Estudo de Salmos 69:7 – Comentado e Explicado

pois foi por vós que eu sofri afrontas, cobrindo-se-me o rosto de confusão.
Salmos 69:7

Comentário de Albert Barnes

Porque por tua causa eu tenho reprovado – Na tua causa; em defesa da tua verdade; porque eu tenho professado ser um amigo de Deus. A verdadeira razão pela qual essas calamidades me atingiram é que eu fui tua amiga professa e me esforcei para cumprir meu dever para contigo. A censura relacionada à religião em um mundo de pecado, ou onde a verdadeira religião é odiada, caiu sobre mim.

A vergonha cobriu meu rosto – A idéia aqui não é que ele próprio tivesse vergonha da religião ou do serviço de Deus, mas que tivesse sofrido vergonha, escárnio, reprovação entre as pessoas por seu apego declarado à verdade. Compare o Salmo 44: 15-16 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 69: 7 . Por tua causa ou seja, “Simplesmente porque eu te adiro e não usarei meios ilícitos para me corrigir”. Veja 1 Samuel 24:10 ; 1 Samuel 24:22 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 69: 7-9 . Porque por tua causa – Pela minha confiança nas tuas promessas, obediência aos teus mandamentos e zelo pela tua glória; “Porque te adiro e não usarei meios ilícitos para me corrigir;” Eu tenho reprovado – pois eles transformam todas essas coisas em questão de desprezo e escárnio. Tornei-me um estranho para meus irmãos, etc. – Eles se comportam em relação a mim como se eu fosse um estranho perfeito, ou um homem de outro país e religião. Pelo zelo da tua casa – Aquele amor fervoroso que tenho pela tua casa e serviço, e glória e povo; me devorou ??- Esgotou meus espíritos. E esta é a razão dessa alienação de meus irmãos e outros de mim, porque há uma grande diferença e contrariedade em nossas disposições, desejos e projetos. Pois eles não consideram o teu serviço e glória, nem as preocupações da religião; mas são totalmente ocupados com o mundo, e os cuidados e atividades dele. E as censuras daqueles que te censuraram – Que falaram com desprezo ou maldade do teu nome, ou providência, ou verdade, ou adoração, e serviço; caíram sobre mim – fui tão profundamente afetado pelas tuas censuras quanto pelas minhas. Todo esse versículo, embora verdadeiramente pertencendo a Davi, também foi dirigido pelo Espírito de Deus nele para um uso mais elevado, para representar a disposição e a condição de Cristo, em quem isso foi realizado de maneira mais verdadeira e completa do que em Davi; e a quem, portanto, é aplicado no Novo Testamento, a primeira parte, João 2:17 , e a segunda, Romanos 15: 3 .

Comentário de Adam Clarke

Por tua causa, eu tenho reprovado – Os gentios disseram: “Por que um apego tão obstinado à adoração de um Ser que o trata tão rigorosamente, e que não se interessa em seu conforto e libertação?” E nessas reprimendas cortantes, alguns dos judeus ímpios participaram: “Eu sou um estrangeiro para os filhos de minha mãe”.

Comentário de John Calvin

7 Porque, por tua causa, sofri reprovação. Ele agora expressa mais claramente o que havia declarado ironicamente no quinto verso, onde afirma que suas falhas não estavam escondidas de Deus. Não, ele prossegue ainda mais, declarando não apenas que o tratamento maligno que ele encontrou de seus inimigos era injusto e totalmente imerecido, mas também que sua causa era realmente a causa de Deus, uma vez que tudo o que ele havia empreendido e engajado estava expressamente em obediência ao ordem de Deus. Saul sem dúvida tinha outros motivos, ou pelo menos outras pretensões, para perseguir Davi; mas como o ódio que ele alimentava contra ele, sem dúvida, provinha do fato de Deus ter chamado e o ungido para ser rei, Davi aqui justamente protesta que não foi por nenhuma maldade que ele cometeu, mas porque ele havia obedecido a Deus, que os homens em geral reprovado e o condenou precipitadamente. É uma fonte de grande consolo para os verdadeiros crentes quando eles podem protestar que têm a garantia e o chamado de Deus por tudo o que empreendem ou se envolvem. Se somos odiados pelo mundo por fazer uma confissão pública da fé, algo que devemos esperar, sendo evidente pela observação que os iníquos normalmente nunca são mais ferozes do que quando atacam a verdade de Deus e a verdadeira religião, temos terreno para ter dupla confiança. (74) Também aprendemos nesta passagem o quão monstruosa é a malícia dos homens, que se convertem em um campo de reprovação e repreendem o zelo pela glória divina pela qual os verdadeiros crentes são animados. (75) Mas é bom para nós que Deus não apenas limpe as censuras com as quais os iníquos nos carregam, mas também os enobrece, a ponto de superar todas as honras e triunfos do mundo. O salmista agrava ainda mais sua reclamação pela circunstância adicional, de que ele foi cruelmente rejeitado por suas próprias relações e amigos; pelo qual somos ensinados, que quando, por nossa dedicação à causa da religião, não podemos evitar excitar o descontentamento de nossos irmãos contra nós, é nosso dever simplesmente seguir a Deus e não conferir com carne e sangue.

Comentário de John Wesley

Porque por tua causa sofri repreensão; vergonha cobriu meu rosto.

Por tua causa – Por minha obediência aos teus mandamentos, e zelo pela tua glória.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *