Estudo de Salmos 96:7 – Comentado e Explicado

Tributai ao Senhor, famílias dos povos, tributai ao Senhor a glória e a honra,
Salmos 96:7

Comentário de Albert Barnes

Dê ao Senhor – atribua ao Senhor – ao Senhor. Isso é extraído literalmente de 1 Crônicas 16:28 .

Ó parentes do povo – hebraico, “Famílias” do povo: pessoas, unidas por laços familiares. A idéia é a de adorar não apenas como indivíduos, nem como um mero “agregado” de indivíduos unidos por laços comuns, mas como aqueles unidos por fortes laços; limitado por sangue e carinho; constituídos em comunidades. É um chamado a tais que adorem a Deus em sua capacidade, assim unidos; vir como famílias e adorar a Deus. Em outras palavras, é um apelo às famílias “como tais” para que reconheçam a Deus. Uma família é um lugar apropriado para honrar a Deus. Quando a mesma alegria penetra em todos os corações em prosperidade, e quando todos se tornam tristes em adversidade, há uma evidência evidente de que todos devem se unir na mesma adoração a Deus; e que, como em todas as outras coisas, eles têm interesses, simpatias e afetos em comum, devem ter na religião – a serviço de seu Criador.

Dê ao Senhor glória e força – isto é, proclame que estes pertencem a Deus; ou, adore-o como um Deus de glória e poder.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 96: 7-9 . Entregue ao Senhor, ó parentes do povo – ó povo, de qualquer família que vier, ou, ó nações do mundo, dê ao Senhor glória e força – atribua a Jeová essa majestade incomparável, e domínio supremo e autoridade que você costuma dar aos seus deuses imaginários. Dê ao Senhor a glória devida ao nome dele – Renunciando a todos os seus ídolos, reconheça que Jeová é o rei onipotente de todo o mundo e faça-o honrar adequado à excelência de sua majestade. Traga uma oferta e entre em seus tribunais – Os tribunais de sua casa. Traga-lhe uma oferta, como sinal de sua sujeição a ele; e humildemente adorá-lo em seu templo. Ele fala da adoração do Novo Testamento sob as expressões da adoração judaica, como fazem os profetas em outros lugares: ver Malaquias 1:11 . Oh, adore o Senhor – venha e se jogue diante do Senhor, na beleza da santidade – No seu santuário, onde ele estabeleceu sua residência gloriosa entre nós; ou melhor, estar vestido com todos aqueles ornamentos sagrados, aqueles dons e graças que são necessários e exigidos no culto de Deus. Medo diante dele, toda a terra – Que todas as pessoas se aproximem de sua presença com um santo medo e reverência sagrada, admirando e temendo ofender seu soberano Senhor e Rei.

Comentário de Adam Clarke

Vós parentes do povo – Vós famílias, todas as tribos de Israel em suas respectivas divisões.

Comentário de John Calvin

7 Dê a Jeová etc. Como o louvor esperava por Deus em Sião ( Salmos 65: 1 ), e esse era o lugar dedicado à celebração de sua adoração, e somente a posteridade de Abraão foi investida no privilégio do sacerdócio. Não há dúvida de que o salmista se refere aqui à grande mudança que deveria ocorrer na Igreja após o advento de Cristo. Uma oposição ou distinção é pretendida entre o povo antigo de Deus e as tribos gentias, que depois seriam adotadas na mesma comunhão. Declarar sua glória e força é o mesmo que declarar a glória de sua força. E mostrar que o homem não pode se vangloriar de nada e, ao se recusar a celebrar Deus, impiedosamente o despoja de suas justas honras, ele se submete : Senhor, a glória do seu nome; uma expressão que denota que Deus não empresta nada do exterior, mas compreende tudo o que é digno de louvor em si mesmo. Ele pede às nações gentias em tantas palavras que prestem a Deus a mesma adoração que os judeus fizeram; não que devamos adorar a Deus agora de acordo com o ritual externo prescrito pela Lei, mas ele significa que haveria uma regra e forma de religião na qual todas as nações deveriam concordar. Agora, a menos que o muro do meio da divisória tivesse sido derrubado, os gentios não poderiam ter entrado junto com os filhos de Deus nas cortes do santuário. Para que tenhamos aqui uma previsão clara do chamado dos gentios, que precisavam retirar sua impureza antes que pudessem ser trazidos para a santa assembléia. A mincha, ou oblação, era apenas um tipo de sacrifício, mas é usada aqui para denotar toda a adoração a Deus, porque fazia parte do serviço divino mais praticado normalmente. Vemos a partir disso, e de outras passagens, que os penmen inspirados descrevem a adoração interior a Deus sob símbolos comuns na época em que viviam. Deus não lhe ofereceria ofertas de carne depois da vinda de Cristo; mas as palavras que o salmista emprega intimamente dizem que as portas do templo, uma vez fechadas, deveriam agora ser abertas para a admissão dos gentios. O Apóstolo, em sua Epístola aos Hebreus, ( Hebreus 13:15 ) nos diz quais são os sacrifícios com os quais Deus agora será adorado. Daí o absurdo dos papistas, que aduziriam tais passagens em apoio à massa e seus outros tolos. Podemos aprender muito apropriadamente com as palavras, porém, que não devemos entrar de mãos vazias na presença de Deus, ordenados como devemos nos apresentar e tudo o que temos como serviço razoável a Ele ( Romanos 12: 1). ; 1 Pedro 2: 5. )

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *