Estudo de Salmos 68:31 – Comentado e Explicado

Aproximem-se os grandes do Egito, estenda a Etiópia suas mãos para Deus.
Salmos 68:31

Comentário de Albert Barnes

Príncipes sairão do Egito – isto é, virão e reconhecerão o verdadeiro Deus. O Egito é referido aqui como uma das nações estrangeiras mais proeminentes então conhecidas; e a idéia é que os distintos homens de nações estrangeiras – os governantes e príncipes do mundo – venham e se submetam a Deus e se unam ao seu povo. A palavra traduzida por “príncipes” aqui – ??????? chashmaniym – não ocorre em nenhum outro lugar nas Escrituras. Significa, de acordo com Gesenius (Lexicon), a gordura; então, os ricos; o opulento; nobres. É a palavra da qual o nome “Hasmonean” (ou Asmonean), que foi dado pelos judeus aos Macabeus, ou príncipes judeus na época da história judaica entre o Antigo e o Novo Testamento, deveria ter sido derivado. A Septuaginta, a Vulgata e o Siríaco, a tornam “legados” ou “embaixadores”. Lutero torna “príncipes”. A referência é, sem dúvida, a homens de posto ou posto.

Etiópia – hebraico, “Cush”. Sobre o significado desta palavra nas Escrituras, veja as notas em Isaías 11:11 .

Em breve estenderá as mãos – literalmente: “Fará as mãos correrem”. A expressão denota a ânsia ou pressa com que isso seria feito. O ato é um ato de súplica, e a referência é à oração.

Para Deus – Para o Deus verdadeiro. A nação suplicará a misericórdia de Deus ou o adorará. A idéia, de acordo com a dos versículos anteriores, é que o país aqui referido se tornaria sujeito ao Deus verdadeiro. É uma visão do futuro; do tempo em que as nações seriam convertidas para a verdadeira fé, ou reconheceriam o verdadeiro Deus. Se isso se refere ao Cush na Arábia ou ao Cush na África (Etiópia, como é comumente entendido), é uma descrição do que ainda ocorrerá, pois todas essas terras e todas as outras terras serão convertidas para a verdadeira religião, e estenderão as mãos em súplica e oração, e encontrarão aceitação com Deus. Até a África – África prejudicada, degradada, oprimida e ferida – fará isso; e a adoração de seus filhos será tão aceitável para o Pai Universal quanto a de qualquer outra raça da humanidade que habita na terra.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 68:31 . Príncipes sairão do Egito, etc. – Antes, que príncipes venham; – Deixe a Etiópia esticar, etc. A palavra ??? chashmanniim, príncipes representados , significa uma pessoa principesca, acompanhada por uma presença numerosa; Parkhurst acha que significa pessoas com muita pressa. Pela Etiópia, muitos entendem o país adequadamente chamado, e não vejo razão para abandonar esse sentido: o país é destinado aos habitantes dele. As palavras podem ser traduzidas: Deixe a Etiópia exercitar as mãos ou se acostumar a levantá-las para Deus; ou ensina e dirige as mãos dela para Deus: e o significado é que Deus protegeria e defenderia Jerusalém, onde a arca da presença estava agora colocada, assim como os habitantes do Egito e da Etiópia, e todos os inimigos do seu povo, longe de considerá-lo com uma disposição hostil, deve reverenciá-lo como a habitação de Deus; envie-lhe embaixadas solenes, com sacrifícios em homenagem a ele; com mãos erguidas adora devotamente diante de seu santuário e se torna seu verdadeiro patrono e protetor; mas, sem dúvida, a passagem tem um significado muito mais alto e refere-se também à conversão dos gentios e sua submissão ao reino de Cristo. .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 68:31 . Príncipes sairão do Egito – A palavra sh?? , chashmannim, aqui representada príncipes, não é encontrada em nenhum outro lugar nas Escrituras, e, portanto, seu significado preciso certamente não é conhecido. Elias, um rabino judeu, observa que os judeus chamam cardeais por esse nome na Itália: e o termo é pensado para significar uma pessoa principesca acompanhada por uma participação numerosa. Os Setenta tornam-no p?esße?? , anciãos, senadores ou embaixadores. Não parece nas Escrituras se algum dos grandes homens do Egito subiu para adorar o verdadeiro Deus em Jerusalém, enquanto o templo estava em pé ou não. Mas é certo que, depois de eras, um grande número de habitantes do Egito eram judeus, se eram de origem judaica e cujos ancestrais haviam se jogado para lá, ou se eram originalmente egípcios que abraçaram os judeus religião. O Profeta Isaías predisse que aconteceria que cinco cidades na terra do Egito falariam a língua de Canaã e jurariam ao Senhor dos Exércitos, ou seja, adorá-lo. A Etiópia em breve estenderá as mãos para Deus – No caminho da humilde súplica e submissão, implorando misericórdia a ele, ou para oferecer os presentes expressos Salmos 68:29 . Ele apenas menciona o Egito e a Etiópia, como tendo sido os grandes e antigos inimigos de Deus e de sua igreja, e como um povo muito perverso e idólatra; mas por eles ele entende todas as outras nações de caráter semelhante. E ele aqui expressa sua esperança, de que as vitórias que ele e os israelitas obtivessem sobre as nações vizinhas induzissem até aqueles que eram mais remotos e mais viciados em idolatria a virem a Jerusalém e se unirem aos adoradores dos verdadeiros. Deus. E suas esperanças foram até agora realizadas, que quando, através da instrumentalidade de Davi, as “potências hostis ao redor foram derrubadas, e a igreja de Israel foi completamente estabelecida, as nações mais distantes, mesmo aquelas que haviam sido mais dadas à idolatria, processaram por sua amizade, e veio a Jerusalém com presentes e oblações. ” Horne. Mas essa profecia, como também a contida no versículo seguinte, evidentemente pertence aos tempos do Messias, quando os gentios deveriam ser levados ao conhecimento e adoração do Deus verdadeiro; com os pensamentos e esperanças de que Davi freqüentemente se consolava naquele estado confinado e aflito da igreja em seu tempo.

Comentário de E.W. Bullinger

Etiópia. Colocado pela figura do discurso Metonímia (do sujeito), para etíopes.

estenda as mãos. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Adjunto), seja para trazer presentes, como nos Salmos 68:29 , ou para orar, ou para prometer lealdade com um juramento.

Comentário de Adam Clarke

Aethiopta logo estenderá as mãos para Deus – Este versículo teve seu cumprimento literal sob Salomão, quando o Egito formou uma aliança com esse rei por seu casamento com a filha do Faraó; e quando a rainha de Sabá veio a Jerusalém para ouvir a sabedoria de Salomão. Mas, como pode ser uma declaração profética da propagação do cristianismo, foi literalmente cumprida após a ressurreição de nosso Senhor. Havia egípcios em Jerusalém no dia de Pentecostes, que, segundo São Hilário, ao voltarem a seu país proclamaram o que haviam visto e se tornaram nesse país os embaixadores de Cristo. O eunuco etíope foi um dos primeiros entre os gentios que receberam o Evangelho. Assim, príncipes ou chefes saíram do Egito, e a Etiópia estendeu as mãos para Deus. As próprias palavras se referem aos embaixadores que enviam e fazem alianças. O hebraico é muito enfático: ?????? ???? ???? ??? cush tarits yadiav lelohim ; Cush fará suas mãos correrem para Deus. Com grande entusiasmo e alegria, ela entregará seu poder e influência a Deus. O Chaldee parafraseia bem: “Os filhos de Cush correrão, para que estendam as mãos em oração diante de Deus”.

Comentário de John Calvin

31. Príncipes sairão do Egito. Ele retoma o esforço de ação de graças e confirma o que havia afirmado anteriormente, que reis viriam e prestariam homenagem a Deus. Os exemplos que ele apresenta são os dos egípcios e etíopes. Isso prova suficientemente que a previsão deve ser estendida a Cristo, por quem egípcios e etíopes foram trazidos sob o domínio de Deus. A palavra ???? , tarits, traduzida, em breve se estenderá, pode ter sido traduzida, fará correr. (61) Mas parecia necessário suavizar a dureza da figura. É duvidoso que a alusão seja a rapidez com que devem submeter a sujeição, ou se ele quer dizer que estenderiam as mãos para pedir perdão, sendo essa uma atitude comum aos suplicantes. De acordo com qualquer interpretação, é a submissão deles que se destina, e é suficiente saber que Davi afirma que a Etiópia e o Egito estariam sob o poder de Deus, e não apenas eles, mas as partes mais distantes do mundo.

Comentário de John Wesley

Príncipes sairão do Egito; A Etiópia em breve estenderá as mãos para Deus.

Etiópia – Ele os nomeia como os antigos inimigos de Deus e de seu povo; mas por eles ele entende todas as outras nações do mesmo tipo.

Para Deus – implorando misericórdia dele. Essa profecia, como também o próximo versículo, evidentemente pertence aos tempos do Messias.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *