Estudo de Salmos 77:15 – Comentado e Explicado

Com o poder de vosso braço resgatastes vosso povo, os filhos de Jacó e de José.
Salmos 77:15

Comentário de Albert Barnes

Tu tens com o teu braço – Ou seja, com força ou poder, o braço sendo um símbolo de força. Êxodo 6: 6 ; Êxodo 15:16 ; Salmo 10:15 .

Redimiu o teu povo – Tu os resgataste ou livrou da escravidão egípcia. Veja as notas em Isaías 43: 3 .

Os filhos de Jacó e José – Os descendentes de Jacó e José. Jacó é mencionado porque ele era o ancestral das doze tribos; José, porque ele era notável ou eminente entre os filhos de Jacó, e particularmente porque ele desempenhou uma parte tão importante nos assuntos do Egito, de cujo domínio eles foram redimidos.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 77:15 . Os filhos de Jacó e José O povo dos judeus é muito bem denominado os filhos de José, assim como de Jacó. Pois, como Jacó era, sob Deus, o autor de seu ser; José também foi o seu preservador. O parafrast de Chaldee entendeu assim; os filhos que Jacó gerou e José nutriram. A alusão neste e nos versículos seguintes é a libertação dos israelitas do Egito; e a clara inferência é que se pode esperar que a mesma bondade e poder proporcionem a mesma salvação no presente desânimo e angústia. Veja a 26ª Preleção do Bispo Lowth para uma crítica a este salmo.

Comentário de E.W. Bullinger

Joseph. Porque seus filhos não eram os filhos diretos de Jacó.

Selah. Conectando a redenção do Egito com a realização, conforme registrado nas “escrituras da verdade” . Veja App-66.

Comentário de Adam Clarke

O filho. de Jacó e José – “ Os filhos que Jacó gerou e José nutriram”. diz o Chaldee. Os israelitas são apropriadamente chamados de filhos de José, bem como de Jacó, vendo Efraim e Manassés, seus filhos, serem levados para o número das tribos. Toda a parte final deste salmo refere-se à libertação dos israelitas do Egito; e o salmista usa isso como argumento para excitar a expectativa dos cativos. Como Deus livrou nossos pais do Egito, também podemos esperar que ele nos livre da Caldéia. Exigiu que seu braço fizesse o primeiro, e esse braço não é encurtado e não pode ser salvo.

Comentário de John Calvin

15. Tu remiste o teu povo pelo teu braço. O salmista aqui celebra, acima de todas as maravilhosas obras de Deus, a redenção do povo escolhido, para o qual o Espírito Santo em toda parte das Escrituras convida a atenção dos verdadeiros crentes, a fim de incentivá-los a nutrir a esperança de sua salvação. É sabido que o poder de Deus naquele tempo se manifestou aos gentios. A verdade da história, de fato, através do artifício de Satanás, foi corrompida e falsificada por muitas fábulas; mas isso deve ser imputado à maldade daqueles a quem aqueles trabalhos maravilhosos foram realizados, que, embora os vissem, preferiram cegar os olhos e disfarçar a verdade de sua existência, do que preservar o verdadeiro conhecimento deles. (301) Como podemos explicar o fato de que eles fizeram Moisés ser eu não sei que tipo de mágico ou encantador, e inventamos tantas histórias estranhas e monstruosas que Josefo reuniu em seu trabalho contra Apion, mas sob o princípio que era seu propósito deliberado enterrar no esquecimento o poder de Deus? Não é, contudo, tanto o desígnio do profeta condenar os gentios do pecado da ingratidão, como fornecer a si e aos outros filhos de Deus matéria de esperança e de suas próprias circunstâncias; pois na época mencionada, Deus exibiu abertamente para o benefício de todas as eras futuras uma prova de seu amor para com o povo escolhido. A palavra braço é aqui colocada metaforicamente para um poder de caráter extraordinário e digno de lembrança. Deus não libertou seu povo antigo secretamente e de maneira comum, mas abertamente e, por assim dizer, com o braço estendido. O profeta, chamando as tribos escolhidas de filhos de Jacó e José, atribui a razão pela qual Deus as considerou como seu povo. A razão é que, por causa da aliança em que ele entrou com seus ancestrais divinos. As duas tribos que descendem dos dois filhos de José derivaram sua origem de Jacó, assim como do resto; mas o nome de José é expresso para lhe dar honra, por cuja instrumentalidade toda a raça de Abraão foi preservada em segurança. (302)

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *