Estudo de Salmos 96:10 – Comentado e Explicado

Dizei às nações: O Senhor é rei. E {a terra} não vacila, porque ele a sustém. Governa os povos com justiça.
Salmos 96:10

Comentário de Albert Barnes

Dize entre os pagãos – Entre as nações; todas as nações. Faça esta proclamação em toda parte. Isso mudou da passagem paralela no Salmo 93: 1 .

O mundo também será estabelecido … – Sob o reinado de Deus. O significado é que o mundo é fixo ou imóvel. Ela tem seu lugar e não pode ser removida. O governo de Deus é fixo e estável. Não é temporário, mutável, vacilante, como as dinastias da Terra, mas é firme e permanente, e é bem representado pela Terra – tão fixo e firme que nada pode movê-la de seu lugar.

Ele julgará o povo com retidão – O povo de todas as terras; as nações da terra. Veja as notas no Salmo 67: 4 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 96:10 . Diga entre os pagãos – Você converteu gentios, declara àqueles que ainda permanecem nas trevas do paganismo; que o Senhor reina Que Deus agora estabeleceu seu trono e estabeleceu seu reino no mundo. O mundo também será estabelecido, etc. – E, como esse reino nunca será destruído, mas permanecerá para sempre, Daniel 2:44 , assim as nações do mundo gozarão, por meio dele, de uma paz estabelecida e duradoura: ver Salmos 72: 3 ; Salmos 72: 7 ; Isaías 9: 6-7 ; Isaías 66:12 ; Zacarias 9:10 . Ele deve julgar o povo com retidão – Ele não deve abusar de seu poder todo-poderoso e domínio estabelecido à opressão de seu povo, como outros príncipes costumam fazer, mas deve governá-los pelas regras da justiça e da eqüidade, que é o único fundamento de um verdadeiro e paz sólida: ver Isaías 32:17 .

Comentário de E.W. Bullinger

deve ser estabelecido. Septuaginta, Siríaca e Vulgata liam “Ele consertou” .

Comentário de Adam Clarke

Diga entre os pagãos que o Senhor reina – Justino Mártir, em seu diálogo com Trypho, o Judeu, cita esta passagem da seguinte maneira: “significando a cruz; e acusa os judeus de terem apagado essa palavra de suas Bíblias, por causa da evidência que ela deu da verdade do cristianismo. Parece que essa leitura existia antigamente na Septuaginta, ou pelo menos em algumas cópias antigas dessa obra, pois a leitura foi citada por Tertuliano, Lactâncio, Arnóbio, Agostinho, Cassiodoro, Papa Leão, Gregório de Tours e outros. A leitura ainda existe no antigo Saltério Romano, Dominus regnavit a ligno, e em alguns outros. Em um antigo MS. cópia do Saltério diante de mim, enquanto o texto exibe a leitura comumente recebida, a margem tem o seguinte brilho: Regnavit a ligno crucis: “O Senhor reina pela madeira da cruz”. Meu antigo Saltério Escocês-Latino não tem um ligno no texto, mas parece referir-se a ele na paráfrase: Pois Criste se regrediu após a morte na crosse. É necessário, no entanto, acrescentar que essas palavras não existem em nenhuma cópia do texto hebraico agora existente, nem em qualquer MS. no entanto, nem em nenhuma das versões antigas. Nem Eusébio nem Jerônimo se referem a ele, que escreveu comentários sobre os Salmos; nem é mencionado por nenhum escritor grego, exceto Justin Mártir.

O mundo também será estabelecido – A palavra ??? tebel significa o globo habitável, e pode ser uma metonímia aqui, o recipiente colocado para o contido. E muitos pensam que com isso a Igreja é planejada; como o Senhor, que é anunciado aos gentios como reinante, é entendido como Jesus Cristo; e seu julgamento entre o povo, seu estabelecimento do santo Evangelho entre eles e governo das nações por suas leis.

Comentário de John Calvin

10. Diga entre os pagãos: Jeová reina Sua língua novamente implica que é somente onde Deus governa e preside que ele pode ser adorado. Os gentios não poderiam professar a adoração a Deus, desde que seu trono estivesse apenas no pequeno canto da Judéia, e eles não estivessem reconhecendo seu governo. Conseqüentemente, o salmista fala de estender seu reino a todas as partes do mundo, com a visão de reunir-se em um, aqueles que antes haviam sido divididos e dispersos. A expressão, diga entre os pagãos, significa que Deus aumentaria os limites de seu reino por sua palavra e doutrina. O que é dito sobre o mundo ser estabelecido é particularmente digno de nossa observação. No que diz respeito à ordem da natureza, sabemos que ela foi divinamente estabelecida e fixada desde o início; que o mesmo sol, lua e estrelas continuam brilhando no céu; que os iníquos e os incrédulos são alimentados com comida e respiram o ar vital, assim como os justos. Ainda assim, devemos lembrar que, enquanto a impiedade tiver posse da mente dos homens, o mundo, mergulhado como está nas trevas, deve ser considerado jogado em um estado de confusão e de horrível desordem e desregulação; pois não pode haver estabilidade separada de Deus. Diz-se, portanto, muito bem aqui que o mundo está estabelecido, que não deve tremer, quando os homens forem trazidos de volta ao estado de sujeição a Deus. Aprendemos essa verdade com a passagem: Que, embora todas as criaturas devam cumprir seus vários ofícios, não se pode dizer que nenhuma ordem prevaleça no mundo, até que Deus ergue seu trono e reine entre os homens. Que desordem mais monstruosa pode ser concebida do que existe onde o próprio Criador não é reconhecido? Homens maus e incrédulos podem estar satisfeitos com sua própria condição, mas é necessariamente mais insegura, mais instável; e desamparados como são de qualquer fundamento em Deus, pode-se dizer que sua vida está pendurada por um fio. (92) Devemos lembrar o que vimos ensinado ( Salmos 46: 5 ) “Deus está no meio da cidade santa, ela não será abalada”. Muito possivelmente, pode haver uma alusão indireta ao estado imperfeito e incompleto das coisas sob a Lei, e um contraste pode ter sido pretendido entre a perfeita condição das coisas que deveriam obter sob Cristo e o prelúdio para ela no período anterior. Em seguida, ele prediz que o reino a ser introduzido deve ser distinguido pela justiça, de acordo com o que vimos ( Salmos 45: 6 ) “Um cetro de justiça é o cetro de teu reino.” O termo julgar, em hebraico, inclui governo de qualquer tipo. Se o método de Deus para governar os homens é formar e regular suas vidas para a justiça, podemos inferir que, por mais facilmente que os homens possam se satisfazer, tudo está necessariamente errado com eles, até que tenham sido submetidos a Cristo. E essa justiça de que o salmista fala não se refere apenas às ações externas. Compreende um novo coração, começando como na regeneração do Espírito, pelo qual somos formados novamente à semelhança de Deus.

Comentário de John Wesley

Dize entre os gentios que o Senhor reina: o mundo também será estabelecido para que não seja abalado; ele julgará o povo com retidão.

Reina – Deus estabeleceu agora seu reino no mundo.

Estabelecido – As nações do mundo gozarão, por meio dele, de uma paz estabelecida e duradoura.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *