Estudo de Zacarias 3:2 – Comentado e Explicado

O {anjo do} Senhor disse a Satã: O Senhor te confunda, Satã! Confunda-te o Senhor que escolheu Jerusalém. {Josué} não é porventura um tição escapado ao incêndio?
Zacarias 3:2

Comentário de Albert Barnes

E o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreende – Jerônimo: “Isso eles explicam que o Pai e o Filho são o Senhor, conforme lemos no Salmo 110: 1-7: “ O Senhor disse a meu Senhor: Tu estás na minha mão direita. O Senhor fala de outro Senhor; não que Ele, o Senhor que fala, não possa repreender, mas que, pela unidade da natureza, quando o Outro repreende, Ele mesmo que fala repreende. Pois “quem vê o Filho também vê o Pai” João 14: 9 . Pode ser que Deus, por tais palavras, também acostume as pessoas, antes de Cristo vir, a acreditar na pluralidade de pessoas na única divindade. A repreensão de Deus deve estar com poder. “Tu repreendeste as nações, destruíste os ímpios” Salmo 9: 5 . “Repreendes os orgulhosos, amaldiçoados” Salmo 119: 21 . “Eles perecem pela repreensão do teu semblanteSalmo 80:16 . “À tua repreensão, ó Deus de Jacó, tanto a carruagem quanto o cavalo são lançados em sono profundo” Salmo 76: 6 . “Deus o repreenderá, e ele fugirá para longe, e será perseguido como a palha dos montes diante do vento” Isaías 17:13 . “Ele repreendeu o Mar Vermelho e secou” Salmo 106: 9 . “Os fundamentos do mundo foram descobertos à tua repreensão, ó Senhor” ( Salmo 18:15 , add Naum 1: 4 ). Ele “repreendeu a semente” Malaquias 2: 3 , e ela pereceu; o devorador ” Malaquias 3:11 , e não mais o devora. A repreensão então do maldito espírito envolveu uma rejeição severa a si mesmo e a suas acusações, como quando Jesus repreendeu o espírito imundo e se afastou de sua vítima Marcos 1: 25-26 ; Marcos 9:25 ; Lucas 4:35 ; Lucas 9:42 .

O Senhor escolheu Jerusalém – Josué é absolvido, não porque a acusação de Satanás era falsa, mas pelo amor livre de Deus por Seu povo e por Josué nele e como seu representante. “Quem deve pôr alguma coisa à acusação dos eleitos de Deus? É Deus que justifica. Quem é ele que condena?” Romanos 8: 33-34 . O sumo sacerdote, sendo “ele também compadecido de enfermidades, precisava diariamente oferecer sacrifícios primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo” Hebreus 5: 2-3 . Como Isaías disse, aos olhos de Deus: “Estou desfeito, porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros” Isaías 6: 5 e, até que seja limpo pelo carvão típico , não se atreveu a se oferecer pelo ofício profético, então aqui Satanás, em Josué, visava todo o ofício sacerdotal e nele, a relação de Israel com Deus.

Não é uma marca arrancada do fogo? Cirilo: “Como se ele dissesse, Israel pecou confessadamente e é responsável por essas acusações. No entanto, não sofreu punição leve; suportou sofrimentos e foi escassamente arrancado deles, como uma “marca queimada pelo fogo” pela metade. Pois ainda não havia sacudido o pó dos danos do cativeiro; só agora e escassamente escapara à chama daquela calamidade mais intolerável. Cesse então imputando pecado a eles, a quem Deus teve misericórdia. ”

Comentário de Thomas Coke

Zacarias 3: 2 . Não é uma marca, etc. – “Este pequeno remanescente não voltou do cativeiro, milagrosamente resgatado da destruição total, como uma marca arrancada do fogo; e pode-se pensar que o Todo-Poderoso não os preservará?” Veja Amós 4:11 . Em vez de repreendê- lo, no imperativo, Houbigant lê no futuro: Repreendê-lo-ei ou restringir-te-ei.

Comentário de Joseph Benson

Zacarias 3: 2-5 . E o Senhor disse, & c. – O Logos, ou Filho de Deus, disse a Satanás; O Senhor – Ou seja, Deus Pai; repreenda-te – E não permita que tua imaginação travessa contra Jerusalém e o templo prospere. Até o Senhor que escolheu Jerusalém – Quem escolheu aquele lugar para sua residência especial. Cristo, como mediador, prefere repreender o adversário em nome de seu pai do que em seu próprio. Não é uma marca arrancada do fogo – “Este pequeno remanescente não voltou do cativeiro”, representado aqui por Joshua, “milagrosamente resgatado da destruição total, como uma marca arrancada do fogo? e pode-se pensar que Deus não os preservará? ” Agora Josué estava vestido com roupas imundas – denotando os pecados e a poluição do povo, de quem ele era o representante. E ele falou aos que estavam diante dele – Cristo falou aos anjos inferiores, seus servos; Tire as roupas imundas dele – remova ou faça com que sejam removidas. Essas roupas sujas que os anjos removeram, mas outra mão superior tira os pecados e poluições significados por esse emblema. E ele – Nomeadamente, Cristo, o Cordeiro de Deus; disse: Eis que fiz passar de ti a tua iniqüidade; pelos meus méritos e espírito, removi a culpa, o poder e a poluição da tua iniqüidade. E eu te vestirei com uma mudança de roupa – Com outras roupas, a saber, que não são imundas ou poluídas, mas limpas e ricas, um emblema da santidade. Como as roupas sujas denotavam os pecados do povo, cujo representante era Josué, a sua retirada denotava Deus perdoando suas transgressões públicas e nacionais, e ele restaurando-os a seu favor e proteção. “Os judeus costumavam trocar de roupa sob qualquer calamidade pública; após o término da calamidade, eles expressaram a mudança de sua condição e a grandeza de sua alegria, vestindo-se com roupas adaptadas às suas circunstâncias: ”ver Calmet. E eu disse – eu, o Senhor, disse mais adiante, ou ordenei. O LXX. omitir estas palavras, prefixando e com a seguinte expressão: e o siríaco e a Vulgata leram, Ele disse: Deixem uma mitra justa em sua cabeça – Como as novas vestes colocadas sobre Josué eram de propriedade do sumo sacerdote, e eram inventado para glória e beleza, Êxodo 28: 2 , de modo que a mitra era o ornamento adequado para sua cabeça. E o anjo do Senhor permaneceu – Nomeadamente, Cristo, através de cuja mediação e sob cujo comando, o acima foi feito.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás; até o SENHOR que escolheu Jerusalém te repreende; não é este um tipo arrancado do fogo?

O Senhor – Cristo, como mediador, prefere repreendê-lo em nome de seu pai, do que em seu próprio.

Não é isso – Joshua.

Comentário de Adam Clarke

Não é uma marca arrancada do fogo? Os judeus foram quase destruídos por causa de seus pecados; ainda resta um remanescente deles, e Deus está determinado a preservá-los. Ele teve misericórdia deles e os perdoou pelos pecados. Você os teria destruído? É Deus que os justificou; quem és tu que os condena? O Senhor te repreende! Deus te confunde pelo que fizeste e pelo que mais desejas fazer! É evidente que Juízes 1: 9 ; refere-se a essa circunstância – a mesma fraseologia que ocorre aqui. Veja as notas em Juízes 1: 9 , onde o assunto é amplamente considerado. Com dificuldade esse remanescente escapou, e Deus não permitirá que novos males caiam sobre eles, pelos quais eles podem ser totalmente consumidos. Esse foi o plano de Satanás, que acusa os seguidores de Deus dia e noite. Ver Apocalipse 12:10 .

Comentário de E.W. Bullinger

repreenda-te . Compare Judas 1: 9 .

escolheu = banho agora e até agora escolhido.

não é isso. . . ? ou seja, eu não arranquei, etc. Figura do discurso Erotose. App-6.

uma marca, etc. Compare Amós 4:11 .

Comentário de John Wesley

E o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás; até o SENHOR que escolheu Jerusalém te repreende; não é este um tipo arrancado do fogo?

O Senhor – Cristo, como mediador, prefere repreendê-lo em nome de seu pai, do que em seu próprio.

Não é isso – Joshua.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *