Estudo de Salmos 87:2 – Comentado e Explicado

Ele prefere as portas de Sião às tendas de Jacó.
Salmos 87:2

Comentário de Albert Barnes

O Senhor ama os portões de Sião – Compare Salmos 78:68 . Os portões de uma cidade eram os locais de concurso; onde os negócios foram realizados; onde os tribunais foram realizados. A alusão particular aqui parece ser às multidões que pressionam a cidade para adoração pública – os números que se reuniram nas grandes festas e festivais da nação; e o significado é que ele olhou com mais prazer para as multidões que se aglomeravam nos portões, pressionando para que o adorassem, do que em qualquer outra cena da terra.

Mais do que todas as habitações de Jacó – Do que qualquer um dos lugares onde os descendentes de Jacó, ou onde seu povo habita. Por mais que ele estivesse satisfeito com suas moradas calmas, com sua paz, prosperidade e ordem, e com o fato de que sua adoração era celebrada diariamente nessas famílias felizes, ele tinha um prazer superior nas multidões que enchiam os caminhos do lugar. onde eles o reconheceriam publicamente como seu Deus.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 87: 2 . O Senhor ama os portões de Sião – Ou seja, a cidade de Sião, ou Jerusalém, costuma ser colocada como cidade. Ele disse Sião em vez de Jerusalém, para dizer que amava Jerusalém por causa de Sião ou pelo templo que ele escolheu para sua morada peculiar. Ele amava os portões do templo, as casas de doutrinas, como os caldeus o interpretam; mais do que todas as habitações de Jacó – mais do que todos os outros lugares da terra de Canaã em que os israelitas habitavam. Pois, embora o tabernáculo tenha ocorrido por algum tempo em algumas outras partes da terra, o templo, o lugar da residência fixa de Deus, não estava em lugar algum, exceto nesta cidade de Sião. A respeito disso, Deus disse: Este é meu descanso para sempre; aqui vou morar, porque eu o desejei. Lá, ele conheceu seu povo e conversou com eles, recebeu sua homenagem e mostrou-lhes os sinais de seu favor. A partir do qual podemos inferir quão bem ele amava aqueles portões; Deus realmente amou e ama as habitações de Jacó. Ele tem uma consideração graciosa com as famílias religiosas e aceita o culto em família; todavia, ele ama melhor os portões de Sião; não apenas melhor do que qualquer outro, mas melhor do que todas as habitações de Jacó. Deus foi adorado nas habitações particulares de Jacó; e o culto em família é um dever da família, que de maneira alguma deve ser negligenciado; no entanto, quando entram em competição, o culto público deve ser preferido antes do privado.

Comentário de E.W. Bullinger

O Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Sião. Veja App-68.

Jacob. Israel viu em conexão com a semente natural e com as bênçãos materiais. Veja notas em Gênesis 32:28 ; Gênesis 43: 6 ; Gênesis 45:26 , Gênesis 45:28 .

Comentário de Adam Clarke

O Senhor ama os portões de Sião mais do que todas as habitações de Jacó – Ou seja, ele preferia Sião por sua habitação, ser o lugar de seu templo e santuário, antes de qualquer outro lugar na terra prometida. Misticamente, o Senhor prefere a Igreja Cristã aos Judeus: a última era apenas um tipo da primeira; e não teve glória em razão da glória que a excede. Para esta posição, nenhuma exceção pode ser feita.

Comentário de John Calvin

2 Jeová ama as portas de Sião sobre todas as habitações de Jacó. Aqui somos ensinados que toda a excelência da cidade santa dependia da livre escolha que Deus havia feito dela. Com isso concorda o que é afirmado nos Salmos 78:60 , que Deus rejeitou Siló, a tribo de Efraim, e o tabernáculo de José, para que ele pudesse habitar em Sião que ele amava. O profeta então aponta a causa pela qual Deus preferiu aquele lugar antes de todos os outros; e a causa que ele designa não é o valor do lugar em si, mas o amor livre de Deus. Se for exigido por que Jerusalém foi tão altamente distinguida, que esta resposta curta seja considerada suficiente, porque agradou a Deus. Para isso, o amor divino deve ser traçado como sua fonte; mas o fim de tal escolha foi que houvesse algum lugar fixo no qual a verdadeira religião deveria ser preservada e a unidade da fé mantida até o advento de Cristo, e da qual ela poderia fluir posteriormente para todas as regiões. da Terra. Isso, então, explica por que o profeta celebra Jerusalém como possuindo a alta distinção de ter Deus como seu mestre-construtor, fundador e protetor. Além disso, ele atribui ao favor e à adoção divinos toda a excelência que possuía acima de outros lugares. Ao colocar Sião para Jerusalém e os portões de toda a bússola da cidade, há uma sinédoque dupla.

Comentário de John Wesley

O Senhor ama mais as portas de Sião do que todas as habitações de Jacó.

Sião – Ou seja, a própria Sião, ou Jerusalém, que foi construída sobre e perto do monte Sião. Ele disse Sião, em vez de Jerusalém, para dizer que amava Jerusalém por causa de Sião ou pelo templo que ele escolheu para sua morada peculiar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *