Estudo de Salmos 7:6 – Comentado e Explicado

Levantai-vos, Senhor, na vossa cólera; erguei-vos contra o furor dos que me oprimem, erguei-vos para me defender numa causa que tomastes a vós.
Salmos 7:6

Comentário de Albert Barnes

Levanta-te, ó Senhor, na tua ira – Ou seja, punir aquele que assim me perseguir injustamente. Veja as notas no Salmo 3: 7 .

Levante-se – Como se ele estivesse deitado em repouso e inação. A idéia é derivada de um guerreiro chamado a sair e encontrar um inimigo.

Por causa da raiva dos meus inimigos – Não apenas desse inimigo em particular, mas daqueles que estavam associados a ele, e talvez de todos os seus inimigos. Davi sentiu, nessa ocasião, que estava cercado por inimigos; e ele clama a Deus para interferir e salvá-lo.

E acordado para mim – ou, em meu nome. A palavra “acordado” é uma expressão ainda mais forte do que as que ele usava antes. Isso implica que alguém estava dormindo e insensível ao que ocorreu, e se dirige a Deus “como se” Ele tivesse sido insensível aos perigos que o cercavam.

Para o julgamento que você ordenou – Executar o julgamento que você designou ou ordenou. Isto é, Deus, em sua lei, ordenou que a justiça fosse feita e se proclamou um Deus de justiça – exigindo que o direito fosse feito na terra e declarando-se, em todos os casos, o amigo do direito. Davi agora o apela e pede que ele se manifeste nesse caráter, executando neste caso a justiça que ele exigia sob os grandes princípios de sua administração. Ele ordenou que a justiça fosse feita em todos os casos. Ele exigira que os iníquos fossem punidos. Ele ordenara que os magistrados executassem a justiça. De acordo com esses grandes princípios, Davi agora pede a Deus que se manifeste como amigo da justiça e mostre, nesse caso, os mesmos princípios e o mesmo respeito à justiça que ele exigia em outros. É uma petição sincera que ele reivindique seus próprios princípios de administração.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 7: 6 . Levanta-te, ó Senhor, na tua ira, etc. – Isso supõe que Deus determinou que um julgamento exato e solene deveria uma vez ou outra passar sobre o mundo; e ele reza para que ele acorde e se levante para executá-lo.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 7: 6 . Levanta-te, ó Senhor, em tua ira – opõe tua justa ira à sua ira sem causa e pecaminosa contra mim. Ergue-te – Hebraico, ????? , hinnasee, sê exaltado; glorifique a si mesmo e mostre que está acima deles. Acordado para mim para o julgamento, & c. – Para executar aquela sentença justa que você ordenou – Ou seja, designada e declarada pelo teu santo profeta Samuel. Assim, para um protesto de inocência, ele acrescenta uma oração por julgamento sobre o caso, formada por duas considerações: 1) a fúria irracional e implacável de seus perseguidores; 2d, a justiça que Deus ordenou que outros executassem, e que, portanto, ele mesmo executaria sem dúvida nessas ocasiões.

Comentário de Adam Clarke

Levanta-te, Senhor, na tua ira – A ti comprometo a minha causa; levante-se e sente-se no trono do teu julgamento em meu favor.

Comentário de John Calvin

6 Levanta-te, ó Jeová David aqui coloca a ira de Deus em oposição à ira de seus inimigos; e quando estamos em circunstâncias semelhantes, devemos agir da mesma maneira. Quando os ímpios estão inflamados contra nós, e lançam sua ira e fúria para nos destruir, devemos humildemente suplicar que Deus se inflama também ao seu lado; em outras palavras, mostrar na verdade que ele tem, não menos zelo e poder para nos preservar, do que eles têm a tendência de nos destruir. A palavra, Levanta-se, é tomada em sentido figurado, para ascender a um tribunal, ou melhor, preparar-se para fazer resistência; e isso é aplicado aqui a Deus, porque, embora ele se atrase para nos socorrer, somos muito propensos a pensar que ele está dormindo. Da mesma forma, Davi também, pouco depois, pede que ele acorde; pois, por parte de Deus, parecia algo como o esquecimento do sono não dar assistência a um indivíduo que estava tão aflito e oprimido em todas as mãos.

No final do versículo, ele mostra que não pede nada além do que está de acordo com a designação de Deus. E esta é a regra que deve ser observada por nós em nossas orações; devemos em tudo adaptar nossos pedidos à vontade divina, como João também nos instrui ( 1 João 5:14 .) E, de fato, nunca podemos orar com fé, a menos que atendamos, em primeiro lugar, ao que Deus ordena. , para que nossas mentes não possam começar apressadamente e de forma aleatória, desejando mais do que nos é permitido desejar e orar. Davi, portanto, para orar corretamente, se apóia na palavra e na prosa de Deus; e a importância de seu exercício é esta: Senhor, eu não sou guiado por ambição, ou paixão tola e obstinada, ou desejo depravado, sem pensar em pedir de ti o que é agradável à minha carne; mas é a clara luz da tua palavra que me dirige, e dela dependo firmemente. Visto que Deus, por seu próprio prazer, o chamou para ser um dia rei, lhe cabia defender e manter os direitos do homem que ele escolhera para seu servo. A linguagem de Davi, portanto, é a mesma que se ele dissesse: “Quando eu estava bem contente com minha humilde condição na vida privada, era seu prazer me destacar da posição honrosa de ser rei; agora, portanto, pertence a ti manter essa causa contra Saul e seus associados, que estão usando seus esforços para derrotar o seu decreto, fazendo guerra contra mim. ” A palavra hebraica ???? , urah, que nós despertamos, (105) também pode ser usada transitivamente para edificar ou estabelecer o direito de Davi. A soma do todo, no entanto, chega a isso, que Davi, confiando no chamado de Deus, pede que ele estenda a mão para seu alívio. Os fiéis devem, portanto, tomar cuidado para não exceder esses limites, se desejam ter Deus presente com eles para mantê-los e preservá-los.

Comentário de John Wesley

Levanta-te, Senhor, na tua ira, levanta-te por causa da ira dos meus inimigos; e desperta para mim no juízo que tu ordenaste.

Erga-se – glorifique-se e mostre-se acima deles.

Ordenado – Para executar aquela sentença justa que você ordenou, designou e declarou pelo teu profeta Samuel.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *