Estudo de Salmos 72:15 – Comentado e Explicado

Assim ele viverá e o ouro da Arábia lhe será ofertado; por ele hão de rezar sempre e o bendirão perpetuamente.
Salmos 72:15

Comentário de Albert Barnes

E ele viverá – No que diz respeito à corrente aqui, isso pode se referir ao rei – o Messias – ou aos pobres e oprimidos. Se o primeiro, significa que a vida do Messias seria perpétua; que ele não seria cortado como outros soberanos; que não haveria mudança de dinastia; que ele seria, como rei, o mesmo – imutável e imutável – em todas as gerações de pessoas e em todas as revoluções que ocorrem na terra. Isso estaria de acordo com a verdade e com o que é dito em outro lugar sobre o Messias; mas, talvez, a interpretação mais correta seja a última – que se refere ao homem pobre e oprimido – significando que ele viveria para trazer uma oferta ao Messias e orar pela extensão de seu reino na terra.

E a ele será dado – Margem, “um dará”. Literalmente, “ele dará a ele”; isto é, o homem que desfrutou de sua proteção e que foi salvo por ele fará isso. Como sinal de sua gratidão e como expressão de sua submissão, ele trará para ele uma oferta cara, o ouro de Sabá.

Do ouro de Sabá – Um dos presentes mencionados no Salmo 72:10 , como proveniente de Sabá. Compare Isaías 43: 3 ; Isaías 45:14 . O significado é que aqueles que são redimidos por ele – que lhe devem muito por protegê-los e salvá-los – trarão as coisas mais valorizadas da terra, ou lhe consagrarão tudo o que são e tudo o que possuem. Compare Isaías 60: 5-7 , Isaías 60: 13-17 .

A oração também será feita por ele continuamente – Não por ele pessoalmente, mas pelo sucesso de seu reinado, pela extensão de seu reino. A oração feita por “isso” é feita por “ele”, pois ele é identificado com isso.

E diariamente ele será louvado – Todos os dias; constantemente. Não será apenas em intervalos determinados e distantes – em épocas determinadas e em ocasiões especiais -, mas aqueles que o amam o fazem todos os dias. Não é necessário dizer que isso está de acordo com a verdade em referência àqueles que são amigos e seguidores do Messias – o Senhor Jesus. Suas vidas são vidas de louvor e gratidão. De suas habitações diariamente o elogio sobe a ele; dos seus corações o louvor é constante; elogios proferidos no armário e na família; louvores saíam do coração, seja na fazenda, na oficina, em uma jornada ou nos movimentados mercados do comércio. Chegará o tempo em que isso será universal; quando aquele que puder olhar de relance a condição do mundo, verá que é um mundo de louvor; quando aquele que olha para todos os corações no mesmo momento verá um mundo cheio de gratidão.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 72:15 . E ele viverá – a vida e o reinado de Salomão serão longos e prósperos: e aquele a quem Salomão tipificou viverá para sempre, e seu reino não terá fim. E a ele será dado o ouro de Sabá, etc. – Quanto mais ele viver e reinar, mais ricos serão trazidos a ele, como haverá a Cristo dos países do leste, Mateus 2:11 ; embora expressões como essas, usadas em Cristo e em seu reino, sejam comumente entendidas em sentido espiritual. A oração também será feita por ele – Seus súditos serão obrigados e entusiasmados por seu governo justo e feliz a orar com entusiasmo e frequência por ele. Em hebraico, ????? ???? ???? , jithpallel bagnado tamid, a intercessão será feita em sua conta incessantemente: 1º, por causa de Salomão, para que sua vida seja preservada e a prosperidade de seu reinado continue e se estabeleça. E, 2d, por Cristo; não de fato considerado pessoalmente; nesse sentido, ele não precisava das intercessões ou orações de seus súditos, mas pela proteção de sua verdade, causa e povo, e pelo aumento e consumação de seu reino. E diariamente ele será louvado – Os mais altos louvores e louvores do governo justo e gracioso de Salomão preencherão continuamente os meses dos homens; e diariamente Cristo será “louvado por seu povo pelas riquezas de sua graça, por todos os confortos de seu Espírito e por todas as esperanças de glória que possuem por meio dele”.

Comentário de E.W. Bullinger

ele viverá. O sotaque ( rebia ) de “ele” a marca como enfática e distinta dos plurais dos versos anteriores, e traduzida como “eles”, como está na versão revisada. Veja a estrutura e observe os membros “2- 4 “e” 12-14 “, que tratam a bondade do Messias para com os pobres. É nos Salmos 72:10 e nos Salmos 72:15 que os temos, e seus dons a Ele. Ele, o Cabeça, entrega e os salva, e eles, nos Salmos 72:15 , trazem a Ele uma mão liberal, um coração que ora e uma língua de louvor.

viver = viver para sempre. Veja nota em Levítico 18: 5 .

dado, & c. Salomão, o tipo ( 1 Reis 10: 2 , 1 Reis 10:10 ; 2 Crônicas 9: 1 ). Realização em Cristo, o Antítipo.

ouro. Figura do discurso Synecdoche (das espécies), “ouro” sendo colocado para presentes preciosos. Compare Isaías 60: 6 .

para = para.

diariamente = o dia todo.

Comentário de Adam Clarke

A ele será dado o ouro de Sabá – Os árabes prestarão homenagem a ele.

Também será feita oração por ele continuamente – Em todos os países conquistados, duas coisas marcaram a sujeição do povo:

  1. O dinheiro deles estava marcado com o nome do conquistador.
  • Eles foram obrigados a orar por ele em seus atos de culto público.
  • Diariamente ele será louvado – Ele não deve agir pelos conquistados como conquistadores em geral: ele os tratará com benignidade; e lhes dará as mesmas leis e privilégios que seus súditos naturais e, portanto, “ele será louvado diariamente”. Todos falarão bem dele.

    Comentário de John Calvin

    15. E ele viverá. Referir a palavra viver aos pobres, como alguns fazem, parece forçado. O que Davi afirma é que este rei será recompensado com vida longa, o que não é a menor das bênçãos terrenas de Deus. As palavras que se seguem devem ser lidas indefinidamente, isto é, sem determinar nenhuma pessoa em particular; (140) como se tivesse sido dito: O ouro da Arábia lhe será dado, e em todo lugar serão feitas orações por sua prosperidade. Portanto, há novamente uma repetição do que foi dito anteriormente a respeito de seu poder; pois, se a Arábia lhe prestar homenagem, quão vasta quantidade de riquezas será recolhida de tantos países mais próximos de casa! É verdade que Cristo não reina para acumular ouro, mas Davi pretendia ensinar por essa figura que mesmo as nações que eram mais remotas lhe renderiam tal homenagem, a ponto de render-se a ele e a tudo o que possuíam. Não é incomum que a glória do reino espiritual de Cristo seja retratada sob imagens de esplendor externo. Davi, em conformidade com esse estilo usual das Escrituras, predisse aqui que o reino de Cristo seria distinguido por sua riqueza; mas isso deve ser entendido como se referindo ao seu caráter espiritual. Daí parece que os Papistas perversamente e perversamente perverteram essa passagem, e fizeram com que ela mantivesse o propósito de procurar entre si as riquezas perecíveis do mundo. Além disso, quando ele fala das orações comuns do povo, pelas quais eles recomendam a prosperidade do rei aos cuidados de Deus, ele sugere que eles ficarão tão satisfeitos por serem seus súditos, que não contarão nada. desejável que submeta toda a sua autoridade. Muitos, sem dúvida, rejeitam seu jugo, e os hipócritas se preocupam e murmuram secretamente em seus corações, e extinguiriam alegremente toda lembrança de Cristo, se estivesse em seu poder; mas o interesse afetuoso predito aqui é o que todos os verdadeiros crentes têm o cuidado de cultivar, não apenas porque orar pelos reis terrestres é um dever que lhes é imputado na Palavra de Deus, mas também porque eles devem sentir um desejo e solicitude especiais pela fé. ampliação dos limites deste reino, no qual brilha a majestade de Deus, e seu próprio bem-estar e felicidade estão incluídos. Por conseguinte, nos Salmos 118: 25 , encontraremos uma forma de oração ditada para toda a Igreja: Que Deus abençoe esse rei; não que Cristo precise de nossas orações, mas porque justamente exige de seus servos essa manifestação ou prova da verdadeira piedade; e com isso eles também podem exercitar-se em orar pela vinda do reino de Deus.

    Comentário de John Wesley

    E ele viverá, e a ele será dado o ouro de Sabá; também será feita oração por ele continuamente; e diariamente será louvado.

    Vivo – Longo e próspero, como Salomão: sim, eternamente como Cristo.

    Ouro – Isso foi feito para Salomão, 1 Reis 10:15 , e para Cristo, Mateus 2:11 . Mas expressões como essas usadas por Cristo e seu reino são comumente entendidas no sentido espiritual.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *