Estudo de Salmos 92:1 – Comentado e Explicado

Salmo. Cântico para o dia de sábado. É bom louvar ao Senhor e cantar salmos ao vosso nome, ó Altíssimo;
Salmos 92:1

Comentário de Albert Barnes

É bom agradecer ao Senhor – literalmente: “Bom é agradecer a Jeová.” Ou seja, o ato é apropriado; o efeito é bom.

(1) A coisa em si é apropriada, pois há muito, sob todas as circunstâncias, gratidão por: vida, saúde, comida, roupas, ar, água, amigos, lembranças, esperanças – e, acima de tudo, as bênçãos da redenção e a garantia de que seremos felizes para sempre. Muitas dessas coisas podem ser encontradas na condição de todos; mas se tudo mais falhar, a esperança do céu – a garantia de que o Redentor morreu – a oferta de salvação – não poderá falhar. Isso é nosso e não pode ser tirado.

(2) O efeito é bom. É um estado de espírito desejável. Tende à felicidade, contentamento, paz. Uma mente sombria torna todas as coisas ao redor mais sombrias; uma mente ingrata é uma mente infeliz; uma mente murmurante, queixosa e insatisfeita torna seu possuidor miserável e ao seu redor miserável.

(3) é bom porque é devido a Deus. Por todo o seu favor, devemos ser gratos – e tudo o que gostamos é o seu presente.

(4) tende muito a diminuir os problemas e aflições reais da vida, insistindo naquelas coisas pelas quais devemos ser gratos.

E cantar louvores ao teu nome – A ti. Como esse salmo foi projetado para o “dia do sábado”, isso prova que um dos serviços apropriados do sábado é “louvor”. É um dia em que convém recordar as misericórdias de Deus para nossa lembrança; e a lembrança dessas misericórdias, e sua celebração por canções apropriadas, tendem a difundir alegria por todos os próximos dias da semana.

Ó Altíssimo – Deus exaltou sobre todos. O fato de que “ele” é exaltado por todos os lados – por nós – por nossos amigos – por todos os mundos – é um pensamento apropriado quando nos aproximamos dele para elogiá-lo; apropriado em todos os momentos e em todas as circunstâncias da vida.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 92.

O profeta exorta a louvar a Deus, por suas grandes obras, por seus julgamentos sobre os ímpios e por sua bondade para com os piedosos.

Um Salmo ou Cântico para o Dia do Senhor.

Título. ????? ???? ???? ????? mizmor shiir leiom hash-shabbath. Este salmo foi usado pelos judeus em seus serviços públicos no dia de sábado. Os rabinos fingem que foi escrito por Adam. Porém, como os instrumentos musicais mencionados aqui não foram utilizados na adoração a Deus até o tempo de Davi, é mais provável que ele fosse composto por ele; e que nem tanto para comemorar a criação; e o sábado que se seguiu, para predizer o resto da perseguição que Deus prometeu dar à sua igreja sob o Messias. Veja o Dr. Hammond. O Dr. Delaney é de opinião que este salmo foi escrito no intervalo entre a primeira derrota dos filisteus e sua segunda invasão (ver livro 2: cap. 9.) após sua confederação novamente, e reunindo-se para uma segunda tentativa contra ele. . “A isto, (diz ele), apreendo, refira essas palavras no sétimo verso: Quando os ímpios brotam como grama. Ele acabara de derrubar seus inimigos, e eles agora estavam brotando novamente, como uma nova colheita de grama. de um campo rico; mas, quão florescentes eram esses trabalhadores da iniqüidade, Davi confidenciou plenamente que logo eles seriam destruídos para sempre.A glória dos pecadores é, na melhor das hipóteses, mas a flor de uma grama murcha: Mas os justos ( Salmos 92:12 .) Florescerá como uma palmeira; ele crescerá como um cedro no Líbano; que, ao mesmo tempo em que se estende sobre a terra, eleva-se para o céu “.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 92: 1-2 . É bom agradecer, etc. – É um bom trabalho, e uma dívida justa, que é devida por nós a Deus; para demonstrar tua benignidade, etc. – Adorar e celebrar a tua bondade e verdade continuamente, e especialmente naqueles dois momentos solenes da manhã e da noite, que todos os dias, e particularmente no sábado, eram dedicados à adoração e serviço de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Hebraico. mizmor. App-65.

Música. Hebraico. shir. App-65.

o dia do sábado. Ansioso pelo reinado do Dia e do Resto do Messias. Também não pode haver referência ao tempo do deserto, a causa registrada em Números 15: 32-41 ?

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

nome. Veja nota no Salmo 20: 1 .

MAIS ALTA. Hebraico “Elyon. App-4. Mostrando que ele se relaciona com Seus feitos na terra. Ver notas na p. 809.

Comentário de Adam Clarke

É bom agradecer – esse salmo começa muito abruptamente. É bom confessar ao Senhor. Ele estava reconhecendo a bondade de Deus e louvando-o por sua misericórdia; e agora ele começa e conta o quão bom ele sentiu esse emprego.

Comentário de John Calvin

1 É bom dar graças a Jeová. Não há razão para duvidar que os judeus tivessem o hábito de cantar esse salmo, como a inscrição traz, no dia do sábado, e é evidente, a partir de diferentes passagens, que outros salmos foram aplicados a esse uso. Como as palavras podem ser lidas literalmente no hebraico, é bom dar graças ao Senhor, alguns intérpretes, fundados na letra ? , lamed, prefixados ao verbo, entendem o salmista como sendo bom ter um certo dia reservado para cantar os louvores a Deus – que era um arranjo útil pelo qual um dia fora escolhido para ser ocupado pelo povo do Senhor na celebração de suas obras. Mas é sabido que esta carta, quando prefixada, é apenas a marca comum do humor infinitivo – e eu dei o que é obviamente o significado simples. A razão pela qual o salmista se apropriou desse salmo para o sábado é suficientemente óbvia. Aquele dia não é para ser santo, no sentido de ser devotado à ociosidade, como se isso pudesse ser um culto aceitável a Deus, mas no sentido de nos separarmos de todas as outras ocupações, para meditar nas obras divinas. Como nossas mentes são inconstantes, somos capazes, quando expostos a várias distrações, a desviar-nos de Deus. (585) Precisamos ser desembaraçados de todos os cuidados, se nos aplicarmos seriamente aos louvores a Deus. O salmista nos ensinaria que a correta observância do sábado não consiste em ociosidade, como alguns absurdamente imaginam, mas na celebração do nome divino. O argumento que ele adota é extraído da lucratividade do serviço, pois nada é mais encorajador do que saber que nosso trabalho não é em vão e que o que nos envolvemos encontra a aprovação divina. No versículo seguinte, ele adverte para os motivos que temos para louvar a Deus, para que não imaginemos que Deus nos exorta a participar desse serviço sem razão, ou simplesmente em consideração à sua grandeza e poder, mas em lembrança de sua bondade e fidelidade, que deveriam inflamar nossos corações a esse exercício, se tivéssemos algum senso e experiência adequados sobre eles. Ele gostaria que considerássemos, ao mencioná-los, que Deus não apenas é digno de louvor, mas também nós mesmos somos responsáveis ??pela ingratidão e perversidade, caso a recusemos. Somos os objetos adequados de sua fidelidade e bondade, e argumentaria indiferença indesculpável se eles não suscitassem nossos louvores cordiais. Pode parecer uma distinção estranha que o salmista observa quando fala de anunciarmos a bondade de Deus pela manhã e sua fidelidade à noite. Sua bondade é constante, e não é peculiar a nenhuma estação do ano, por que dedicar apenas uma pequena parte do dia à celebração dela? E o mesmo pode ser dito da outra perfeição Divina mencionada, pois não é apenas na noite que sua fidelidade é demonstrada. Mas não é isso que o salmista pretende. Ele quer dizer que, começando a louvar ao Senhor desde o início da madrugada, devemos continuar seus louvores até a última hora da noite, não sendo mais do que sua bondade e fidelidade merecem. (586) Se começarmos por celebrar sua bondade, devemos seguir o assunto de sua fidelidade. Ambos ocuparão nossos louvores contínuos, pois permanecem mutuamente e inseparavelmente conectados. Portanto, o salmista não deve desejar que separemos um do outro, pois eles são intimamente aliados; ele apenas sugeriria que nunca poderíamos querer matéria para louvar a Deus, a menos que a indolência prevaleça sobre nós, e que, se cumprirmos corretamente o ofício de gratidão, devemos ser assíduos, pois sua bondade e fidelidade são incessantes.

No quarto verso, ele se dirige mais imediatamente aos levitas, que foram nomeados para o cargo de cantores, e os convoca a empregar seus instrumentos de música – não como se isso fosse necessário, apenas foi útil como uma ajuda elementar para o povo de Deus nestes tempos antigos. (587) Não devemos conceber que Deus ordenou que a harpa sentisse um deleite como nós na mera melodia dos sons; mas os judeus, que ainda eram menores de idade, eram atraídos pelo uso de tais elementos infantis. A intenção deles era estimular os adoradores e incitá-los mais ativamente à celebração do louvor de Deus com o coração. Devemos lembrar que nunca se entendeu que a adoração a Deus consistia em tais serviços externos, que eram necessários apenas para ajudar a promover um povo, ainda fraco e rude em conhecimento, na adoração espiritual a Deus. Uma diferença deve ser observada nesse aspecto entre seu povo sob o Antigo e o Novo Testamento; pois agora que Cristo apareceu e a Igreja atingiu a maioridade, foi apenas para enterrar a luz do Evangelho, se introduzirmos as sombras de uma dispensação que partiu. A partir disso, parece que os papistas, como terei ocasião de mostrar em outro lugar, empregando música instrumental, não podem ser ditos tanto para imitar a prática do povo antigo de Deus, como imitá-la de uma maneira absurda e sem sentido, exibindo uma deleite tolo naquela adoração do Antigo Testamento que era figurativa e terminava com o Evangelho. (588)

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *