Estudo de Salmos 79:10 – Comentado e Explicado

Por que hão de dizer as nações pagãs: Onde está o seu Deus? Mostrai-lhes, a esses pagãos, diante de nossos olhos, que pedireis conta do sangue de vossos fiéis, por eles derramado.
Salmos 79:10

Comentário de Albert Barnes

Por que os pagãos deveriam dizer Onde está o Deus deles? as nações. Por que esse procedimento de tolerância em relação a eles deve ser levado a fazer a pergunta se Deus é capaz de puni-los ou a concluir que ele não é o Deus daqueles que professam adorá-lo. Ver Salmo 42: 3 , nota; Salmo 42:10 , note.

Que ele seja conhecido entre os pagãos – Que ele se manifeste entre eles que eles não podem deixar de ver que ele é Deus; que ele é um Deus justo; que ele é o amigo e protetor de seu povo.

À nossa vista – Para que possamos vê-lo; ou, para que se possa ver que ele é nosso Amigo e Protetor.

Pela vingança do sangue dos teus servos que é derramado – Margem, vingança. A verdadeira idéia é: “Deixe a vingança do sangue de teus servos – o sangue derramou ou derramou, seja conhecido entre as nações à nossa vista. ” A oração é que Deus interponha tanto que não havia dúvida de que foi por causa do sangue de seu povo que foi derramado por seus inimigos. É uma oração para que apenas o castigo possa ser executado – uma oração que pode ser oferecida a qualquer momento.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 79:10 . Seja ele conhecido entre os gentios ; faça-se conhecido entre as nações. Verde.

Comentário de E.W. Bullinger

Portanto. . . ? Figura do discurso Erotose. App-6. Compare Salmos 79: 5 .

Por. Forneça reticências da linha anterior: “[Seja] que a vingança … [seja conhecida]” , & c.

Comentário de Adam Clarke

Onde está o Deus deles? Mostre onde você está se levantando para nossa redenção e a imposição de punição merecida sobre nossos inimigos.

Comentário de John Calvin

10. Por que os pagãos deveriam dizer: Onde está o Deus deles? Aqui, o povo de Deus, insistindo em seu nome como um apelo ao trono da graça: faça-o em um sentido diferente daquele em que o haviam pedido antes. Ele estende sua compaixão por nós pelo seu próprio nome; pois, como ele é misericordioso e tem a boca fechada, para que somente ele seja considerado justo, ele perdoa livremente nossos pecados. Mas aqui, os fiéis imploram que ele não permita que seu nome sagrado seja exposto às blasfêmias e insultos dos iníquos. A partir disso, somos ensinados a não orar da maneira correta, a menos que uma preocupação com nossa própria salvação e zelo pela glória de Deus sejam inseparavelmente unidos em nosso exercício. A partir da segunda cláusula do versículo, pode-se levantar a mesma pergunta que acabamos de responder. Embora Deus declare que ele executará vingança contra nossos inimigos, não temos garantia de sede de vingança quando estivermos feridos. Lembremos que esta forma de oração não foi ditada para todos os homens indiscriminadamente, para que pudessem usá-la sempre que impelidas por suas próprias paixões, mas que, sob a orientação e instrução do Espírito Santo, poderiam advogar a causa da Igreja inteira, em comum, contra os iníquos. Se, portanto, oferecermos a Deus uma oração como essa de maneira correta, em primeiro lugar, nossas mentes devem ser iluminadas pela sabedoria do Espírito Santo; e, segundo, nosso zelo, que muitas vezes é corrompido pelos afetos turvos da carne, deve ser puro e bem regulado; e então, com um zelo tão puro e bem-humorado, podemos suplicar legalmente a Deus que nos mostre, por exemplos evidentes, quão preciosa, aos seus olhos, é a vida de seus servos, cujo sangue ele vinga. Os fiéis não devem ser entendidos como expressando qualquer desejo de serem inundados com a visão do derramamento de sangue humano, (381) como se desejassem avidamente por ele: eles apenas desejam que Deus lhes conceda alguma confirmação de sua fé, em o exercício de seu amor paternal que se manifesta quando ele vinga os erros cometidos ao seu próprio povo. (382) É mais para ser notado que a denominação, servos de Deus, é dada àqueles que, no entanto, foram justamente punidos por causa de seus pecados; pois embora ele possa nos castigar, ele não nos rejeita imediatamente, mas, pelo contrário, testemunha com isso que nossa salvação é o objeto de seus cuidados. Novamente, sabemos que quando a ira de Deus se estende por todo o corpo da Igreja, à medida que nela se misturam os bons e os maus, os primeiros são punidos em comum com os segundos, assim como Ezequiel, Jeremias, Daniel, e outros, foram levados em cativeiro. É verdade que eles não eram totalmente irrepreensíveis; mas é certo que uma calamidade tão grande não foi trazida aos judeus por causa deles. Na pessoa deles, houve um espetáculo para os ímpios, para que eles pudessem ser os mais profundamente afetados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *