Estudo de Salmos 85:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Salmo dos filhos de Coré. Fostes propício, Senhor, à vossa terra; restabelecestes a sorte de Jacó.
Salmos 85:1

Comentário de Albert Barnes

Senhor, foste favorável à tua terra – Margem, “muito satisfeito”. A idéia é que ele foi gentil ou propício à nação; ou seja, em alguma ocasião anterior. Então Lutero, (vorais) “anteriormente”. A referência é a algum período anterior da história deles, quando ele exerceu seu poder em favor deles.

Trouxeste de volta o cativeiro de Jacó – isto é, na época referida. Não é necessário supor que a alusão seja para o período imediatamente anterior ao momento em que o salmo foi composto, mas pode ter sido qualquer período em sua história. Tampouco é necessário supor que as pessoas haviam sido removidas de suas terras na época, pois tudo o que seria necessário supor na interpretação da língua seria que as terras foram invadidas, mesmo que os habitantes ainda permanecessem nela.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 85.

O salmista, a partir de uma experiência de antigas misericórdias, ora pela continuação da mesma: ele promete esperar nela, confiando na bondade de Deus.

Para o músico chefe, Um Salmo para os filhos de Corá.

Título. ????? ??? ???? ????? lamnaeach libnei korach mizmor. Este salmo é um agradecido reconhecimento da misericórdia de Deus em transformar seu cativeiro, e uma humilde oração por confirmar, continuar e aperfeiçoar essa misericórdia. Tem algum grau de aplicação no retorno de Davi a Jerusalém após sua fuga de Absalão; mas muito mais para os dias de Esdras e Neemias, depois do cativeiro. Depois de ter reconhecido nos três primeiros versículos a bondade de Deus, trazendo-os de volta à sua própria terra; a partir do quarto dia, o autor ora a Deus para restaurá-los novamente à sua antiga prosperidade. No oitavo, ele ouve a promessa de Deus de fazê-lo; sobre o qual, nos quatro últimos versos, ele explode em exultação diante da perspectiva.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 85: 1-3 . Senhor, foste favorável à tua terra – isto é, ao teu povo, removendo os tristes efeitos do teu descontentamento. Trouxeste de volta o cativeiro de Jacó – Os cativos, como essa palavra é usada Salmos 14: 7 ; Salmos 68:18 e em outros lugares. Tu cobriste todos os seus pecados Para não lhes imputar ou continuar o castigo que lhes infligiste por isso. Tiraste toda a tua ira – Aquelas calamidades que foram os efeitos da tua justa ira concebidas contra nós.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Mizmor hebraico . App-65.

para os filhos de Corá. O oitavo de onze assim atribuído. Veja nota no Salmo 42, Título e App-4.

SENHOR. Jeová hebraico . App-4. Tua terra. Compare a conexão com as “pessoas” ( Salmos 85: 2 ), como em Deuteronômio 32:43 . Observe “nosso” nos Salmos 85:12 .

trouxe de volta o cativeiro = restaurou as fortunas, como nos Salmos 126: 1 . Jó 42:10 . Nenhuma referência ao cativeiro babilônico, mas à restauração das fortunas de Davi após a revolta de Absalão.

Jacob. Refere-se à semente natural e ao ponto de vista terreno e material. Veja notas em Gênesis 32:28 ; Gênesis 43: 6 ; Gênesis 45:26 , Gênesis 45:28 .

Comentário de Adam Clarke

Senhor, você foi favorável – Literalmente, você ficou muito satisfeito com a sua terra.

Você trouxe de volta o cativeiro – Isso parece fixar o tempo do salmo após o retorno dos judeus da Babilônia.

Comentário de John Calvin

1 Ó Jeová! foste favorável à tua terra. Aqueles que traduzem essas palavras no tempo futuro, na minha opinião, estragam seu significado. É provável que esse salmo tenha sido cantado pelo povo quando foi perseguido pela cruel tirania de Antíoco; e da libertação realizada por eles no passado, eles foram encorajados a esperar no futuro, novos e contínuos sinais do favor divino, – Deus tendo assim testemunhado, que seus pecados, por mais numerosos e agravados, não pudessem apagar de sua memória a lembrança de sua aliança, de modo a torná-lo inexorável em relação aos filhos de Abraão, e surdo às suas orações. (474) Se eles não haviam experimentado provas tão notáveis ??da bondade divina, devem necessariamente estar sobrecarregados com a carga de suas aflições atuais, especialmente quando há tanto tempo prolongados. A causa de sua libertação do cativeiro eles atribuem ao amor livre com o qual Deus abraçou a terra que ele escolhera para si. Daí resulta que o curso de seu favor não foi interrompido; e os fiéis também foram inspirados com confiança na oração, pela reflexão de que, consciente de sua escolha, havia se mostrado misericordioso com sua própria terra. Em outros lugares, tivemos ocasião de comentar que nada contribui de maneira mais eficaz para nos encorajar a chegar ao trono da graça do que a lembrança dos benefícios anteriores de Deus. Nossa fé sucumbiria imediatamente sob a adversidade, e a tristeza sufocaria nossos corações, se não tivéssemos sido ensinados a acreditar pela experiência do passado, que ele se inclina com compaixão a ouvir as orações de seus servos, e sempre lhes oferece socorro quando as exigências de suas circunstâncias exigem; especialmente porque permanece sempre a mesma razão para continuar sua bondade. Assim, o profeta aplica alegremente aos crentes de seus dias, os benefícios que Deus antigamente concedia a seus pais, porque eles e seus pais eram chamados à esperança da mesma herança.

Comentário de John Wesley

SENHOR, foste favorável à tua terra; trouxeste de volta o cativeiro de Jacó.

Cativeiro – Os cativos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *