os libertaria, como trouxera seus pais das profundezas do mar.

Trarei meu povo novamente das profundezas do mar – As palavras “meu povo” não estão no hebraico, mas parecem não ser fornecidas incorretamente pelos tradutores. Nesse caso, a alusão é à interposição de Deus na condução de seu povo através do Mar Vermelho Êxodo 14:22 ; e a idéia é que Deus sempre interporia em seu favor e os libertaria de perigos semelhantes.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 68:22 . O Senhor disse: Trarei novamente de Basã, etc. – Abner, em sua conferência com os anciãos de Israel, diz a eles: O Senhor falou de Davi, dizendo: Pela mão de meu servo Davi, salvarei meu povo Israel. das mãos dos filisteus e das mãos de todos os seus inimigos. 2 Samuel 3:18 . Davi sabia que havia sido criado por Deus para esse propósito, que havia prometido a ele sucesso sobre todos os seus inimigos. Ele parece estar agora apreensivo com alguns novos distúrbios dos filisteus; e, portanto, a essa promessa, ele se refere nas primeiras palavras do versículo: O Senhor disse. E com tanta certeza que ele tinha de que Deus cumpriria a promessa feita a ele, pois, independentemente de príncipes e forças que se opusessem a ele, ele estava firmemente convencido de que Deus apareceria tão poderosamente para ele, como na vitória sobre Og, rei de Bashan, e quando ele libertou seu povo do exército egípcio, dando-lhes uma passagem segura pelo Mar Vermelho.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 68: 22-23 . O Senhor disse – Propôs-se a si mesmo e prometeu por mergulhadores de seus profetas, embora não nas mesmas palavras que são usadas aqui: ver 2 Samuel 4: 8 . Trarei novamente de Basã – repetirei meus favores antigos e darei ao meu povo, por Davi, as grandes libertações que anteriormente lhes dei quando os salvei da mão de Og, rei de Basã, que se lançou contra eles com todas as suas forças, Deuteronômio 3: 1 ; uma libertação frequentemente mencionada nas partes seguintes das Escrituras como uma das mais eminentes. Trarei meu povo novamente das profundezas do mar – serei tão poderoso para eles quanto quando os entreguei do exército egípcio, dando-lhes uma passagem segura pelo mar Vermelho. Para que seu pé seja mergulhado, etc. – O significado é que, se os inimigos do povo de Deus continuarem a invadir e assediá-los pela guerra, eles serão totalmente cortados à espada e sua matança será tão grande, que o exército vitorioso será forçado a pisar seus corpos mortos e ensanguentados, e os cães deveriam saciar-se lambendo o sangue. As palavras são a descrição de uma vitória completa e do que acontece após um noivado sangrento.

Comentário de E.W. Bullinger

Trarei. Figura do discurso Epizeuxis , para ênfase = Eu certamente trarei.

Meu povo. Forneça as elipses a partir do contexto: “Eu certamente trarei [meus inimigos] de” onde quer que eles tenham fugido, traga-os novamente para julgamento; o objeto sendo declarado no próximo versículo. Veja a estrutura.

Comentário de Adam Clarke

Das profundezas do mar – Tudo isso parece falar da derrota dos egípcios e da passagem milagrosa do Mar Vermelho.

Comentário de John Calvin

22. O Senhor disse: Trarei de volta a Basã. Que os israelitas não sejam levados a ter uma visão irreligiosa e auto-gloriosa de suas vitórias; que eles possam olhar para Deus como o autor deles; e, com a certeza de sua proteção no futuro, Davi os envia de volta aos primeiros períodos de sua história e os lembra como seus pais foram originalmente trazidos pela mão vitoriosa de Deus das mais profundas angústias. Ele gostaria que eles argumentassem que, se Deus resgatasse seu povo primeiro de gigantes e das profundezas do Mar Vermelho, não se imaginava que ele os abandonaria em perigos semelhantes, mas certo de que os defenderia em todas as emergências o que pode ocorrer. Os profetas têm o hábito constante, como é bem conhecido, de ilustrar a misericórdia de Deus por referência à história da redenção de Israel, para que o povo do Senhor, ao olhar para trás em sua grande libertação original, possa encontrar um argumento para esperar interposições de Deus. um tipo futuro. Para causar uma impressão mais profunda, Deus é apresentado falando a si mesmo. No que ele diz, pode ser considerado como afirmando sua prerrogativa divina de ressuscitar os mortos para a vida novamente, pois a passagem de seu povo pelo Mar Vermelho e a vitória sobre gigantes bélicos eram uma espécie de ressurreição. (44) Alguns leem: farei o inimigo voar de Basã; (45) mas isso não pode ser recebido, e não concorda com o contexto, como se segue: trarei de volta das profundezas do mar. Ao representar Deus como uma cama ou manchada de sangue, Davi não lhe atribui algo como crueldade , mas pretende mostrar ao povo do Senhor como ele é precioso e precioso aos seus olhos, considerando o zelo que ele manifesta em sua defesa. Sabemos que o próprio Davi estava longe de ser um homem de disposição cruel e que se regozijava na destruição dos ímpios pelos motivos mais puros e retos, como uma demonstração dos julgamentos divinos. Isso é aqui atribuído a Deus, que pode ser afirmado igualmente de sua Igreja ou povo, pois a vingança com a qual os iníquos são visitados é infligida por suas mãos. Alguns leem o final do versículo, a língua dos teus cães nos teus inimigos, mesmo nele, ou seja, o rei e o chefe de todos eles. Este não é o significado do salmista, que simplesmente é que as línguas dos cães ficariam vermelhas de sangue lambendo, tal seria o número de cadáveres espalhados.

Comentário de John Wesley

O Senhor disse: Trarei novamente de Basã, trarei meu povo novamente das profundezas do mar.

Traga novamente – darei ao meu povo tão grandes libertações quanto antes, quando os salvei de Og, rei de Basã.

O mar – Dos egípcios no Mar Vermelho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *