Estudo de Salmos 92:9 – Comentado e Explicado

Eis que vossos inimigos, Senhor, vossos inimigos hão de perecer, serão dispersados todos os artesãos do mal.
Salmos 92:9

Comentário de Albert Barnes

Pois eis que teus inimigos, ó Senhor, pois eis que teus inimigos perecerão – A repetição da palavra “eis” aqui – “eis!” – é enfático. A atenção do salmista foi fixada nisso como um evento que certamente aconteceria. Era certo que Deus seria exaltado; daí decorreu que todos os seus inimigos seriam subjugados para que ele pudesse ser exaltado.

Todos os que praticam a iniqüidade serão dispersos – Mais literalmente, “se espalharão ou se dispersarão”; implicando ansiedade e atividade, como se estivessem com pressa de fugir. A alusão é a um exército que é desconcertado, desorganizado, “desmoralizado” e disperso; ou palha que é dispersa pelo vento. Veja Jó 21:18 ; Isaías 17:13 ; Isaías 29: 5 ; Oséias 13: 3 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 92: 9-10 . Pois eis que teus inimigos, etc., perecerão – Ele representa a destruição deles como certa e presente, o que implica a repetição das palavras. Mas meu chifre exaltará, & c. – Mas, quanto a mim e a outras pessoas justas (das quais ele diz a mesma coisa, Salmos 92:12 ), seremos promovidos a verdadeira e eterna honra e felicidade: serei ungido com óleo fresco – óleo, doce e doce. não corrompido; isto é, terei grande motivo de alegria e testemunho da minha alegria, ungindo a mim mesmo; como era o modo nas festas e em todas as alegrias solenidades.

Comentário de John Calvin

9 Pois eis! teus inimigos, ó Jeová! Pelo que já foi dito no versículo anterior, o salmista conclui que é impossível que Deus não derrube seus inimigos. Isso, como já observei, mostra claramente que foi seu objetivo estabelecer nossa fé sob as fortes tentações a que está sujeita e, mais especialmente, remover essa ofensa do caminho, o que perturbou a mente de muitos , e os desviou; – nos referimos à prosperidade dos ímpios, e seu efeito em anexar uma certa perplexidade aos julgamentos de Deus. Como nossa fé nunca é chamada a uma prova mais aguda e árdua do que neste ponto, o salmista entrega a verdade, que ele anuncia com muita força de expressão, usando exclamações e repetições. Primeiro, ele declara que a destruição dos inimigos de Deus é tão certa como se já tivesse ocorrido, e ele a testemunhou com seus próprios olhos; então ele repete sua afirmação: e de tudo isso podemos ver o quanto ele se beneficiou olhando com os olhos da fé além deste mundo para o trono de Deus nos céus. Quando atordoados em nossa própria fé a qualquer momento pela prosperidade dos iníquos, devemos aprender pelo exemplo dele a subir em nossas contemplações a um Deus no céu, e a convicção seguirá imediatamente em nossas mentes que seus inimigos não podem continuar por muito tempo triunfando . O salmista nos diz quem são os inimigos de Deus. Deus não odeia ninguém sem uma causa; antes, na medida em que os homens são obra de sua mão, ele os abraça em seu amor paternal. Mas como nada é mais contrário à sua natureza do que o pecado, ele proclama guerra irreconciliável com os iníquos. Contribui em grande parte para o conforto do povo do Senhor, saber que a razão pela qual os iníquos são destruídos é que eles são necessariamente objetos do ódio de Deus, para que ele não possa mais castigá-los do que negar a si mesmo. (595)

O salmista, logo depois, mostra que ele pretendia que este fosse um terreno de conforto e esperança sob todos os cuidados, tristezas, ansiedades e constrangimentos. Ele fala sob a figura do óleo de desfrutar das bênçãos divinas, e se entende por óleo verde ou fresco , como o que não foi corrompido ou impróprio para uso por idade. É notável que ele se apropria e melhora para seu próprio conforto individual, a graça de Deus que é estendida a todo o povo do Senhor, sem exceção; e nos ensinaria com isso que a mera doutrina geral é uma coisa fria e insatisfatória, e que cada um de nós deve melhorá-la particularmente para si mesmo, na persuasão de pertencermos ao número de filhos de Deus. Em uma palavra, o salmista promete a si próprio a proteção de Deus, sob quaisquer perseguições que ele deva suportar de seus inimigos, sejam eles secretos ou mais abertos e violentos, para que ele possa se encorajar a perseverar com espírito incansável no conflito do mundo. Podemos julgar por isso quão absurda é a opinião do rabino, que conjeturou que Adão era o autor desse salmo (596) – como se fosse credível que sua posteridade se levantasse em rebelião contra ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *