Estudo de Sofonias 3:13 – Comentado e Explicado

Os que restarem de Israel se absterão do mal, e não proferirão a mentira; não se achará mais em sua boca língua enganosa, porque serão apascentados e repousarão, sem haver quem os inquiete.
Sofonias 3:13

Comentário de Albert Barnes

O remanescente de Israel – O mesmo povo pobre, o “verdadeiro Israel” de quem Deus disse: “eu deixo para trás” (a palavra é a mesma) “um povo pobre”, poucos, em comparação com o restante cego; de quem o Senhor disse: “Sei quem escolhi” João 13:18 . Estes “não farão iniquidade nem falarão mentiras”. Cyril: “Este é um adorno espiritual, a mais bela coroa de virtudes gloriosas. Pois onde a mansidão e a humildade estão e o desejo da justiça, e a língua desaprende palavras vãs e palavras pecaminosas, e é o instrumento da verdade estrita, surge uma virtude brilhante e perfeita. E isso parece com aqueles que estão em Cristo. Pois a beleza da piedade não é vista na lei, mas brilha no poder dos ensinamentos evangélicos. ”

Nosso Senhor disse a Natanael: “Eis ali um israelita, em quem não há dolo” João 1:47 , e aos apóstolos: “Eu vos envio como ovelhas entre lobos; sede, pois, sábios como serpentes e inofensivos como pombas ” Mateus 10:16 ; e dos primeiros cristãos é dito: “eles, continuando diariamente de comum acordo no templo, e partindo o pão de casa em casa, comem seu mérito com alegria e singularidade de coração, louvando a Deus e tendo favor com todo o povo” Atos 2: 46-47 . Esse é o caráter dos cristãos, como tal, e foi inicialmente cumprido; “Todo aquele que é nascido de Deus não comete pecado” 1 João 3: 9 ; “Todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que é gerado por Deus se guarda, e o iníquo não lhe toca ” 1 João 5:18 . Um apologista, no final do século II, poderia apelar ao Imperador Romano, que nenhum cristão foi encontrado entre seus criminosos, “a menos que seja apenas como cristão, ou, se ele for qualquer outra coisa, ele não será mais mais um Cristão. Só nós, então, somos inocentes! Que maravilha, se é assim, por necessidade? E realmente por necessidade é assim. Ensinados a inocência por Deus, nós dois o conhecemos perfeitamente, como revelados por um Mestre perfeito; e o mantemos fielmente, como sendo cometidos a nós por um Observador, que não pode ser desprezado. ”:“ Sendo uma multidão tão vasta de homens, quase a maior parte de todos os estados, vivemos silenciosa e modestamente, talvez mais conhecida como indivíduos que não como um corpo, e que não sejam conhecidos por outro sinal senão a reforma de nossos pecados anteriores. ”

Agora, na Igreja, que “nossa terra ofuscou os olhos”, podemos apenas dizer, como em relação à cessação da guerra sob o Evangelho, que as promessas de Deus são seguras de Sua parte, que ainda “aqueles que são de Cristo têm crucificou a carne com as afeições e concupiscências ”, que o Evangelho é“ um poder de Deus para a salvação ” Romanos 1:16 , que“ a pregação da cruz é, para nós que somos salvos, o poder de Deus ” 1 Coríntios 1 : 18 ; “Para os que são chamados, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus” 1 Coríntios 1:24 ; que aqueles que querem, “são guardados por Deus pela fé na salvação” 1 Pedro 1: 5 ; mas agora também “eles não são todos Israel, que são de Israel” Romanos 9: 6 , e que “a falta de fé do homem não faz com que a fé de Deus não tenha efeito” Romanos 3: 3 : “A Igreja de Deus é universalmente santo em relação a todos, pelas instituições e administrações da santidade; a mesma Igreja é realmente santa neste mundo, em relação a todas as pessoas piedosas nele contidas, por uma verdadeira santidade infundida; o mesmo é ainda mais ao mesmo tempo perfeitamente santo em referência aos santos que partiram e admitiram a presença de Deus; e a mesma Igreja daqui em diante será mais completamente santa no mundo vindouro, quando todos os membros, de fato pertencentes a ela, serão ao mesmo tempo aperfeiçoados em santidade e completados em felicidade. ”

O mais completo deve ser cumprido na ressurreição. Rup .: “Ó dia abençoado da Ressurreição, em cuja plenitude ninguém pecará em palavras ou ações! Ó grande e abençoada recompensa para toda alma que, embora agora tenha “praticado iniqüidade” e “falado falso”, ainda assim não deseja fazer mais! Grande e abençoada recompensa, que ele receberá agora. a imobilidade, para não ser mais capaz de fazer iniqüidade ou falar falsidade, uma vez que a alma abençoada, através do Espírito de amor eterno, inseparavelmente unido a Deus seu Criador, agora não será mais capaz de uma má vontade! ”

Pois eles devem se alimentar – No maná oculto, Dionísio: “nutrido mais delicadamente pelo Espírito Santo com delícias interiores e alimento espiritual, o pão da vida”. Também nas coisas do corpo era “distribuída a todo homem conforme necessário” Atos 4:35 . “E eles se deitarão” nos pastos verdejantes onde Ele os dobra; “E ninguém os temerá” 1 Pedro 1: 5 , “pois estavam prontos para sofrer e morrer pelo nome do Senhor Jesus” Atos 21:13 . “Partiram da presença do conselho, regozijando-se por serem considerados dignos de sofrer vergonha pelo Seu Nome” Atos 5:41 . Antes da ressurreição e do envio do Espírito Santo, quão grande era o temor, a inconstância e a fraqueza dos discípulos; quão grande, após a infusão do Espírito Santo, foi sua constância e imperturbabilidade, é delicioso estimar em seus Atos ”, quando eles“ revelaram Seu Nome diante dos gentios e reis e dos filhos de Israel ” Atos 9:15 , e aquele que temia uma pequena criada, disse ao sumo sacerdote: “Devemos obedecer a Deus antes dos homens” Atos 5:29 . Cirilo: “Quando Cristo, o Bom Pastor, que deu a vida por Suas ovelhas, brilhou sobre nós, somos alimentados em jardins e pastados entre lírios, e deitados em pregas; pois estamos dobrados em igrejas e santuários sagrados, ninguém nos assustando ou estragando, nenhum lobo atacando nem pisando em nós, nenhum ladrão invadindo, ninguém nos invadindo, para roubar, matar e destruir; mas permanecemos na segurança e participação de todo bem, sendo responsáveis ??por Cristo, o Salvador de todos. ”

Comentário de Scofield

remanescente

(Veja Scofield “ Jeremias 15:21 “)

Comentário de John Wesley

O restante de Israel não fará iniqüidade, nem falará mentiras; nem a língua enganadora será encontrada na sua boca; porque eles se alimentam e se deitam, e ninguém os teme.

Alimentará – gozará de paz e abundância.

Comentário de Adam Clarke

O restante de Israel não fará iniqüidade – que mudança! E então, quão diferentes serão de seus eus presentes! Iniqüidade, mentira e engano não serão encontrados entre eles! Um judeu me disse uma vez: “Há muitos cristãos que estão fazendo maravilhosos esforços para converter os tshews (judeus). Ah, não há ninguém além de Gott Todo-Poderoso que pode converter um tshew”. Eu realmente acredito nele. Somente Deus pode converter qualquer homem; e se houver uma dificuldade peculiar para converter qualquer alma, essa dificuldade deve estar na conversão do judeu.

Comentário de E.W. Bullinger

pois eles se alimentarão, etc. Referência ao Pentateuco ( Levítico 26: 5 , Levítico 26: 6 ). App-92.

Comentário de John Wesley

O restante de Israel não fará iniqüidade, nem falará mentiras; nem a língua enganadora será encontrada na sua boca; porque eles se alimentam e se deitam, e ninguém os teme.

Alimentará – gozará de paz e abundância.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *