Estudo de Zacarias 2:8 – Comentado e Explicado

Porque isto declara o Senhor dos exércitos {que me enviou, depois} da provação, contra as nações que vos despojaram: quem vos toca, toca a menina dos meus olhos.
Zacarias 2:8

Comentário de Albert Barnes

Depois da glória – Jônatas: “O que é prometido trazer sobre você.” Sendo essa a construção habitual, as palavras envolvem um grande curso do trato de Deus, primeiro mostrando favor àqueles que receberão favor, depois abandonando ou punindo o resto; quando as oito almas foram recebidas na arca, veio o dilúvio; quando Ló e ele escaparam de Sodoma, o fogo desceu do céu; quando Israel passou pelo Mar Vermelho, os exércitos do faraó foram afogados; a eleição obteve o que Israel buscava, o resto ficou cego. “A glória” seria então a glória, da qual Deus diz: “Eu serei a glória no meio de vós” Romanos 11: 7 .

Mas ainda mais quem fala é Deus Todo-Poderoso: “Assim diz o Senhor dos Exércitos, ele me enviou; Pois eis que eu aceno a minha mão contra eles – e sabereis que o Senhor dos Exércitos me enviou; Eis que eu venho habitar no meio de ti, diz o Senhor, e muitas nações se apegam ao Senhor naquele dia, e elas serão para Mim um povo, e eu habitarei no meio de ti, e saberás: que o Senhor dos exércitos me enviou a vós ” Zacarias 2: 8-10 . Em todas as séries de promessas, o eu, de quem Israel saberia que o Senhor dos exércitos o havia enviado, é o eu que afirma de si mesmo o que pertence somente ao Deus Todo-Poderoso, infligindo punição aos inimigos de Judá, habitando o Igreja e povo, recebendo o pagão como Seu; e é precisamente por todos esses atos de poder e amor que Israel saberá que o Senhor dos exércitos O enviou.

(Jerônimo: “No que se segue:‹ Assim diz o Senhor dos Exércitos: Depois da glória, Ele me enviou ‘etc.), o Salvador é apresentado falando, que, sendo Deus Todo-Poderoso, diz que Ele foi enviado pelo Pai Todo-Poderoso, não de acordo com o que Ele era Todo-Poderoso, mas de acordo com o que, depois da glória, Ele foi enviado, “que estando na forma de Deus, pensava que não era roubo ser igual a Deus; mas se esvaziava, assumindo a forma de um servo, e foi feito obediente até o Pai até a morte; e isso, a morte da cruz. ” Filemom 2: 6. Nem é de admirar que Cristo seja chamado Todo-Poderoso, em cuja Pessoa lemos no Apocalipse de João: as coisas dizem a fiel Testemunha: eu sou Alfa e Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, o que era e o que é e o que virá, o Todo-Poderoso ” Apocalipse 1: 5 , Apocalipse 1: 8 ,“ para quem todos o poder é dado no céu e na terra ” Mateus 28:18 ; e quem diz:” Todas as coisas do Pai são minhas ” João 16:15 . todas as coisas, isto é, Deus de Deus, Senhor de. Senhor, Luz da Luz, portanto também Todo-Poderoso do Todo-Poderoso; pois não pode ser que essa diversidade seja a glória daqueles cuja natureza é uma. ”

Pois quem toca – Para ferir, você “toca a menina dos seus olhos”, isto é, daquele que O enviou, Deus Todo-Poderoso. Assim Jerome, Theodoret Outros, como Cirilo, de seus próprios olhos, voltando-se para o mal para si; mas a analogia das outras passagens é contra), como no cântico de Moisés: “Ele o guiou, instruiu-o, manteve-o como a menina dos seus olhos” Deuteronômio 32:10 ; e Davi ora: “Guarda-me como a menina dos olhos” Salmo 17: 8 .

Comentário de Thomas Coke

Zacarias 2: 8 . Depois que a glória me enviou Aquele que habita na glória, ou na coluna de luz, me enviou. A última parte do versículo é enfaticamente expressiva do carinho e da consideração paterna que Deus tem pelos que o amam. Como a visão do olho é, pelos cuidados de Deus e pela sábia providência, cercada e protegida contra danos pelas pálpebras e por sua profunda situação, não é de admirar que seja considerada esta admirável provisão para a segurança de um órgão tão valioso, aqui e em outras partes das Escrituras, como um emblema da proteção divina: veja Salmos 17: 8 e Deuteronômio 32:10 . Esse cuidado da providência para a defesa e preservação da visão é mais elegantemente descrito por Cícero em seu segundo livro De Nat. Deorum, e bem merece leitura.

Comentário de John Wesley

Pois assim diz o Senhor dos exércitos; Depois da glória, ele me enviou às nações que vos despojaram; porque quem te toca, toca na menina dos seus olhos.

Após a glória – Depois que ele se tornar sua glória, devo vingá-lo de seus inimigos.

Comentário de Adam Clarke

Após a glória – Após a sua libertação gloriosa dos diferentes lugares da sua dispersão; Ele me enviou às nações que os mimaram, para que caíssem sob calamidades graves e fossem punidos por sua vez. Na Babilônia, caiu uma grande calamidade, quando sitiada e tomada pelos persas.

A seguinte nota que recebi de um correspondente sensível e piedoso:

    Zacarias 2: 5 . “Pois eu, diz o Senhor, serei para ela um muro de fogo ao redor, e serei a glória no meio dela.

    Zacarias 2: 8 . “Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, que me enviou, a glória futura (ou a glória que há de vir) para as nações que vos mimaram; porque quem te toca, toca na menina dos seus olhos. Eis que vou tremer a minha mão sobre eles, e eles serão um despojo para os seus servos; e sabereis que o Senhor dos Exércitos me enviou. Cante e regozija-se, ó filha de Sião; pois eis que eu venho e habitarei no meio de ti, diz o Senhor. E muitas nações se unirão ao Senhor naquele dia, e serão o meu povo; e habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. E o Senhor herdará Judá sua porção na terra santa, e escolherá Jerusalém novamente.

“Se no oitavo verso ???? ??? puder ser traduzido no futuro, ou na glória que está por vir, ele se harmonizará com o contexto como uma profecia do Messias, enquanto em nossa tradução para o inglês as palavras após a glória são ininteligíveis. E assim os setenta.

“É evidente que a pessoa que fala se distingue do Senhor dos exércitos, como sendo enviada por ele; contudo, essa pessoa enviada também é chamada Jeová; e as nações que se unirão a Jeová naquele dia são chamadas povo; a pessoa enviada) habitará no meio de ti (ou seja, Sião), e herdará Judá sua porção, etc.

“Na confirmação da minha visão do oitavo verso, acho que o êxodo 33 pode ser comparado a ele. Moisés implorou a Deus que lhe mostrasse sua glória; sobre a qual foi dito a ele:” Enquanto minha glória passar, ‘ põe-te numa fenda da rocha, e te cobrirei com a minha mão enquanto passo; e tirarei minha mão, e você verá meu ??? achar . Agora, como este foi um cumprimento do pedido de Moisés, que implorou para contemplar a glória, segue-se que este ??? era a glória Divina, que somente ele era capaz de ver.

“‘Ninguém jamais viu Deus, o Filho unigênito (o Senhor Jesus Cristo), que está no seio do Pai, ele o declarou.'” – MAB

Toca na menina dos seus olhos – ???? ???? bebabath eyno , a babet dos seus olhos. Esta é uma expressão notável. Qualquer pessoa, olhando nos olhos de outra pessoa, verá sua própria imagem perfeitamente expressa, embora em extrema miniatura, na pupila. Nossa palavra em inglês babbet ou baby vem disso? E a expressão não significa que o olho de Deus está sempre em seu seguidor e que sua pessoa está sempre impressa no olho, na observação, atenção, providência e misericórdia de Deus?

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor dos exércitos. Veja nota em Zacarias 1: 3 .

Depois da glória = Para a sua própria glória.

ele que, & c. Referência a Pentateuco ( Deuteronômio 32:10 ). App-92.

O olho dele . O texto primitivo dizia “Meu olho” ; mas os soferins dizem (App-33) que alteraram isso para “Dele”, considerando depreciativo para Jeová rasgar em voz alta essas expressões antropomórficas pronunciadas.

Comentário de John Wesley

Pois assim diz o Senhor dos exércitos; Depois da glória, ele me enviou às nações que vos despojaram; porque quem te toca, toca na menina dos seus olhos.

Após a glória – Depois que ele se tornar sua glória, devo vingá-lo de seus inimigos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *