Estudo de Salmos 68:7 – Comentado e Explicado

Ó Deus, quando saíeis à frente de vosso povo, quando avançáveis pelo deserto,
Salmos 68:7

Comentário de Albert Barnes

Ó Deus, quando tu saíste diante do teu povo … – Ou seja, ao conduzi-lo pelo deserto até a terra prometida. A afirmação a respeito do caráter paterno de Deus nos versículos anteriores é ilustrada aqui, ao guiar seu próprio povo, quando foge de uma terra de opressão, através do deserto árido – e suas interposições ali em favor deles. Tudo o que foi dito sobre ele nos versículos anteriores é aqui confirmado pela provisão que ele fez para as necessidades deles em sua perigosa jornada pelo deserto.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 68: 7-8 . Ó Deus, quando saíste diante do teu povo – na coluna turva, como seu capitão, levando-os para fora do Egito; a terra tremeu Ou tremia, ou seja, os habitantes dessas partes da terra, de acordo com Êxodo 15:14 ; ou a própria terra, através de um terremoto, como um sinal da terrível presença de Deus, como parece sugerido, Salmos 114: 5-7 . Os céus também caíram – dissolvidos em chuveiros, como conseqüência daqueles poderosos trovões e relâmpagos, que também revelavam sua presença, e da densa nuvem que cobria o monte. Até o próprio Sinai, etc. – Shook, ou drop, pois qualquer um dos verbos pode ser fornecido na cláusula anterior, não havendo verbo no texto hebraico dessa cláusula. O Sinai foi derretido ou dissolvido pelo medo. É uma representação poética da terribilidade da aparência de Deus. O Dr. Chandler supõe que essa parte do Salmo, dos Salmos 68: 7 ao 14, foi cantada assim que a procissão começou, e os levitas se moveram junto com a arca, colocada pelos seus paus nos ombros.

Comentário de E.W. Bullinger

quando saíste, isto é, do Egito. Toda a libertação de Israel é aqui ensaiada. Veja a subscrição. Para uso na Páscoa.

Selah. Conectando a primeira subida da Arca no deserto com seus acompanhamentos. Veja App-66.

Comentário de Adam Clarke

Ó Deus, quando tu saíste – Este e o versículo a seguir se referem mais manifestamente à passagem dos israelitas pelo deserto.

Comentário de John Calvin

7 Ó Deus! quando você foi adiante de teu povo, etc. O salmista agora passa a mostrar que a bondade divina é principalmente exibida na Igreja, que Deus selecionou como o grande teatro onde seus cuidados paternos podem ser manifestados. O que se segue é evidentemente acrescentado com a visão de levar a posteridade de Abraão, como povo escolhido do Senhor, a aplicar as observações que acabavam de ser feitas a si mesmas. A libertação do Egito, tendo sido a promessa principal e duradoura do favor divino, que praticamente ratificou sua adoção sob o patriarca, ele adverte brevemente para esse evento. Ele gostaria de dizer que naquele êxodo notável havia sido dada prova a todas as épocas seguintes do amor que Deus nutria por sua Igreja. Por que tantos milagres foram feitos? por que o céu e a terra foram levados a comoção? por que as montanhas foram feitas para tremer? mas que todos possam reconhecer o poder de Deus como aliado à libertação de seu povo. Ele representa Deus como tendo sido o líder deles na condução deles. E isso não apenas em referência à passagem do Mar Vermelho, mas em suas jornadas enquanto vagavam pelo deserto. Quando ele fala da terra sendo movida, ele não parece aludir inteiramente ao que ocorreu após a promulgação da lei, mas ao fato de que, ao longo de todo o seu progresso, o curso da natureza foi repetidamente alterado, como se os próprios elementos tremia com a presença do Senhor. Foi no Monte Sinai, porém, que Deus divulgou as principais exibições de seu terrível poder; foi lá que trovões foram ouvidos no céu, e o ar estava cheio de relâmpagos; e, consequentemente, é mencionado aqui pelo nome como tendo apresentado o espetáculo mais glorioso da majestade Divina que já foi visto. Alguns leem, Este Sinai, etc., conectando o pronome , ?, zeh, com a montanha aqui chamada; mas é muito mais enfático juntar-se à cláusula anterior e ler que os céus caíram na presença deste Deus; Davi quer elogiar a excelência do Deus de Israel. A expressão é freqüentemente usada pelos profetas para denotar que o Deus adorado pela posteridade de Abraão era o Deus verdadeiro, e a religião não entregou em sua lei nenhum engano, como em Isaías 25: 9: “Este é o nosso Deus, e ele vai nos salvar. ” Para estabelecer o povo do Senhor em sua fé, Davi os leva, por assim dizer, à própria presença de Deus; indica que não foram deixadas incertezas vagas como os pagãos; e censura indiretamente a loucura do mundo em abandonar o conhecimento do verdadeiro Deus e em formar divindades imaginárias próprias, de madeira e pedra, de ouro e prata.

Comentário de John Wesley

Ó Deus, quando saíste diante do teu povo, quando marchaste pelo deserto; / * Selah * /:

Foram – No pilar nublado, como seu capitão os levou para fora do Egito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *