Estudo de Salmos 79:5 – Comentado e Explicado

Até quando, Senhor?… Será eterna vossa cólera? Será como um braseiro ardente o vosso zelo?
Salmos 79:5

Comentário de Albert Barnes

Quanto tempo, senhor? Veja Salmo 74: 1 , nota; Salmo 74:10 , note; e Salmo 77: 7-9 , notas. Essa é a linguagem, não da impaciência, mas da ansiedade; não de reclamar, mas de admirar. É uma linguagem como a que o povo de Deus costuma ser obrigado a empregar sob duras provações – provações que duram tanto que parece que nunca terminariam.

O teu ciúme queimará como fogo? Ou seja, deve continuar a queimar como fogo? Deve nos consumir totalmente? Sobre a palavra ciúme, veja as notas no Salmo 78:58 .

Comentário de E.W. Bullinger

Quão mais . . . ? Figura do discurso Erotose. App-6. Compare ( Salmos 79: 5 ) com ( Salmos 79:10 ).

Comentário de Adam Clarke

Quanto tempo, senhor? Continuarás a tua ira contra nós, e nos deixará insultar, e blasfemarás?

Comentário de John Calvin

5 Até quando, ó Jeová! ira-te para sempre? Já observei que essas duas expressões, por quanto tempo e para sempre, quando unidas, denotam uma continuidade prolongada e ininterrupta de calamidades; e que não há aparência, quando se olha para o futuro, da sua chegada ao término. Podemos, portanto, concluir que essa reclamação não foi encerrada dentro de um ou dois meses após o início da perseguição contra a Igreja, mas em um momento em que os corações dos fiéis estavam quase partidos pelo cansaço produzido pelo sofrimento prolongado. Aqui eles confessam que o grande acúmulo de calamidades com as quais são sobrecarregados deve ser atribuído à ira de Deus. Sendo totalmente convencidos de que os ímpios, o que quer que consigam traçar, não podem causar danos, exceto na medida em que Deus os permitir – daí, que eles consideram um princípio indubitável, concluem imediatamente que quando ele permite um amplo escopo a eles. inimigos pagãos ao persegui-los, sua ira é grandemente provocada. Nem eles, sem essa persuasão, teriam olhado para Deus na esperança de que ele esticasse a mão para salvá-los; pois é a obra dAquele que deu rédeas soltas para atrair o freio. Sempre que Deus nos visita com a vara, e nossa própria consciência nos acusa, torna-se especialmente para nós olharmos para Sua mão. Aqui, seu povo antigo não o acusou de estar injustamente descontente, mas reconhece a justiça do castigo infligido a eles. Deus sempre encontrará em seus servos justos para puni-los. No entanto, muitas vezes, no exercício de sua misericórdia, perdoa os pecados deles e os exercita com a cruz para outro propósito, a fim de testemunhar seu descontentamento contra os pecados deles, assim como era sua vontade tentar a paciência de Jó, e como ele garantiu chamar os mártires para uma guerra honrosa. Mas aqui o povo, por sua própria vontade, convocando-se perante o tribunal divino, traça as calamidades que eles suportaram em seus próprios pecados, como a causa da compra. Portanto, com probabilidade, pode-se supor que esse salmo foi composto durante o tempo do cativeiro babilônico. Sob a tirania de Antíoco Epifânio, eles empregaram, como vimos anteriormente, uma forma diferente de oração, dizendo:

“Tudo isso veio sobre nós; todavia, não nos esquecemos de ti, nem negociamos falsamente a tua aliança. Nosso coração não está voltando, nem nossos passos declinaram do teu caminho.
( Salmos 44:17 .)

Não devemos supor que, na passagem agora citada, os fiéis murmurassem contra Deus, mas eles empregam essa linguagem porque sabiam que ele tinha outro fim em vista do que simplesmente punir seus pecados; pois, por meio desses conflitos severos, ele os preparou para o prêmio de seu alto chamado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *