Estudo de Zacarias 10:1 – Comentado e Explicado

Pedi chuvas ao Senhor para o tempo das águas tardias. O Senhor faz brilhar o relâmpago, proporciona chuva para todos e ao homem a vegetação do campo.
Zacarias 10:1

Comentário de Albert Barnes

Peça a chuva do Senhor – “ Peça e receba”, diz o Senhor. Zacarias prometeu em nome de Deus bênçãos temporais e espirituais: tudo estava pronto da parte de Deus; somente, acrescenta, peça-lhes ao Senhor, o Imutável, o Mesmo que não os terafins ou os adivinhos, como Israel havia feito em Jeremias 44: 15-28 . Ele prometeu: “Se ouvirdes diligentemente os Meus mandamentos, amar o Senhor vosso Deus, darei-lhe a chuva da sua terra no seu devido tempo, a primeira chuva e a segunda chuva, e enviarei grama no seu campo para o teu gado ” Deuteronômio 11: 13-15 . Deus pede que peça que cumpra Sua promessa. Somente a “chuva tardia” é mencionada, como completando o que Deus havia começado pela chuva anterior, enchendo os ouvidos antes da colheita. Ambos foram usados ??como símbolos dos dons espirituais de Deus e, portanto, as palavras se encaixam no final do último capítulo, tanto nas coisas temporais quanto eternas. Osório: “Ele sempre exorta a pedir o orvalho da graça divina, para que o que brotou no coração da semente da palavra de Deus possa atingir a plena maturidade”.

O Senhor produz nuvens brilhantes – (antes) “relâmpagos na chuva”, como Jeremias diz: “Ele faz com que os vapores subam dos confins da terra; Ele faz relâmpagos na chuva ” Jeremias 10:13 ; Jeremias 51:16 ; e o salmista, “Ele faz relâmpagos na chuva” Salmo 135: 7 , desaparecendo como se fosse na chuva que se segue sobre eles. “E os dá.” Enquanto o homem está perguntando, Deus está respondendo. “Chuva de chuva”, “chuva de torrentes”, como deveríamos dizer, ou “em enchentes” ou, invertida, “inundações de chuva”. “A cada erva”, antes, “a erva verde no campo”, como diz o salmista, “ele faz crescer a grama para o gado, e a erva verde para o serviço dos homens” ( Salmo 104: 14 , ver também Gênesis 1:30 ; Gênesis 3:18 ). Ele fez isso com cuidado individual, conforme cada necessidade, ou como deveria ser melhor para cada um, como, pelo contrário, ele diz em Amós: “Eu fiz chover em uma cidade, e não chorei em outra cidade; uma peça foi chovida e a peça sobre a qual não choveu secou ”( Amós 4: 7 ; ver nota).

Os rabinos observaram essas exceções à lei geral de Deus, segundo a qual Ele “chove sobre justos e injustos” Deuteronômio 32: 2 . Cirilo: “A lei de Moisés e os profetas foram as primeiras chuvas.”

Comentário de Thomas Coke

Zacarias 10: 1 . Peça ao Senhor, etc. – Eles pediram ao Senhor, etc. então o Senhor lhes deu trovões e chuveiros grandes, e todos tinham um campo verde e florescente. Este versículo certamente não deveria ter sido separado do que foi exposto, pois explica as colheitas alegres e abundantes de que se fala, atribuindo-as às chuvas sazonais concedidas por Deus em relação às pessoas que lhe dirigiram suas súplicas; como, pelo contrário, nos dois próximos versículos, seus infortúnios passados ??são expressamente atribuídos ao fato de terem recorrido a ídolos, que não os ouviam nem os ajudavam.

Comentário de Joseph Benson

Zacarias 10: 1 . Peça ao Senhor chuva, etc. – Faça súplicas a Jeová, e não a ídolos. A promessa de abundância futura feita no versículo anterior, com a qual isso parece estar intimamente ligado, sugeria a menção dos meios pelos quais ela poderia ser adquirida. Como se ele dissesse: O cumprimento da promessa de épocas frutíferas depende de as pessoas pedirem a Deus, que ouvirão suas petições se lhe forem oferecidas com sinceridade e fervor, e lhes dará a primeira e a segunda chuva em suas estação. Das quais chove, veja notas em Deuteronômio 11:14 ; Oséias 6: 3 . Assim o Senhor fará nuvens brilhantes – Ou relâmpagos, como a margem diz, e como a palavra é traduzida Jó 28:25 . Grandes chuvas geralmente acompanham trovões e raios. E dê a eles – Nomeadamente, os judeus; aguaceiros de chuva – Ou melhor, abundância de chuva, como o hebraico significa; a cada erva no campo – Ou, a cada homem, a erva, ou frutos do campo, como a palavra original significa. O sentido é que Deus, ao pedirem a ele, daria muitos tipos de ervas e frutas úteis aos homens ou aos animais dos quais os homens fazem uso.

Comentário de Scofield

depois chuva

Cf. Oséias 6: 3 ; Joel 2: 23-32 ; Zacarias 12:10 . Há um significado físico e espiritual: a chuva, antigamente, será restaurada na Palestina, mas também haverá uma poderosa efusão do Espírito sobre Israel restaurado.

Comentário de John Wesley

Peça para o Senhor chover no tempo da última chuva; assim o SENHOR fará nuvens brilhantes, e lhes dará chuva sobre toda a erva no campo.

A última chuva – Isso fez muitas provisões e é proverbialmente usado para significar uma grande bênção.

Nuvens brilhantes – Brilham através dos relâmpagos que surgem deles.

Eles – os judeus.

Comentário de Adam Clarke

Peçam ao Senhor chuva – Chuva no devido tempo –

  1. Para impregnar a semente quando semeada; e

2. Encher o ouvido próximo ao tempo da colheita – era tão essencial para a fertilidade da terra e o bem-estar do povo, que fica bem entre os principais das misericórdias de Deus e a promessa aqui mostra que Deus projetos para garantir a prosperidade prometida, usando os meios pelos quais foi promovida.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

chuva, etc. Referência a Pentateuco ( Deuteronômio 11:14 ) = chuva de chuva = chuvas abundantes. App-92.

então, etc. Render: “de Jeová que faz. E dá” .

fará = Quem faz.

e dê = e dê .

eles. Alguns códigos, com siríaco, leem “você” .

Comentário de John Wesley

Peça para o Senhor chover no tempo da última chuva; assim o SENHOR fará nuvens brilhantes, e lhes dará chuva sobre toda a erva no campo.

A última chuva – Isso fez muitas provisões e é proverbialmente usado para significar uma grande bênção.

Nuvens brilhantes – Brilham através dos relâmpagos que surgem deles.

Eles – os judeus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *