Estudo de Salmos 89:16 – Comentado e Explicado

Vosso nome lhe é causa de contínua alegria, pela vossa justiça ele se glorifica,
Salmos 89:16

Comentário de Albert Barnes

Em teu nome se regozijarão – em ti se alegrarão, ou encontrarão sua felicidade. No teu ser; tuas perfeições; tua proteção; teu governo; teu favor.

Todo o dia – Ou seja, continuamente. É privilégio deles, e é dever deles regozijar-se sempre. Tu és sempre o mesmo, e a felicidade que é encontrada em teu ser e atributos ao mesmo tempo pode ser encontrada em todos os momentos; tuas promessas são sempre as mesmas, e teu povo pode sempre encontrar felicidade nelas. Não há razão para que o povo de Deus não deva ser constantemente feliz; aqueles que têm um Deus, e as esperanças que lhes são permitidas, deveriam ser. Compare as notas em Filemon 3: 1 ; notas em Filemom 4: 4 .

E na tua justiça – debaixo do teu governo justo; ou, no conhecimento de teu caráter justo.

Eles serão exaltados – Veja Provérbios 14:34 . O efeito desse conhecimento será exaltá-los ou elevá-los em caráter moral, em felicidade, na estima dos outros e em verdadeira prosperidade. Compare 1 Timóteo 4: 8 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 89: 16-18 . Em teu nome eles se alegrarão o dia todo – isto é, no conhecimento e lembrança de teu nome, ou de teu infinito poder e bondade, revelados e comunicados a eles; e na tua justiça – Pelo que tu és inclinado e, de alguma forma, empenhado em ouvir as orações do teu povo e salvá-las de todos os seus inimigos; ou, na e por tua misericórdia, pois justiça freqüentemente significa misericórdia; ou na e pela obediência até a morte daquele que é o Senhor, nossa justiça, e é feito de Deus por nós, justiça e pela justiça da fé nele, Romanos 4: 3 ; Romanos 4: 22-24 , serão exaltados – À dignidade de teus filhos e filhas aqui, e à herança celestial a seguir. Pois tu és a glória da força deles – Toda a força em que eles fazem, ou podem se gloriar, é de ti como dom da tua graça; e somente a ti pertence a glória de todas as suas vitórias sobre os inimigos e de todas as suas forças. realizações. A teu favor, nosso chifre será exaltado – Os esforços de nosso poder serão coroados com vitória e sucesso. Pois o Senhor é a nossa defesa – Aqui o salmista atribui a razão de sua confiança, para que a buzina deles seja exaltada. E o Santo de Israel é nosso Rei – Tendo, portanto, uma libertação e um protetor tão poderosos, não temos motivos para nos desesperarmos com nossa restituição à nossa felicidade anterior. Hebraico, ????? ????? , a Jeová pertence ao nosso escudo, ou, conforme a margem o lê, nosso escudo é do Senhor, nosso rei é o Santo de Israel. Nossa relação com Deus, como seus adoradores e súditos, é o fundamento de nossa confiança em libertação e proteção. Se Deus é nosso governante, ele será nosso defensor, e quem é ele então que pode nos prejudicar?

Comentário de E.W. Bullinger

Teu nome = Tu mesmo. Veja nota no Salmo 20: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Em teu nome se regozijarão – Ou “exultam grandemente”, ?????? yegilun ; “durante todo o dia”, ???? haiyom , o jubileu, mencionado acima.

E na tua justiça – Na declaração da tua justiça para a remissão de pecados passados, Romanos 3:25 , Romanos 3:26 .

Eles serão exaltados – Eles serão justificados livremente de todas as coisas, serão purificados de toda injustiça, crescerão na graça e no conhecimento de Jesus Cristo aqui abaixo, e finalmente serão exaltados à sua mão direita para reinar com ele para sempre. O jubileu era um tipo de evangelho, e sob esse tipo o salmista aqui fala do glorioso advento do Senhor Jesus e da grande felicidade dos crentes nele. Observe-se que as letras nas palavras hebraicas acima chamadas paragógicas, como freira em ?????? yehallechun e ?????? yegilun , sempre aumentam e aprofundam o significado das palavras às quais estão ligadas.

Comentário de John Wesley

Em teu nome se regozijarão o dia todo; e em tua justiça serão exaltados.

Nome – No conhecimento e lembrança do teu nome, do teu infinito poder e bondade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *