Estudo de Salmos 71:1 – Comentado e Explicado

É em vós, Senhor, que procuro meu refúgio; que minha esperança não seja para sempre confundida.
Salmos 71:1

Comentário de Albert Barnes

Em ti, Senhor, eu confio – Veja as notas no Salmo 25: 2 . Compare o Salmo 22: 4-5 ; Salmo 31: 1 .

Nunca me deixe confundir – Nunca me envergonhe; isto é, não me decepcione tanto com a confiança que deposito em ti a ponto de ter ocasião de sentir vergonha por ter feito isso.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 71.

Davi, confiante na fé e na experiência do favor de Deus, ora por si mesmo e contra os inimigos de sua alma: ele promete constância; ele ora por perseverança; ele louva a Deus e promete fazê-lo alegremente.

Esse salmo é tão parecido com o anterior que, talvez, diz o Sr. Mudge, como é sem título, é uma continuação desse salmo: o autor reconhece a série contínua da bondade de Deus para ele, mesmo desde seu nascimento, e implora que ele não o deixe agora, na velhice, para a malícia de seus inimigos, mas para lhe conceder proteção. No final, ele tem certeza disso, e finalmente o obtém, e louva a Deus por isso. Os judeus que foram levados cativos para a Babilônia, com o rei Joachim, fizeram uso desse salmo, como aparece no título da Vulgata e da LXX. Veja Salmos 31.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 71: 1-3 . Em ti, ó Senhor, etc. – Ver notas nos Salmos 31: 1 . Tu tens mandado me salvar – Pelo qual ele entende o propósito e a promessa de Deus, e sua providência vigiando para executá-los, todos os quais são tão poderosos quanto um mandamento.

Comentário de Scofield

Confiar em

(Veja Scofield “ Salmos 2:12 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

confio = fugi para me refugiar. Hebraico. hasah . App-69.

confusão = vergonha.

Comentário de John Calvin

1. Em ti, ó Jeová! eu coloco minha confiança. Pensa-se que a ocasião da composição deste salmo foi a conspiração de Absalão; e a referência particular que Davi faz à velhice torna essa conjectura improvável. Como quando nos aproximamos de Deus, é somente a fé que abre o caminho para nós, Davi, a fim de obter o que buscava, protesta, de acordo com sua maneira usual, que ele não derramará no trono da graça orações hipócritas, mas se entrega a Deus com sinceridade de coração, plenamente convencido de que sua salvação está depositada na mão divina. O homem cuja mente está em constante flutuação, e cuja esperança é dividida por se voltar em direções diferentes, em cada uma das quais procura libertação, ou que, sob a influência do medo, discute consigo mesmo ou que obstinadamente recusa a assistência divina, ou que se preocupa e cede à impaciência inquieta, é indigno de ser socorrido por Deus. A partícula ????? , leolam, no final do primeiro verso, que traduzimos para sempre, admite um duplo sentido, como mostrei nos Salmos 31: 1 . Isso implica tacitamente um contraste entre as atuais calamidades de Davi e a feliz questão que ele antecipou; como se ele tivesse dito: Senhor, eu deito no pó no momento, como alguém confuso; mas chegará o tempo em que me concederás libertação. Ou não ter vergonha para sempre, significa nunca ter vergonha. Como esses versículos quase correspondem ao início do 31º salmo, eu me referiria àquele lugar para as observações explicativas que aqui propositalmente omito, não desejando tributar a paciência de meus leitores por repetições desnecessárias.

Nestas palavras do terceiro versículo, no qual eu posso entrar o tempo todo, que não podem ser encontradas no outro salmo, Davi ora brevemente para que ele tenha acesso tão fácil e fácil a Deus para socorro, a fim de encontrar nele um refúgio seguro sempre que ameaçado por qualquer perigo imediato. Senhor! como se ele tivesse dito, que eu sempre encontre socorro pronto em ti, e me encontre com um sorriso de benignidade e graça, quando eu me entregar a ti. A expressão que se segue, você deu o mandamento de me salvar, é resolvida por alguns intérpretes para o clima optativo; como se Davi pedisse que ele estivesse comprometido com a guarda dos anjos. Mas é melhor reter o pretérito do verbo e entendê-lo como encorajador, a partir de sua experiência em tempos passados, a esperar uma questão feliz para suas calamidades presentes. Tampouco há necessidade de limitar aos anjos o verbo, que deste o mandamento. Deus, sem dúvida, os emprega na defesa de seu povo; mas como ele possui inúmeras maneiras de salvá-los, a expressão, eu concebo, é usada indefinidamente, para nos ensinar que ele dá mandamentos a respeito da salvação de seus servos, conforme ele propôs, sempre que ele dá algum sinal manifesto de sua existência. favor a eles em sua providência; e o que ele determinou em sua própria mente, ele executa algumas vezes apenas com seu aceno de cabeça e outras vezes com a instrumentalidade de homens ou outras criaturas. Enquanto isso, Davi gostaria de dizer que esse é o poder totalmente suficiente de Deus considerado intrinsecamente, que, sem recorrer a nenhuma ajuda estrangeira, somente seu mandamento é abundantemente adequado para efetuar nossa salvação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *