Estudo de Salmos 93:1 – Comentado e Explicado

O Senhor é rei e se revestiu de majestade, ele se cingiu com um cinto de poder. A terra, que com firmeza ele estabeleceu, não será abalada.
Salmos 93:1

Comentário de Albert Barnes

O Senhor reina – O mesmo começo de um salmo ocorre no Salmo 97: 1-12 ; Salmo 99: 1-9 . A mesma idéia é freqüentemente encontrada nas Escrituras. 1 Crônicas 16:31 ; Salmo 47: 8 ; Isaías 52: 7 ; Apocalipse 19: 6 . O pensamento parece abrupto aqui. Pareceria como se o salmista estivesse meditando sobre as coisas sombrias que ocorrem no mundo; os mistérios que abundam; as coisas que parecem inconciliáveis ??com a idéia de que existe um governo justo no mundo, e que de repente a idéia ocorre, como um relâmpago numa tempestade, que o Senhor reina sobre todos, e que tudo deve estar certo. No meio de todas essas coisas, Deus está assentado no trono; ele ordena todos os eventos; ele balança o cetro sobre todos; ele ordena todas as coisas de acordo com sua própria vontade; ele assegura a realização de seus próprios propósitos.

Ele está vestido com majestade – Ou seja, ele veste ou veste isso; ele aparece nisso como um traje ou manto. A palavra traduzida como “majestade” significa propriamente “grandiosidade” e é aplicada ao inchaço do mar Salmos 89: 9 , ou a uma coluna de fumaça, Isaías 9:18 . A idéia aqui é que Deus é exaltado; e que ele aparece de maneira a indicar sua dignidade adequada. Veja as notas em Isaías 6: 1 .

O Senhor está vestido de força, com a qual ele se cingiu – há aqui uma alusão ao modo de se vestir entre os orientais – o costume de girar os lombos quando alguém trabalha, caminha, ou corre. Veja as notas em Mateus 5: 38-41 .

O mundo também é estabelecido – É firme; está em uma base sólida. Não pode ser abalado ou destruído por convulsões naturais ou pelo poder do homem.

Que não pode ser movido – Movido para fora de seu lugar; derrubado; destruído. Isso parece ter sido falado em vista de alguma calamidade iminente, como se tudo fosse varrido. O salmista se consola com o pensamento de que o mundo estava firmemente estabelecido; que nenhuma tempestade ou tempestade pudesse ser tão violenta a ponto de removê-la de seu lugar. O fundamento da consolação é a estabilidade essencial do que Deus ordenou.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 93.

A majestade, poder e santidade do reino de Cristo.

ESTE salmo não tem título no hebraico; mas é suposto ser de Davi, a quem é atribuído pelo LXX, e a maioria das versões antigas. Foi usado pelos judeus em seu culto público no dia anterior ao sábado; e por sua interpretação, este e todos os salmos até o centésimo, devem ser entendidos em seu sentido mais sublime, do reino de Cristo.

Salmos 93: 1 . O Senhor reina Era a glória e a confiança do salmista, que, embora as nações se gabassem do poder e esplendor de seus reis, e confiassem em seus preparativos militares, ainda assim o Senhor, o grande Jeová, Deus de Israel, ainda reinava. Deus é aqui representado de maneira muito elegante como vestido com a própria majestade, como os reis com seus ornamentos reais; e cingidos de força onipotente, como os guerreiros estão à espada; alguns rendem o versículo assim: O Senhor reina; ele é vestido com majestade: o Senhor está vestido; ele está cingido de força, etc.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 93: 1 . O Senhor reina – Ele é o rei e governador, não apenas de Israel, mas de todo o mundo, como a última cláusula do versículo expõe; e consequentemente, em seu devido tempo, estabelecerá seu império sobre todas as nações, nas mãos de seu Filho, o Messias. Foi a glória e a confiança do salmista que, embora as nações se gabassem do poder e esplendor de seus reis, e confiassem em seus preparativos militares, ainda assim o Senhor, o grande Jeová, o Deus de Israel, ainda reinava. Ele está vestido com majestade, etc. – Como os reis estão com seus ornamentos reais, e são cingidos com toda a força, como os guerreiros estão com a espada: essa majestade e força que ele sempre teve em si mesmo, ele agora tem, e em breve muito mais aparecerá aos olhos de todas as pessoas. O mundo também está estabelecido de que não pode ser movido – O efeito do governo de Deus no mundo será este, que ele ordenará e anulará todas as confusões, divisões e hostilidades nele, de modo que terminem de maneira ordenada, assentamento pacífico e feliz, e na ereção daquele reino do Messias que nunca pode ser movido.

Comentário de E.W. Bullinger

O Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

O SENHOR reina. Três Salmos começam assim (93, 97, 99); cada um deles termina com o pensamento de “santidade” (o último tem a palavra “santo” três vezes), indicando que, quando Ele reinar, “todos serão santos” ( Isaías 23:18 . Zacarias 14:20 , Zacarias 14: 21 ) Isso explica o clamor de Zoa ( Apocalipse 4: 8 ), porque Seus julgamentos prepararão o caminho para Seu reinado.

vestida. . . cingido. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

O mundo. Hebraico. tebel = O mundo habitável. Compare 1 Samuel 2: 8 .

estabelecido. Aramaico, Septuaginta, Siríaco e Vulg, tornam-se “firmemente fixados” .

Comentário de Adam Clarke

O Senhor reina – Ele continua a governar tudo o que criou; e ele está qualificado para governar todas as coisas, pois está vestido com majestade e força – o domínio é dele, e ele tem poder supremo para exercê-lo; e ele estabeleceu o mundo de tal maneira que nada pode ser posto fora de ordem; tudo é governado por ele. A natureza é seu agente: ou melhor, a natureza é a soma das leis de seu governo; as operações realizadas pela energia Divina e os efeitos resultantes dessas operações.

Ele se cingiu – A cisão com força refere-se à cisão para fortalecer os lombos, braços, joelhos, etc. Quando um hindu está prestes a partir em uma jornada, levantar um fardo ou fazer algo que exija esforço , ele amarra firmemente a roupa superior solta ao redor dos lombos – Ward.

Comentário de John Calvin

1 Jeová reinou Aqui vemos o que tenho anunciado ultimamente, que no poder de Deus nos é mostrado questão de confiança; pois não investirmos a Deus no poder que lhe pertence, como deveríamos fazer e, assim, desonrá-lo perversamente de sua autoridade, é a fonte desse medo e tremor que experimentamos com muita frequência. É verdade que não ousamos fazer isso abertamente, mas estávamos bem convencidos de seu poder invencível, que seria para nós um apoio invencível contra todos os assaltos à tentação. Todos admitem em palavras o que o profeta aqui ensina: Que Deus reina; mas quão poucos são os que opõem esse escudo aos poderes hostis do mundo, como é o caso deles, para que não temam nada, por mais terrível que seja? Nisto consiste então a glória de Deus, que ele governa a humanidade de acordo com sua vontade. Dizem que ele se veste com majestade e força; não que devêssemos imaginar que nele há algo derivado de outra, mas o efeito e a experiência indubitáveis ??visam mostrar sua sabedoria e retidão no governo da humanidade. O salmista prova que Deus não negligenciará ou abandonará o mundo, pelo fato de que ele o criou. Uma simples pesquisa do mundo por si só seria suficiente para atestar uma Providência Divina. Os céus giram diariamente, e, imenso como é seu tecido, e inconcebível a rapidez de suas revoluções, não experimentamos concussões – nenhum distúrbio na harmonia de seus movimentos. O sol, embora variando seu curso a cada revolução diurna, retorna anualmente ao mesmo ponto. Os planetas, em todas as suas andanças, mantêm suas respectivas posições. Como a terra poderia ficar suspensa no ar se não fosse sustentada pela mão de Deus? De que maneira poderia manter-se imóvel, enquanto os céus acima estão em constante movimento rápido, seu Criador Divino não o fixou e estabeleceu? Consequentemente, a partícula ap? , aph, denotando ênfase, é introduzida – Sim, ele a estabeleceu.

Comentário de John Wesley

O Senhor reina, ele está vestido com majestade; o Senhor está vestido de força, com a qual se cingiu; o mundo também é estabelecido, para que não possa ser movido.

Vestido – Aquela majestade e força que ele sempre teve, ele mostrará aos olhos de todas as pessoas.

Movido – Ele anulará todas as confusões do mundo, para que elas terminem na ereção daquele reino do Messias, que nunca poderá ser movido.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *