Estudo de Zacarias 14:17 – Comentado e Explicado

Toda e qualquer família da terra que não subir a Jerusalém para adorar o rei, Senhor dos exércitos, não receberá chuva!
Zacarias 14:17

Comentário de Albert Barnes

Quem não sobe – Cirilo: “Para quem não sobe”, ele ameaça o mesmo castigo que os perseguidores suportariam. Pois os inimigos, e aqueles que não amarão, terão a mesma sorte. Penso que isto é o que o próprio Cristo disse: ‘Quem não está comigo é contra mim, e quem não se reúne comigo espalha’ Lucas 11:23 . ”

Sobre eles não haverá chuva – a chuva era o mais essencial dos dons temporais de Deus para o bem-estar temporal de Seu povo. Moisés destacou isso, quando seu povo estava entrando na terra prometida, com memória recente da independência da chuva do Egito no próprio Egito, e que esse presente dependia da obediência. “A terra para onde vens possuí-la não é como a terra do Egito, donde saístas, onde semeaste a tua semente e a regavas com o teu pé, como um jardim de ervas” Deuteronômio 11: 10-11 : mas “terra de colinas e vales, bebe a água da chuva do céu; uma terra que o Senhor teu Deus cuida; os olhos do Senhor estão sempre sobre ele, desde o começo do ano até o final do ano. E será que, se ouvirdes diligentemente os Meus mandamentos – eu te darei a chuva da sua terra em sua estação, a primeira chuva e a segunda chuva, para que você possa colher no teu milho e no teu vinho e no teu óleo. E enviarei erva nos teus campos para o teu gado, para que possas comer e ficar cheio.

Mas a ameaça à desobediência correspondia a isso. “Guardai-vos”, continua Moisés, “para que seu coração não se engane, e você se desvie e sirva a outros deuses – e a ira do Senhor se acenda contra você, e Ele cale a boca para que não haja chuva, e que a terra não produz o seu fruto, e perecereis rapidamente da boa terra que o Senhor vos dá ” Deuteronômio 28: 23-24 . Amós fala da retirada da chuva como um dos castigos de Deus ( Amós 4: 7. Ver vol. Ip 28): a angústia no tempo de Acabe é retratada na história da mulher de Sarepta 1 Reis 17: 9-16 , e as direções de Acabe para Obadias 1 Reis 18: 5 . Mas também é o símbolo das bênçãos espirituais; ambos são unidos por Oséias Oséias 6: 3 e Joel Joel 2:23 . como Joel e Amós também falam de bênçãos espirituais exclusivamente sob a figura da abundância temporal Joel 3:18 ; Amós 9:13 . Em Isaías, é simplesmente um símbolo: “Descai, céus, de cima, e deixe o céu derramar justiça; deixe a terra se abrir, e eles produzam salvação, e a justiça brotará juntos ”( Isaías 45: 8. Ver também Isaías 5: 6 , ambos juntos Isaías 30:23 )

Comentário de Thomas Coke

Zacarias 14:17 . De todas as famílias da terra se, de acordo com a opinião de muitos comentadores eruditos, subir a Jerusalém para adorar e celebrar a festa dos tabernáculos, significa apenas uma conformidade com a adoração do único Deus verdadeiro, ou , que é a mesma coisa, para a religião cristã, não há objeção a entender uma estrita universalidade das nações: pois é predito repetidamente que chegará um tempo em que “todos os confins do mundo se lembrarão e se voltarão” ao Senhor, e todas as famílias das nações adorarão diante dele “, Salmos 22:27 . Compare Salmos 72:11 ; Salmos 86: 9 . Apocalipse 11:15 .

Comentário de Joseph Benson

Zacarias 14: 17-18 . Quem não nascerá de todas as famílias da terra – Se houver algum descaso aqui, e deixar de adorar ao Senhor; mesmo sobre eles não haverá chuva – serão punidos com falta de chuva e das bênçãos que as chuvas abundantes e sazonais produzem; a sua terra será árida e sofrerão fome. “Existe uma restrição, Zacarias 14:16 “, diz Newcome, “às nações que guerrearam contra Jerusalém”. “Mas se, de acordo com a opinião de muitos comentaristas, subir a Jerusalém para adorar e celebrar a festa dos tabernáculos, significa apenas uma conformidade com a adoração estabelecida do único Deus verdadeiro, ou, que é a mesma coisa , para a religião cristã, não pode haver objeção à compreensão de uma universalidade estrita das nações. Pois é predito repetidamente que chegará um tempo em que todos os confins do mundo se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações adorarão diante dele, Salmos 22:27 . ” Blayney. E se a família do Egito não subir, que não tem chuva – Onde, pela situação do país, não há chuva; haverá a praga com que o Senhor ferirá os pagãos – isto é, embora não sejam visitados da mesma maneira que as outras nações, a saber, com falta de chuva, o que por si só não seria um castigo para aquele país; todavia, como segue no próximo versículo, eles não serão isentos do mesmo castigo com as outras nações que pecaram da mesma maneira, a saber, a fome “, que seria a conseqüência certa se as chuvas não caíssem na Etiópia, então para causar um transbordamento do Nilo. ” – Newcome. O leitor observará, respeitando essas previsões, que o profeta, “predizendo as bênçãos decorrentes da restauração dos judeus e da conversão dos gentios à fé cristã, extrai suas imagens da antiga dispensação; e, como é habitual ao longo dos escritos proféticos, expressa as recompensas e punições da nova dispensação, sob valores emprestados dos antigos. ”

Comentário de Adam Clarke

Sobre eles não haverá chuva – Aqueles que não adoram a Deus não terão suas bênçãos; e aqueles que não participam das ordenanças divinas não podem ter as graças e bênçãos que Deus geralmente dispensa por eles. Em cristãos tão preguiçosos e ociosos, não haverá chuva!

Comentário de E.W. Bullinger

chuva = a chuva [periódica].

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *