Estudo de Salmos 86:13 – Comentado e Explicado

Porque vossa misericórdia foi grande para comigo, arrancastes minha alma das profundezas da região dos mortos.
Salmos 86:13

Comentário de Albert Barnes

Pois grande é a tua misericórdia para comigo – em relação a mim; ou manifestaste grande misericórdia por mim; ou seja, em tempos passados. Ele faz uso disso agora como argumento ou razão pela qual Deus deve interpor novamente.

(a) Ele havia mostrado em ocasiões anteriores que tinha poder para salvar;

(b) o fato de ele tê-lo tratado como amigo era uma razão pela qual ele deveria agora fazer amizade com ele.

E tu livraste minha alma – minha vida. O significado é que ele o mantinha vivo em tempos de perigo iminente. Ao mesmo tempo, Davi poderia dizer, como todo filho de Deus, que Deus havia libertado sua alma no sentido estrito e apropriado do termo – do pecado, da morte e do próprio inferno.

Do inferno mais baixo – Margem, sepultura; Hebraico, she??? she’ôl grego, ed?? Hades Veja a palavra explicada nas notas em Isaías 14: 9 . Compare as anotações em Jó 10: 21-22 . A palavra traduzida como “mais baixa” significa simplesmente embaixo ou embaixo: a sepultura ou hades embaixo. A idéia de mais baixo, ou o grau superlativo, não está necessariamente implícita na palavra. A idéia do túmulo tão profundo, ou debaixo de nós, no entanto, está implícita, e o salmista quer dizer que ele foi salvo daquela profunda morada – da morada de espíritos que partiram, para a qual os mortos descem no chão . O significado é que ele foi mantido vivo; mas a grandeza da misericórdia é projetada para ser apresentada por ter diante da mente uma idéia vívida das trevas, do horror e da escuridão do mundo a que os mortos descem e onde habitam.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 86:13 . Tu livraste minha alma do inferno mais baixo Livraste minha vida da sepultura abaixo. Verde. “Você muitas vezes me arrebatou de perigos extremos (ver 1 Samuel 23: etc.) que, como um abismo e um poço sem fundo, estavam prontos para me engolir.”

Comentário de E.W. Bullinger

o inferno mais baixo = Sheol embaixo.

inferno. Sheol hebraico. App-35. Não é a linguagem do “paganismo semítico” , mas a revelação inspirada da escatologia divina.

Comentário de Adam Clarke

Tu livraste minha alma do inferno mais baixo – Isso deve significar mais do que a sepultura; um inferno abaixo do inferno – um lugar de perdição para a alma, como a sepultura é um lugar de corrupção para o corpo.

Comentário de John Calvin

No versículo 13, ele expõe a razão disso, que é porque, ao libertá-lo, Deus havia dado uma prova singular e notável de sua misericórdia. Para colocar sob uma luz mais forte a grandeza desse benefício, ele descreve os perigos de que fora libertado, pela expressão, no túmulo inferior; como se ele dissesse, não fui detido por apenas uma morte, mas fui empurrado para as profundezas mais baixas da sepultura, de modo que minhas circunstâncias exigiam que a mão de Deus fosse estendida para mim de uma maneira maravilhosa. Pela graça do Senhor Jesus Cristo, somos libertados de um abismo ainda mais profundo da morte; e, nesse caso, nossa ingratidão será indesculpável, a menos que cada um de nós se exercite ao máximo de seu poder para celebrar essa libertação. Se Davi magnificou tão grandemente o nome de Deus simplesmente por prolongar sua vida por um curto período de tempo, que elogios se devem a essa redenção incomparável pela qual somos atraídos das profundezas do inferno e elevados ao céu? Os papistas tentam fundar uma discussão sobre essa passagem em apoio à sua doutrina do purgatório, como se isso fosse um inferno superior, enquanto havia outro inferior; (490), mas esse argumento é podre demais para precisar de refutação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *