Estudo de Salmos 8:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Com a gitiena. Salmo de Davi. Ó Senhor, nosso Deus, como é glorioso vosso nome em toda a terra! Vossa majestade se estende, triunfante, por cima de todos os céus.
Salmos 8:1

Comentário de Albert Barnes

Ó Senhor – Hebraico, ???? Yahweh É um endereço para Deus por seu título escolhido e especial, Êxodo 3:14 . Compare as anotações em Isaías 1: 2 .

Nosso Senhor – A palavra usada aqui – ???? ‘âdônay – significa adequadamente senhor, senhor, governante, dono, e é um título que é dado a um dono de terra ou de escravos, a reis ou a governantes, e é aplicado a Deus como sendo o governante ou governador do universo. O significado aqui é que o salmista reconheceu o Senhor como o legítimo governante, rei ou mestre de si mesmo e de todos os outros. Ele vem diante dele com a sensação de que o Senhor é o governante universal – o rei e o proprietário de todas as coisas.

Quão excelente é o teu nome – quão excelente ou exaltado és – o nome que é frequentemente usado para denotar a pessoa. A idéia é: “Como és glorioso na tua excelência ou caráter manifestado”.

Em toda a terra – em todas as partes do mundo. Ou seja, a manifestação de seu caráter perfeito não se limitava a nenhum país, mas era vista em todas as terras e entre todas as pessoas. Em todo lugar, seu verdadeiro caráter foi tornado conhecido através de Suas obras; em toda terra havia evidências de sua sabedoria, sua grandeza, sua bondade, sua condescendência.

Quem colocou a tua glória acima dos céus – A palavra usada aqui, e traduzida como “pôs”, está no clima imperativo – ??? tenâh – dá; e provavelmente deveria ter sido assim traduzido aqui, “que a tua glória te dá”; isto é, “que a tua glória, ou implícita em teu nome, dá ou coloca acima dos céus”. Em outras palavras, exalte-o no mais alto grau, e no mais alto lugar, mesmo acima dos céus em que estava contemplando, e que eram em si tão grandiosos, Salmo 8: 3 . Expressa o desejo ou a oração do escritor de que o nome ou louvor de Deus, tão manifesto na Terra, possa ser exaltado no mais alto grau possível – ser mais elevado que a lua e as estrelas – exaltado e adorado em todos os mundos. Em Seu nome, havia tanta grandeza intrínseca que ele desejava que fosse considerado o objeto mais alto do universo, e pudesse brilhar acima de todos os mundos. Sobre a construção gramatical desta palavra – ??? tenâh – veja um artigo do Prof. Stuart, na Bibliotheca Sacra, vol. ix. 73-77. O Prof. Stuart supõe que a palavra não é formada de ??? n’than – dar, como é a explicação comum, mas de ??? tânâh – dar presentes, distribuir presentes, Oséias 8: 9-10 , e que deve ser traduzida, Tu que difundes fora a tua glória sobre os céus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 8.

A glória de Deus é ampliada por suas obras e por seu amor ao homem.

Para o principal músico de Gittith.

Um salmo de Davi.

Título. Gittith. lamnatseach al haggittith ????? ?? ????? A palavra g??? gittith significa prensas de vinho; ?????, o LXX. Quanto ao significado dessas prensas, diz Houbigant, somos totalmente ignorantes. Alguns intérpretes, no entanto, pensam que um instrumento musical trazido de Gath está implícito; pois os caldeus a traduzem: “Na harpa que Davi trouxe de Gate”. E, de acordo com isso, acredita-se que este Salmo triunfal tenha sido composto por Davi após sua vitória sobre Golias. Veja a primeira nota do Dr. Hammond. Relaciona-se, no entanto, mais eminentemente à ressurreição vitoriosa de nosso Salvador, do túmulo, e sua ascensão triunfal ao céu, por meio da qual nossa natureza humana foi exaltada acima de todas as criaturas do mundo. Nesse ponto de vista, Fenwick supõe que Gittith se refere ao sofrimento de Cristo e ao seu consequente atropelar seus inimigos na prensa de vinho da ira de Deus. Comp. Isaías 1: 3 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 8: 1 . Quão excelente é o teu nome – isto é, a tua glória, como é explicado na próxima cláusula; em toda a terra – As obras de criação e providência evidenciam e proclamam a todo o mundo que existe um Ser infinito, a fonte de todo ser, poder e perfeição; o soberano soberano, poderoso protetor e benfeitor abundante de todas as criaturas. Quão grande, quão ilustre, quão magnífica é a glória deste Ser em toda a terra! A luz dela brilha nos rostos dos homens em toda parte, Romanos 1:20 ; se eles fecharem os olhos contra isso, a culpa é deles. Não há fala nem linguagem, mas a voz da glória de Deus é ouvida ou pode ser ouvida nela. O salmista, no entanto, parece ansioso pelos tempos do evangelho, quando o nome de Deus, que antes era grande apenas em Israel, deveria ser tornado conhecido por revelação divina a toda a terra, cujos fins estão para ser vistos. sua grande salvação. Quem colocou a tua glória acima dos céus – Por que falo da terra? Tua glória ou louvor atinge os céus, e de fato acima de todos os céus visíveis, até o céu dos céus; onde o teu trono de glória é estabelecido, onde os anjos abençoados celebram os teus louvores, onde Cristo está sentado à tua mão direita em gloriosa majestade, de onde ele derrama excelentes presentes sobre os bebês, como se segue.

Comentário de Scofield

1 Gittith = “lagar de vinho”, e assim, da colheita, no sentido do julgamento Isaías 63: 3 ; Apocalipse 19:15 ; Salmos 7: 1 , ao qual o título dos Salmos 8. pertence apropriadamente, é um Salmo de julgamento.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Veja App-65.

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

Teu nome: ie o próprio Jeová; “nome” sendo colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Adjunto), App-6, por Seu caráter, pessoa e atributos. Ver Salmos 20: 1 . Compare Salmos 5:11 .

a terra: ou seja, o grande assunto deste salmo. Veja nota nos versículos: Salmos 8: 4 , Salmos 8: 6 .

glória = majestade ou excelência.

Comentário de Adam Clarke

Ó Senhor nosso Senhor – ?????? ???? Yehová Adoneynu ; Ó Jeová, nosso suporte, nossa estada ou apoio. ???? Adonai é freqüentemente usado: às vezes, de fato com freqüência, para a palavra ???? Yehová . A raiz ?? dan significa dirigir, governar, julgar, apoiar. Então Adonai é o diretor, governante, juiz e defensor dos homens. Está bem associado a Jeová; isso mostra o que Deus é em si mesmo; isso, o que Deus é para o homem; e pode aqui se referir muito apropriadamente ao nosso Senhor Jesus.

Quão excelente é o teu nome em toda a terra! Quão ilustre é o nome de Jesus em todo o mundo! Sua encarnação, nascimento, vida humilde e obscura, pregação, milagres, paixão, morte, ressurreição e ascensão são celebradas em todo o mundo. Sua religião, os dons e graças de seu Espírito, seu povo – os cristãos – seu Evangelho e os pregadores dele são mencionados em toda parte. Nenhum nome é tão universal, nenhum poder e influência são geralmente sentidos, como os do Salvador da humanidade. Amém.

Tua glória acima dos céus – Os céus são gloriosos, a mais gloriosa de todas as obras de Deus que os olhos do homem podem alcançar; mas a glória de Deus está infinitamente acima deles. As palavras também parecem íntimas de que nenhum poder, terreno ou diabólico, pode diminuir ou prejudicar essa glória. A glória e honra que Deus tem pelo Evangelho durarão no tempo e na eternidade; e dessa glória ninguém será capaz de roubá-lo, a quem majestade e domínio são eternamente devidos. Isso foi aplicado por alguns à ressurreição de nosso Senhor. Ele ressuscitou dos mortos e subiu acima de todos os céus; e por estes sua glória foi selada, sua missão cumprida e a última prova dada aos seus milagres anteriores.

Comentário de John Calvin

Se ???? , Gittith, significa um instrumento musical ou uma música em particular, ou o começo de uma música famosa e conhecida, não preciso determinar. Quem pensa que o salmo é assim chamado porque foi composto na cidade de Gate, dá uma explicação tensa e absurda sobre o assunto. Das outras três opiniões, das quais falei, não é de muita importância que seja adotada. A principal coisa a ser atendida é o que o próprio salmo contém e qual é o seu design. Davi, é verdade, coloca diante de seus olhos o maravilhoso poder e glória de Deus na criação e governo do universo material; mas ele apenas olha de relance para esse assunto, por assim dizer, e insiste principalmente no tema da infinita bondade de Deus para conosco. É apresentado a nós em toda a ordem da natureza, o assunto mais abundante para mostrar a glória de Deus, mas, como somos inquestionavelmente mais poderosamente afetados com o que experimentamos, Davi aqui, com grande propriedade, celebra expressamente o especial favor que Deus manifesta para a humanidade; pois isso, de todos os assuntos que estão sob nossa contemplação, é o espelho mais brilhante no qual podemos contemplar sua glória. No entanto, é estranho o porquê de ele começar o salmo com uma exclamação, quando o modo usual é primeiro dar conta de uma coisa e depois aumentar sua grandeza e excelência. Mas se lembrarmos do que é dito em outras passagens das Escrituras, respeitando a impossibilidade de expressar em palavras as obras de Deus, não ficaremos surpresos que Davi, com essa exclamação, se reconheça desigual à tarefa de recontá-las. Davi, portanto, ao refletir sobre a bondade incompreensível que Deus teve o prazer de conceder à raça humana e ao sentir todos os seus pensamentos e sentidos engolidos e oprimido pela contemplação, exclama que é um assunto digno de admiração, porque não pode ser apresentado em palavras. (129) Além disso, o Espírito Santo, que dirigiu a língua de Davi, sem dúvida pretendeu, por sua instrumentalidade, despertar os homens do torpor e da indiferença comum a eles, para que não se contentassem em celebrar o amor infinito de Deus e os inúmeros benefícios que eles recebem em suas mãos, de maneira poupadora e frígida, mas podem aplicar todo o seu coração a este santo exercício e colocar nele os seus maiores esforços. Esta exclamação de Davi implica que, quando todas as faculdades da mente humana são exercidas ao máximo em meditação sobre esse assunto (130), elas ainda ficam muito aquém disso.

O nome de Deus, como explico, está aqui para ser entendido do conhecimento do caráter e das perfeições de Deus, na medida em que ele se faz conhecido por nós. Não aprovo as sutis especulações daqueles que pensam que o nome de Deus não significa mais que o próprio Deus. Deve antes se referir às obras e propriedades pelas quais ele é conhecido, do que à sua essência. Davi, portanto, diz que a terra está cheia da maravilhosa glória de Deus, de modo que a fama ou fama dela não só atinge os céus, mas sobe muito acima deles. O verbo ??? , tenah, foi traduzido por alguns no pretérito, definiu, mas , no meu julgamento, aqueles dão uma tradução mais precisa que o traduz no modo infinito: colocar ou colocar; porque a segunda cláusula é apenas uma amplificação do sujeito da primeira; como se ele tivesse dito, a terra é pequena demais para conter a glória ou as maravilhosas manifestações do caráter e perfeições de Deus. De acordo com essa visão, ??? , asher, não será um parente, mas terá o significado da partícula expletiva ou exegética mesmo, que usamos para explicar o que precedeu. (131)

Comentário de John Wesley

Ó SENHOR, nosso Senhor, quão excelente é o teu nome em toda a terra! que pôs a tua glória acima dos céus.

In – Não apenas em Israel, mas entre todas as nações. O que mostra que esse salmo fala do Messias e dos tempos do Novo Testamento.

Céus – Onde o teu trono de glória é estabelecido, onde os anjos abençoados celebram os teus louvores, onde Cristo está sentado à tua mão direita em gloriosa majestade, de onde ele derrama excelentes presentes sobre bebês.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *