Estudo de Salmos 69:13 – Comentado e Explicado

Minha oração, porém, sobe até vós, Senhor, na hora de vossa misericórdia, ó Deus. Na vossa imensa bondade, escutai-me, segundo a fidelidade de vosso socorro.
Salmos 69:13

Comentário de Albert Barnes

Mas quanto a mim – Em relação à minha conduta e meus sentimentos nessas circunstâncias e sob este tratamento.

Minha oração é para ti – não me indigno com os outros nem recriminações. Não me permito ceder a sentimentos de vingança. Eu me entrego à oração. Eu olho somente para Deus. Eu mantenho minhas devoções, mantenho meus hábitos de religião, apesar de suas reprovações e insultos. Não permito que essas coisas alterem meu curso de vida. Compare as notas em Daniel 6:10 .

Em um tempo aceitável – um tempo que lhe agrada; um tempo em que me ouvirás. Ver Isaías 61: 2 ; 2 Coríntios 6: 2 . Isso implica

(a) que ele veio a Deus quando estava “disposto” a ouvir; e

(b) que ele o ouviu e respondeu aos seus pedidos.

Enquanto outros zombavam, ele continuou a orar, e o Senhor o ouviu. Nenhum tempo para a oração pode ser mais “aceitável” para Deus do que quando os outros estão nos censurando porque somos amigos dele.

Na multidão da tua misericórdia, ouça-me – na abundância da tua misericórdia; ou, em tua abundante compaixão. Essa era a substância de sua oração.

Na verdade da tua salvação – No exercício daquela fidelidade da qual a salvação depende; ou que se manifesta na salvação das pessoas. Ele orou para que Deus se mostrasse fiel às promessas que havia feito àqueles que buscavam a salvação.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 69:13 . Mas quanto a mim, minha oração, etc. – Mas quanto a mim, que minha oração venha ao, ó Senhor, em um momento favorável. Mudge. Na verdade da tua salvação significa “de acordo com a fidelidade com a qual prometeste libertar aqueles que dependem de ti”.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 69:13 . Mas minha oração é para ti – Enquanto eles zombarem, eu orarei, e não serei expulso de ti, nem da oração e de outros deveres, por todas as suas críticas e quaisquer outros desânimos. Em um tempo aceitável – hebraico, ?? ???? , gneet ratzon, em um tempo de graça, de boa vontade ou bom prazer. Essas palavras podem ser unidas, 1º, Com o seguinte, a título limitativo, assim: Ouça-me no teu tempo aceito, isto é, não te limito a nenhum momento; mas quando vires que será melhor, ouça e ajude-me. Ou melhor, com o exposto, como argumento para reforçar sua oração: como se ele tivesse dito, eu oro em um momento de graça ou aceitação; Eu te busco quando fores encontrado (ver Salmos 32: 6 ; Isaías 55: 6 ), em um bom dia, como eles diziam, 1 Samuel 25: 8 , no dia da graça e da misericórdia; ou, no tempo de grandes problemas, que é a estação apropriada para a oração, Salmos 50:15 ; e enquanto te comprometi com promessas que tua honra e verdade te obrigam a cumprir. Não chego tarde demais e, portanto, você me ouve. Na verdade da tua salvação – isto é, por, ou de acordo com, a tua verdade salvadora, ou fidelidade; pelo qual prometeste livrar aqueles que confiam em ti.

Comentário de E.W. Bullinger

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

em um tempo aceitável: ou seja, no momento em que mais agradares.

multidão = abundância ou plenitude.

misericórdia = benignidade ou graça.

Ouvir = responder.

benignidade = graça.

Comentário de Adam Clarke

Minha oração é para ti, ó Senhor, em um tempo aceitável – Isso parece se referir ao fim do cativeiro, que Jeremias havia dito que deveria durar setenta anos, Jeremias 25:11 , Jeremias 25:12 ; : “Toda a terra será uma desolação e um espanto; e estas nações servirão ao rei da Babilônia por setenta anos. E acontecerá, quando setenta anos forem cumpridos, que eu castigarei o rei da Babilônia”, etc. A conclusão deste período foi o tomo aceito de que o salmista fala. Agora, eles oram incessantemente pelo cumprimento da promessa feita por Jeremias: e ouvi-los, seria a verdade da salvação de Deus; mostraria que a promessa era verdadeira, porque a salvação – a libertação, foi concedida.

Comentário de John Calvin

13. Mas, quanto a mim, minha oração é para ti, ó Jeová! Era um sinal de virtude incomum em Davi, que mesmo esse tratamento duro não pudesse abalar sua mente e afundá-lo no desânimo. Ele nos informa sobre os meios pelos quais se fortaleceu contra aquela terrível pedra de tropeço. Quando os iníquos dirigiram contra ele seus comentários espirituosos e zombadores, como se fossem motores de guerra, para derrubar sua fé, os meios pelos quais ele recorreu para repelir todos os seus ataques estavam derramando seu coração em oração a Deus. Ele foi obrigado a manter o silêncio diante dos homens e, sendo assim expulso do mundo, apostou-se em Deus. Do mesmo modo, embora os fiéis nos dias de hoje possam não conseguir causar nenhuma impressão nos ímpios, eles finalmente triunfarão, desde que se retirem do mundo e vão diretamente a Deus para apresentar suas orações diante dele. O significado, em suma, é que Davi, tendo tentado todos os meios em seu poder, e descobrindo que seu trabalho não tinha nenhum propósito, deixou de lidar com os homens e somente com Deus. O que se segue, um tempo de teu favor, ó Deus! é explicado de outra maneira por muitos intérpretes, que leram as duas cláusulas do versículo em uma frase, assim: Mas, quanto a mim, orei a Deus em um momento a seu favor; correspondendo a essa passagem em Isaías 55: 6 , “Invocai-o enquanto ele estiver perto”. Outros o resolvem assim: orei para que chegasse a hora do favor e que Deus começasse a ser misericordioso comigo. Mas Davi está falando da consolação que ele recebeu refletindo consigo mesmo que, embora agora fosse um momento de dificuldade para ele, e embora suas orações parecessem totalmente inúteis, o favor de Deus também teria sua vez. Assim, o Profeta Habacuque diz:

“Eu ficarei de vigia, me colocarei na torre e farei
observe para ver o que ele vai me dizer. ” ( Habacuque 2: 1 )

Da mesma maneira, Isaías diz:

“Vou esperar no Senhor, que esconde o rosto da casa de Jacó;” ( Isaías 8:17 )

e Jeremias 14:22 ,) “Esperaremos em ti”. O único meio pelo qual, em nossa aflição, podemos obter a vitória, é ter esperança brilhando em nós no meio das trevas e ter a influência sustentadora que surge quando se espera o favor de Deus. Depois que Davi se fortaleceu para a perseverança contínua na atitude de esperar, ele imediatamente acrescenta: Responda-me na multidão de tua bondade; e à bondade, ele se une à verdade da salvação (81), sugerindo que a misericórdia de Deus é provada por um efeito indubitável quando ele ajuda seus servos que são reduzidos às profundezas do desespero. O que o levou a apresentar essa oração foi a total persuasão que possuía, de que as trevas nas quais ele estava envolvido agora seriam dissipadas no devido tempo e que uma temporada serena e sem nuvens do favor de Deus seria bem-sucedida; uma persuasão que surgiu de sua lembrança de todos os seus pensamentos para Deus, para que ele não desmaiasse por causa do tratamento hostil que encontrou com os iníquos.

Comentário de John Wesley

Mas, quanto a mim, minha oração é para ti, ó Senhor, em um tempo aceitável; ó Deus, na multidão da tua misericórdia, ouça-me, na verdade da tua salvação.

Na verdade – Ou, de acordo com a tua verdade salvadora, ou fidelidade; concede-me a salvação que prometeste graciosamente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *