Estudo de Salmos 68:29 – Comentado e Explicado

Pelo vosso templo em Jerusalém, ofereçam-vos presentes os reis!
Salmos 68:29

Comentário de Albert Barnes

Por causa do teu templo em Jerusalém – A palavra traduzida por “templo” aqui significa apropriadamente um palácio; então, a morada de Deus considerada como rei, ou sua residência como rei. Portanto, pode ser aplicado ao tabernáculo ou ao templo, erigido como a morada especial de Deus. Como a palavra tem um significado tão geral, a passagem aqui não prova que o salmo foi composto após a criação do templo de Salomão, pois pode se referir ao tabernáculo que Davi ergueu para a arca no monte Sião. Veja Salmo 5: 7 , nota; Salmo 65: 4 , nota.

Em Jerusalém – literalmente, “em cima” ou “acima” de Jerusalém. Talvez a idéia seja que, quando o local de culto foi construído no monte Sião, ele estava “acima” ou parecia “saltar” na cidade. A cidade foi construída principalmente nos vales que ficavam entre as diferentes colinas ou eminências – Monte Sião, Monte Moriah, Monte Ophel.

Os reis trarão presentes a ti – Em honra de Deus e de sua religião. Compare o Salmo 72:10 . Veja também as notas em Isaías 49: 7 , notas em Isaías 49:23 ; notas em Isaías 60: 5 , notas em Isaías 60:16 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 68:29 . Por causa do teu templo em Jerusalém – O tabernáculo erigido ali por Davi, no qual a arca foi agora colocada; ou melhor, o templo que ele previa seria construído, e que ele sabia que seria muito magnífico, e de fama e glória em todos os países, como ele diz, 1 Crônicas 22: 5 ; e aqueles que exigiriam estima e reverência, mesmo dos príncipes e pessoas pagãos, e que, não apenas por sua estrutura mais esplêndida e gloriosa, mas principalmente pelas maravilhosas obras que o Deus daquele templo faria em favor de seu povo, e em resposta às orações que devem ser feitas naquele templo; dos quais ver 1 Reis 8: 41-43 . Os reis trarão presentes para ti – o que foi feito em parte nos tempos de Salomão e Ezequias, e depois por outros; mas mais plenamente quando o Senhor Cristo entrou em seu templo, de acordo com Malaquias 3: 1 , e construiu um templo melhor em vez dele, a Igreja Cristã, à qual foi predito, em muitas profecias do Antigo Testamento, que os reis e nações da terra fluiriam em grande abundância.

Comentário de E.W. Bullinger

Por causa do teu templo. Veja a nota acima.

em Jerusalém = até Jerusalém (iniciando uma nova linha) os reis trarão presentes, etc.

Comentário de John Wesley

Por causa do teu templo em Jerusalém, os reis te trarão presentes.

teu templo – o templo que Salomão construirá.

Reis – Reis dos gentios: o que foi feito em parte, nos tempos de Salomão e Ezequias, mas mais completamente quando o Senhor entrou em seu templo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *