Estudo de Salmos 69:32 – Comentado e Explicado

Ó vós, humildes, olhai e alegrai-vos; vós que buscais a Deus, reanime-se o vosso coração,
Salmos 69:32

Comentário de Albert Barnes

Os humildes verão isso e ficarão felizes – Margem: “Os mansos”. Ou seja, outros que estão assim aflitos – os pobres, os necessitados, os oprimidos e os tristes – se familiarizarão com o que foi feito em meu favor e terão coragem ou serão fortalecidos. Eles aprenderão a confiar que Deus também interporá “seus” problemas e os tirará de seus “problemas”.

E seu coração viverá que busca a Deus – será revivido; deve ser incentivado, fortalecido, animado.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 69: 32-33 . Os humildes verão isso – Verão, no meu caso, como Deus está pronto para ouvir os pobres e angustiados quando eles clamarem a ele, e para conceder suas petições, e a que distância ele está de desprezar seus prisioneiros, ou seja, aqueles que estão na prisão ou aflição por causa dele, embora os homens os desprezem; e fique contente – Não apenas porque, quando um membro é homenageado, todos os membros se regozijam com ele, mas porque seria um incentivo para eles em seus problemas e dificuldades para confiar em Deus. Isso reviverá o coração daqueles que buscam a Deus para ver mais selos a essa verdade, que Deus nunca disse a nenhuma das sementes de Jacó: Buscai-me em vão.

Comentário de E.W. Bullinger

e seja feliz = eles se alegram.

coração. Colocado por Figura de linguagem Synecdoche (da Parte), para todo o ser.

deve viver: ie viver novamente na ressurreição. Veja nota em Levítico 18: 5 .

Deus. Na versão autorizada, 1611, isso foi impresso como “bom” . Primeiro impresso “Deus” em ed. 1617

Comentário de Adam Clarke

Os humildes verão isso e se alegrarão – Aqueles que são baixos, abatidos pela desgraça ou crueldade, verão isso e terão coragem; esperando que você os levante também; e assim o coração daqueles que buscam o Senhor será revivido.

Comentário de John Calvin

32. Os aflitos já viram. Ele mostra aqui que os efeitos abençoados de sua libertação se estenderão a outros e a si mesmo, um ponto em que ele freqüentemente insiste nos Salmos, como vimos nos Salmos 22:23 , e em muitos outros lugares. E seu objetivo ao fazer isso é, em parte recomendar a bondade e a graça de Deus aos verdadeiros crentes, e em parte, por isso, como argumento, ele pode prevalecer com Deus para socorrê-lo. Além disso, ele não quer dizer que o povo de Deus se alegraria com esse espetáculo apenas com base na amizade fraterna, mas porque, na libertação de um homem, seria dado um juramento a outros, proporcionando-lhes também garantia de salvação. Por essa mesma razão, ele os chama de aflitos. Quem quer que busque a Deus (diz ele), embora possa estar sujeito a aflições, mesmo assim terá coragem do meu exemplo. A primeira e a segunda cláusulas do versículo devem ser lidas juntas; pois um sentido conectado não seria preservado se não entendêssemos o significado disso, que o exemplo de Davi daria um motivo de alegria a todos os servos fiéis de Deus quando deveriam procurar um remédio para suas aflições. Ele conjuga muito adequadamente o desejo de buscar a Deus com aflição; pois todos os homens não lucram tão sob a mão disciplinadora de Deus que buscam a salvação dele no exercício de uma fé sincera e ardente. Na parte final deste versículo, há uma mudança de pessoa: e seu coração viverá. Mas esse apóstrofo está tão longe de tornar obscuro o sentido, que, pelo contrário, o expressa de maneira mais forçada, como se algo presente fosse descrito. Ao dirigir-se àqueles que estavam sob a pressão da aflição a ponto de se prostrarem como homens mortos, ele exibe para eles uma espécie de imagem da ressurreição; como se ele tivesse dito: Vós, que estais mortos! para você novo vigor será restaurado. Não significa que a fé pereça nos filhos de Deus e permaneça completamente morta até que seja vivificada novamente pelo exemplo da libertação de outros; mas que a luz que foi apagada é reacendida e, assim, por assim dizer, recupera a vida novamente. O salmista imediatamente após (versículo 33) descreve os meios pelos quais isso será realizado nos filhos de Deus, ou seja, que, acreditando que a libertação de Davi é um sinal comum ou penhor da graça de Deus apresentada diante deles, eles chegará confiante à conclusão de que Deus considera os necessitados e não despreza os prisioneiros. Vemos, portanto, que ele considera o que foi feito a um homem, como uma indicação clara da parte de Deus de que ele estará pronto para socorrer todos os que estão em adversidade. (99)

Comentário de John Wesley

Os humildes verão isso e se alegrarão: e viverá o seu coração que busca a Deus.

Os humildes – As pessoas piedosas que se entristecem por suas calamidades, alegremente se alegrarão em minha libertação.

Viva – Ou seja revivido, que foi abatido e de certa maneira morto de tristeza.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *