Estudo de Sofonias 1:12 – Comentado e Explicado

Naquele tempo, inspecionarei Jerusalém com lanternas, castigarei os homens que, sentados em sua borra, dizem consigo mesmos: O Senhor não faz bem nem mal.
Sofonias 1:12

Comentário de Albert Barnes

Vou procurar – (literalmente, “diligentemente”). A palavra é sempre usada para uma busca minuciosa e minuciosa, na qual lugares, pessoas, coisas são pesquisados ??e peneirados um a um em cada canto, até que seja encontrado se algo está lá ou não. Por isso, também a busca de todo pensamento do coração, seja por Deus Provérbios 20:27 , ou no arrependimento pela luz de Deus Lamentações 3:40 .

Jerusalém com velas – para que não haja canto, nem lugar à espreita tão escuro, mas que os culpados sejam trazidos à luz. A mesma diligência, que a Sabedoria Eterna usou, para “buscar e salvar o que estava perdido Lucas 15: 8 , acendendo uma vela e buscando diligentemente” até encontrar cada peça perdida de prata, o mesmo Deus Todo-Poderoso usará que não endureça o pecador deve escapar. Cyril: “O que o inimigo faria, usando a frustração irrestrita contra os conquistados, que Deus se ajustasse à sua própria pessoa, não como sendo ele mesmo o fazedor de coisas tão estranhas, mas permitindo que o que provém da raiva proceda em julgamento contra os ímpios . ” Era uma imagem disso, quando, ao tomar Jerusalém pelos romanos, eles “arrastaram para fora de esgotos, buracos, cavernas e túmulos comuns, príncipes e grandes homens e sacerdotes, que por medo da morte se esconderam”.

Quanto mais naquele dia em que “os segredos de todos os corações serão revelados” por Aquele que “procura os corações e as rédeas, e a cujos olhos” Salmo 7: 9 ; Salmo 26: 2 ; Jeremias 11:20 ; Jeremias 17:10 ; Jeremias 20:12 ; Apocalipse 2:23 , “que são como fogo reluzente, todas as coisas estão nuas e abertas!” Apocalipse 1:14 . As velas com as quais Deus busca o coração são as próprias consciências dos homens. Provérbios 20:27 , Sua própria palavra revelada Salmos 119: 104 ; Provérbios 6:23 ; 2 Pedro 1:19 , a vida dos verdadeiros cristãos Filemom 2:15 . Aqueles, através do Espírito Santo em cada um, podem iluminar o coração do homem, ou, se ele não prestar atenção, se levantarão contra ele e mostrarão a falsidade de todas as vãs desculpas: “Só existe uma maneira de escapar. Se nos julgamos, não seremos julgados. Eu “procurarei meus” próprios “caminhos” e meus desejos, para que Aquele que “procurará Jerusalém com velas”, não encontre nada em mim, não procurado e não penhorado. Pois Ele não julgará duas vezes a mesma coisa. Gostaria de poder seguir e rastrear todas as minhas ofensas, para que em nenhum eu precise temer os Seus olhos penetrantes, e que ninguém se envergonhe da luz de Suas velas! Agora eu sou visto, mas não vejo. Está à mão aquele Olho, para quem todas as coisas estão abertas, embora Ele Mesmo não esteja aberto. Uma vez: “Eu saberei, como eu sou conhecido” 1 Coríntios 13:12 . Agora “eu sei em parte”, mas não sou conhecido em parte, mas totalmente “.

Os homens que estão decididos sobre suas borras – enrijecidos e contraídos. A imagem é do vinho que se torna duro, se permitido permanecer sobre as borras, sem ser removido. Jeremias diz: “Moabe ficou à vontade desde a juventude, e se estabeleceu sobre suas borras, e não foi esvaziado de vaso em vaso, nem entrou em cativeiro; portanto, seu gosto permaneceu nele, e seu perfume não mudou ” Jeremias 48:11 . Portanto, aqueles sobre quem “nenhuma mudança ocorre, não temem a Deus (ver Salmo 55:19 ). As borras são o refugo do vinho, ainda assim armazenadas (assim a palavra significa), e o vinho repousa, por assim dizer, sobre elas. Assim, os homens à vontade descansam nas coisas contaminadas e contaminadas, em suas riquezas ou prazer que acumulam, sobre as quais estão inclinadas, para que Dionísio: “não levem sua mente às coisas do alto, mas obscurecidas pelos desejos mais sujos. , são endurecidos e endurecidos pelo pecado. ”

Isso diz no coração deles – Não zombando abertamente, talvez pensando que eles acreditam; mas as pessoas “acreditam” como amam. Sua crença mais interior, a crença em seus corações e afeições, o que eles desejam e a fonte oculta de suas ações, é: “O Senhor não fará o bem, nem fará o mal”. Eles agem como crentes, e agindo para se convencerem disso. Eles pensam em Deus tão distante: “Deus não está nas alturas do céu? E eis a altura das estrelas, quão altas elas são! E tu dizes: Como Deus sabe? Ele pode julgar através da nuvem negra? Aguilhões grossos são uma cobertura para Ele, que Ele não vê; e anda no circuito do céu ” Jó 22: 12-14 ,“ Os ímpios na soberba do seu coração ”(pensa); Ele não perguntará; todos os seus artifícios ”(fala),“ Deus não existe. Fortes são os seus caminhos em todos os momentos; no alto estão os teus juízos à vista dele ” Salmo 10: 4-5 . “Matam a viúva e o estrangeiro, matam os órfãos, e dizem: O Senhor não verá, nem o Deus de Jacó o considerará” Salmo 94: 5-6 .

“Tais coisas eles imaginaram e foram enganados, porque sua própria maldade os cegou. Quanto aos mistérios de Deus, eles não os conheciam ”(Wisd. 2: 21-22). “A fé sem obras está morta” Tiago 2:20 . A fé que age não morre, e vem em seu lugar essa outra persuasão, que Deus não retribuirá. Existem mais ateus do que acreditam ser. Eles agem como se não houvesse juiz de suas ações e, finalmente, vieram a crer que Deus não punirá Isaías 5:19 ; Malaquias 2:17 . O que mais é o pensamento de todos os mundanos, de todos os que fazem ídolos de qualquer prazer, ganho ou ambição, mas “Deus não punirá?” “Deus não pode punir a indulgência (injusta, egoísta) da natureza que Ele fez.” “Deus não será tão preciso.” “Deus não castigará com a eterna separação dEle, os pecados desta curta vida.” E eles não vêem que atribuem a Deus o que Ele atribui aos ídolos, ou seja, não deuses. “Faça o bem ou faça o mal, para que sejamos consternados e o contemplemos juntos”. “Não tenhas medo deles, porque eles não podem fazer o mal, nem também é neles que fazem o bem” Jeremias 10: 5 . Eles não pensam que Deus faz o bem, pois atribuem seu sucesso à sua própria diligência, sabedoria, força e não agradecem a Deus por isso. Eles não pensam que Ele lhes envia o mal. Pois eles desafiam a Ele e Suas leis, e pensam que ficarão impunes. O que resta senão que Ele deve ser tão idiota quanto os pagãos?

Comentário de Thomas Coke

Sofonias 1:12 . Os homens que estão decididos sobre suas borras O profeta aqui descreve aqueles homens que, confiando em suas riquezas, prestavam muito pouca atenção às ameaças dos profetas, e pareciam intiramente seguros aos seus próprios olhos, enquanto mantinham seus tesouros amados por perto. eles.

Comentário de Joseph Benson

Sofonias 1: 12-13 . Naquele momento, vasculharei Jerusalém com velas – entregarei Jerusalém nas mãos dos caldeus, que não deixará nenhum canto escapar deles, mas vasculhará diligentemente as casas, mesmo com luzes ou tochas, para que possam saquear eles de tudo. E punir os homens que estão decididos sobre suas borras – que vivem com segurança em facilidade e abundância: veja notas em Jeremias 48:11 e Amós 6: 1 . Que dizem em seus corações: O Senhor não fará o bem, etc. – Quem não tem Deus em todos os seus pensamentos, ou imagina que ele não se preocupa com os assuntos do mundo, e que nem o bem nem o mal são levados a cabo por sua providência. O profeta descreve especialmente aqueles homens que, confiando em suas riquezas, prestavam muito pouca atenção às ameaças dos profetas e pareciam inteiramente seguros aos seus próprios olhos, enquanto guardavam seus tesouros amados. Portanto, seus bens se tornarão um espólio, etc. – O inimigo deve saquear os seus bens e retirá-los das suas casas e bens, para que não herdem as casas que construíram, nem bebem o vinho das vinhas que plantaram.

Comentário de John Wesley

E acontecerá naquele tempo que eu vasculharei Jerusalém com velas e castigarei os homens que estão assentados sobre suas borras; que dizem em seus corações: O SENHOR não fará o bem, nem fará o mal.

Vou procurar – Deus fala da maneira dos homens, que vasculham lugares escuros com velas. Ele descobrirá e punirá completamente.

Suas borras – Em alusão a licores, que não são derramados de vaso em vaso para refiná-los, ficam grossos e sujos.

Comentário de Adam Clarke

Vou procurar Jerusalém com velas – vou fazer uma busca universal e completa.

Que estão decididos sobre suas borras – aqueles que são descuidados, satisfeitos com os bens desta vida; que confiam em suas riquezas e são completamente irreligiosos; que, embora reconheçam que existe um Deus, pensam, como os aristotélicos, que ele é tão supremamente feliz na contemplação de suas próprias excelências, que sente por sua dignidade se preocupar com os assuntos dos mortais.

Comentário de E.W. Bullinger

velas = lâmpadas.

mal = dano. Hebraico. ra “a”. App-44.

Comentário de John Wesley

E acontecerá naquele tempo que eu vasculharei Jerusalém com velas e castigarei os homens que estão assentados sobre suas borras; que dizem em seus corações: O SENHOR não fará o bem, nem fará o mal.

Vou procurar – Deus fala da maneira dos homens, que vasculham lugares escuros com velas. Ele descobrirá e punirá completamente.

Suas borras – Em alusão a licores, que não são derramados de vaso em vaso para refiná-los, ficam grossos e sujos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *