Estudo de Salmos 84:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Com a Gitiena. Salmo dos filhos de Coré. Como são amáveis as vossas moradas, Senhor dos exércitos!
Salmos 84:1

Comentário de Albert Barnes

Quão amável – Quanto ele amava; que adorável. A palavra amável é agora usada para denotar uma qualidade de mente ou disposição – como gentil, afetuoso, gentil. A palavra usada aqui, no entanto, no original, significa bastante querida, amada – como um sinal de carinho. Compare as notas no título com Mateus 21:12 , a seguir.

Ó Senhor dos Exércitos! Senhor dos exércitos; Senhor, controlando – governando – orientando – organizando – todos os exércitos do céu e da terra: compare as notas em Isaías 1: 9 ; notas no Salmo 24:10 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 84.

O profeta, desejando a comunhão do santuário, mostra como são abençoados os que nela habitam: ele ora para ser restaurado.

Para o principal músico de Gittith, um salmo para os filhos de Corá.

Título. ????? ?? ???????? lamnatseach al haggittith. ] Este salmo contém os desejos ardentes de uma alma piedosa em relação a Deus; uma expressão patética dos benefícios e alegria de seu serviço público; e um incentivo do povo para que os caminhos de todos os lugares sejam justos e aceitáveis. O bispo Patrick acha que foi composto por algum levita piedoso, quando o exército de Senaqueribe havia bloqueado o caminho para Jerusalém e o impediu de esperar pelo serviço de Deus no templo. Mas o Dr. Delaney sugeriu que foi escrito por Davi quando ele estava em paz com todos os seus inimigos e, tendo estabelecido a arca em seu lugar, havia decidido construir um templo para Deus. Suponhamos, então, o que não é de todo natural, diz esse escritor erudito, que Davi, ao conceber esse grande projeto de construção do templo, derramou seu propósito em fervorosa oração a Deus, implorando sua ajuda e proteção e confiando em seu apoio à realização: poderia alguma palavra expressar de maneira mais adequada ou enfática a plenitude de seu coração sobre essa cabeça do que as do salmo? Suponhamos que ele tenha comunicado qualquer salmo que ele compôs nesta ocasião a Natã, seu profeta e amigo: que outra resposta o profeta poderia lhe dar, supondo que esse fosse o próprio salmo assim comunicado, do que aquele que encontramos registrado dele, 2 Samuel 7: 3 . Vai, faz tudo o que está no teu coração, pois o Senhor está contigo? Vida de Davi, b. 3: Salmos 100: 1 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 84: 1-2 . Quão amáveis ??são os teus tabernáculos – isto é, o teu tabernáculo, denominado tabernáculos; primeiro, porque consistia em várias partes; ou 2d, para denotar sua excelência; como gigante, ou bestas, é colocado para um animal eminente ( Jó 40:15 ) e sabedoria para uma excelente sabedoria, Provérbios 1:20 . Minha alma deseja, etc. – Com veemente desejo, pisar novamente as cortes da casa do Senhor e unir-se ao seu povo na adoração sagrada ali realizada. Sim, até desmaia – Então os Setenta, lendo e??e?pe? ; o hebraico, no entanto, ??? ???? , vegam caletha, é literalmente, sim, é consumido, ou seja, com pesar, pela falta de tuas ordenanças, com ardentes anseios de desfrutá-las e com o atraso desse conforto e a decepção de minhas esperanças e expectativas. Meu coração e minha carne clamam – Minha alma e meu corpo estão sofrendo; ou a paixão do meu coração faz gritar a minha língua; para o Deus vivo – Conhecê-lo e amá-lo e desfrutar de seu favor e comunhão com ele.

Comentário de Scofield

Gittith

Veja a nota do título; (Veja Scofield “ Salmos 8: 1 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Hebraico. mismor. Veja App-65.

para os filhos de Corá = de, etc. O sétimo dos nove assim atribuído. Veja nota no Salmo 42 e App-63.

Quão . . . ! Figura de linguagem. Ecphdnlsis. App-6.

amável = amado.

tabernáculos = habitações. Hebraico. mishkan (App-40). Talvez referindo-se ao mosaico (em Gibeão) e ao davídico (em Sião).

Senhor dos exércitos. Hebraico. Jeová Sabaioth. App-4. Veja a nota em 1 Samuel 1: 3 .

Comentário de Adam Clarke

Quão amáveis ??são os teus tabernáculos – Neste substantivo plural, ele parece incluir todos os lugares dentro ou perto do templo onde foram realizados atos de adoração divina. O santo dos santos, o lugar santo, o altar do incenso, o altar do holocausto, etc., etc .; todos chamavam aqui tabernáculos ou moradas de Deus; pois onde quer que Deus fosse adorado, ali ele deveria habitar.

Comentário de John Calvin

1 Quão amáveis ??são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos! Davi reclama de ter sido privado da liberdade de acesso à Igreja de Deus, lá para fazer uma profissão de fé, melhorar a piedade e se envolver na adoração divina. Alguns entenderiam pelos tabernáculos de Deus, o reino dos céus, como se Davi lamentasse sua continuidade neste estado de peregrinação terrena; mas eles não consideram suficientemente a natureza de suas atuais circunstâncias aflitas – que ele foi excluído do santuário. Ele sabia que Deus em vão não designara as assembléias sagradas, e que os piedosos precisam dessas ajudas, desde que sejam peregrinos neste mundo. Ele também era profundamente sensível à sua própria enfermidade; nem ignorava a falta de aproximação com a perfeição dos anjos. Ele tinha, portanto, um bom motivo para lamentar o fato de ser privado desses meios, cuja utilidade é bem conhecida por todos os verdadeiros crentes. Sua atenção foi, sem dúvida, direcionada para o fim apropriado para o qual o ritual externo foi designado; pois seu caráter era muito diferente do dos hipócritas, que, enquanto freqüentam as assembléias solenes com grande pompa, e parecem queimar com fervoroso zelo em servir a Deus, mas em tudo isso, visam nada além de uma demonstração ostensiva de piedade para obter o crédito de ter cumprido seu dever para com Ele. A mente de David estava longe de estar ocupada com essa imaginação grosseira. O fim que ele tinha em vista, desejando tão fervorosamente, gozar de livre acesso ao santuário, era que ali pudesse adorar a Deus com sinceridade de coração e de maneira espiritual. As palavras de abertura estão na forma de uma exclamação, que é uma indicação de afeto ardente; e esse estado de sentimento é expresso ainda mais plenamente no segundo verso. Por isso, aprendemos que esses são tristemente deficientes em entender que negligentemente negligenciam a adoração instituída por Deus, como se pudessem subir ao céu por seus próprios esforços.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *