Estudo de Salmos 73:11 – Comentado e Explicado

E dizem então: Porventura Deus o sabe? Tem o Altíssimo conhecimento disto?
Salmos 73:11

Comentário de Albert Barnes

E eles dizem – Seu povo diz. A conexão exige essa interpretação. O significado é que seu povo, ao voltar repetidamente a esse assunto, Salmo 73:10 , é obrigado a fazer essa pergunta. Eles são compelidos por esses fatos a iniciar investigações tão dolorosas sobre Deus; e por mais angustiantes que sejam as perguntas e as dúvidas que elas envolvem, esses pensamentos passam por sua mente, embora, para evitar causar dor desnecessária àqueles que não têm tais perplexidades e dificuldades, eles guardam esses pensamentos para si mesmos, Salmo 73: 15

Como Deus sabe? Ou seja, como esses fatos podem ser reconciliados com a onisciência de Deus? Como é que ele vê tudo isso, e ainda sofre que isso ocorra, ou que ele não se interpõe para evitá-lo? Não é uma inferência justa desses fatos que Deus “não os vê” e que ele “não” é um Ser Onisciente? Pode ser explicado, pode-se acreditar, que Deus vê tudo isso, e que ele olha com calma, e não faz nada para impedi-lo? Se ele vê, por que ele não interpõe e acaba com isso? Essas perplexidades não se limitaram ao salmista. Eles são os que foram sentidos por pessoas boas em todas as idades; e ninguém ainda foi capaz de fornecer uma solução totalmente livre de dificuldades.

E existe conhecimento no Altíssimo? Pode haver em Deus o conhecimento desses fatos? Não somos levados à conclusão de que ele deve ser ignorante deles? pois, se os conhecesse, ele não se interporia para evitá-los? Como “pode” ser consistente com a idéia de que ele “os conhece” e “os vê”, que “não” interpõe e que ele sofre que essas coisas ocorram sem qualquer tentativa de verificar esses males? Quem, mesmo agora, pode responder a essas perguntas?

Comentário de Joseph Benson

Salmos 73:11 . E eles dizem – Nomeadamente, os ímpios, descritos nos versículos anteriores (versículo 10, entrando por parênteses), ou as pessoas que confederam com eles, ou que recaem sobre eles. Pois essas e tais opiniões e discursos semelhantes são frequentemente atribuídos aos carnais e maus nas Escrituras, mas nunca a qualquer homem de bem. Algumas dessas expressões foram de fato impostas a Jó por seus amigos, mas, embora ele tivesse usado muitos discursos intemperados, ele deserdou totalmente essas. Como Deus sabe? Existe conhecimento, etc. – Como se dissessem: Visto que blasfemadores de Deus e inimigos de toda a bondade são coroados com tantas bênçãos, como é credível que haja um Deus que veja e ordene os assuntos deste mundo inferior? Pois se Deus sabia dessas coisas, e se preocupava com os assuntos aqui abaixo, ele certamente não poderia nem iria permitir que eles fossem assim administrados.

Comentário de E.W. Bullinger

Quão . . . ? existe . . . ? Figura do discurso Erotose.

DEUS. El hebraico App-4.

MAIS ALTA. Hebraico. Elyon. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Eles dizem: Como Deus sabe? Meu povo está tão tropeçado com a prosperidade dos ímpios, que está pronto na tentação de dizer: “Certamente Deus não pode conhecer essas coisas, ou ele nunca dispensaria seus favores assim”. Outros consideram essas palavras como o ditado dos ímpios: “Podemos oprimir essas pessoas como quisermos e viver como listamos; Deus não sabe nada sobre isso”.

Comentário de John Calvin

11. E eles dizem: Como Deus sabe? Alguns comentaristas sustentam que o Profeta aqui retorna aos ímpios e relata as zombarias e blasfêmias com as quais eles se estimulam e se agitam para cometer pecado; mas disso não posso aprovar. Davi explica o que ele havia declarado no versículo anterior, sobre o fato de que os fiéis caem em maus pensamentos e imaginações perversas quando a prosperidade de curta duração dos ímpios deslumbra seus olhos. Ele nos diz que eles começam a questionar se existe conhecimento em Deus. Entre os homens do mundo, essa loucura é muito comum. Ovídio fala assim em um de seus versos:

Sollicitor nullos esse putare deos ;”
“Estou tentado a pensar que não há deuses.”

Foi, de fato, um poeta pagão que falou dessa maneira; mas como sabemos que os poetas expressam os pensamentos comuns dos homens e a linguagem que geralmente predomina em suas mentes (181) , é certo que ele falou, por assim dizer, na pessoa da grande massa da humanidade, quando francamente confessou que, assim que qualquer adversidade acontece, os homens esquecem todo o conhecimento de Deus. Eles não apenas duvidam da existência de um Deus, mas também entram em debate e o repreendem. O que mais é o significado dessa reclamação que encontramos no antigo poeta latino

Nec Saturnius haec oculis pater adspicit aequis :”

“O grande deus, filho de Saturno, também não considera essas coisas com olhos imparciais” – mas que a mulher, de quem ele fala, acusa seu deus Júpiter de injustiça, porque ela não foi tratada da maneira que ela desejado? É então muito comum, entre a parte incrédula da humanidade, negar que Deus cuida e governa o mundo, e sustentar que tudo é resultado do acaso. (182) Mas aqui Davi nos informa que até mesmo os verdadeiros crentes tropeçam nesse aspecto: não que eles entrem nessa blasfêmia, mas porque são incapazes, de uma só vez, de manter suas mentes sob restrição quando Deus parece deixar de executar suas ações. escritório. A exposição de Jeremias é bem conhecida,

“Justo és tu, Senhor! quando imploro contigo; todavia, deixe-me falar contigo dos teus juízos: Por que prospera o caminho dos ímpios? Por que todos eles são felizes e lidam com muita traição? ( Jeremias 12: 1 )

Parece nessa passagem que até os piedosos são tentados a duvidar da Providência de Deus, mas, ao mesmo tempo, as dúvidas sobre esse assunto não se aprofundam muito em seus corações; pois Jeremias no início protesta o contrário; e, ao fazê-lo, coloca um freio em si mesmo. Contudo, eles nem sempre antecipam com tanta rapidez as armadilhas de Satanás, a fim de evitar perguntar, sob a influência de um espírito duvidoso, como isso pode acontecer, se Deus realmente considera o mundo, que ele não remedie a grande confusão que nele prevalece. ? Daqueles que impiedosamente protestam contra Deus ao negar sua Providência, existem dois tipos. Alguns derramam abertamente suas blasfêmias, afirmando que Deus, deliciando-se com facilidade e prazer, não se importa com nada, mas deixa o governo de todas as coisas ao acaso. Outros, embora mantenham seus pensamentos sobre esse assunto para si mesmos, e sejam silenciosos diante dos homens, ainda assim não cessam de se preocupar secretamente com Deus, e de acusá-lo de injustiça ou indolência, conivendo com a maldade, negligenciando o que é piedoso e permitindo que todos coisas a envolver-se em confusão e a destruir. Mas o povo de Deus, antes que esses pensamentos perversos e detestáveis ??penetrem profundamente em seus corações, se afunda no seio de Deus, (183) e seu único desejo é concordar com seus julgamentos secretos, cuja razão lhes está oculta. O significado desta passagem, portanto, é que não apenas os ímpios, quando vêem as coisas no mundo tão cheias de desordem, concebem apenas um governo cego, que eles atribuem à fortuna ou ao acaso; mas que mesmo os verdadeiros crentes são abalados, de modo a duvidar da Providência de Deus; e que, a menos que fossem maravilhosamente preservados por sua mão, seriam completamente engolidos neste abismo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *