Estudo de Salmos 68:32 – Comentado e Explicado

Reinos da terra, cantai à glória de Deus, cantai um cântico ao Senhor,
Salmos 68:32

Comentário de Albert Barnes

Cante a Deus, vós, reinos da terra – isto é, que reconhecem o verdadeiro Deus – celebrem seu louvor. O salmista vê que a conversão do mundo em Deus é um evento tão certo que convoca todas as nações a se unirem à música.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 68: 32-33 . Cantem a Deus, vós, reinos da terra – Não apenas o Egito e a Etiópia, mas também outros reinos e nações, que participarão da mesma graça com eles. Àquele que lança sobre os céus dos céus Sobre os céus mais altos, seu verdadeiro e melhor santuário; habitando ali em infinita glória e majestade, e daí olhando para todos os habitantes da terra, e governando-os por seu poder onipotente, e, portanto, mais apto a ser reconhecido e recebido por todos os reis e reinos como seu Senhor e Governador; que eram da antiguidade – Desde o começo do mundo; enquanto a arca tinha apenas algumas centenas de anos. Eis que ele emite sua voz – o trovão é descrito nas Escrituras como a voz de Deus (Salmos 29.) e é peculiarmente terrível e terrível nas partes mais quentes e orientais da terra. Mas a palavra de Deus parece estar aqui significada, a saber, o evangelho, publicado por Cristo e seus apóstolos, com o Espírito Santo enviado do céu; que pode muito bem ser chamada de voz de Deus , e que voz poderosa, porque produziu efeitos tão grandes e maravilhosos, como os mencionados aqui, na conversão dos reis e reinos da terra.

Comentário de E.W. Bullinger

Selah. Conectando a exortação ao louvor com Aquele que deve ser louvado, versículos: Salmos 68: 33-35 . Veja App-66.

Comentário de Adam Clarke

Cante para Deus – Todos os habitantes da terra são convidados a cantar para Deus, reconhecê-lo como seu Deus e dar-lhe o louvor devido ao seu nome.

Comentário de John Calvin

No versículo seguinte, ele vai mais longe do que antes e pede aos reinos da Terra que louvem a Deus, linguagem que implica que aqueles que uma vez foram distinguidos por sua hostilidade a ele seriam classificados entre seus adoradores. Deve haver o conhecimento de Deus, como observei em outro lugar, antes que os homens possam celebrar os louvores ao seu nome; e temos uma prova do chamado dos gentios, no fato de que Moisés e os profetas os convidam a oferecer sacrifícios de louvor. Para que não pareça algo estranho e incrível falar da extensão da adoração a Deus de uma terra, dentro da qual até então estava confinado, a todo o mundo, Davi insiste no domínio legítimo de Deus sobre todas as partes da terra. Ele lança sobre o céu dos céus; isto é, como observamos no início do salmo, ele tem poder supremo sobre todas as criaturas e governa o universo por sua vontade. Essa verdade é aquela que, mesmo em sua aplicação geral, é adequada para gerar uma consideração reverente da majestade de Deus; mas não devemos ignorar a razão mais particular pela qual ela é introduzida aqui. Mencionando os gentios, que ainda estavam sem o pálido da Igreja, ele prova que eles são adotados no governo de Deus em virtude de sua soberania como Criador, e sugere que não havia nada maravilhoso no fato de que quem se senta nos céus deve compreender todos os habitantes da terra sob seu domínio. Pelos céus dos tempos antigos, pretende-se intimar que toda a família humana estava sob seu poder desde o início. Temos uma prova sinal do poder glorioso de Deus no fato de que, apesar da imensidão do tecido dos céus, da rapidez de seus movimentos e das revoluções conflitantes que ocorrem neles, a mais perfeita subordinação e harmonia são: preservado; e que essa ordem justa e bela seja mantida ininterruptamente há séculos. É evidente, então, como a antiguidade dos céus pode nos recomendar a excelência singular da obra de Deus. Tendo abordado a obra da criação, ele particulariza o trovão, pois é isso que ele pretende com uma voz poderosa , como nos Salmos 29: 4 . Há duas construções que podemos colocar sobre as palavras usadas: que, por sua voz de comando, ele invoca os trovões que abalam o céu e a terra com a sonoridade do som deles, ou que ele envia sua poderosa voz no trovão. Eu já mostrei, em algum momento, ao comentar a outra passagem citada, que há uma propriedade em Deus ser representado como trovão; pois o fenômeno é aquele que, mais do que qualquer outro, impressiona os espíritos dos homens. E as palavras são introduzidas com a exclamação lo! ou eis! melhor para prender nossos pensamentos errantes, ou melhor, para repreender nossa segurança.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *