Fome e Sede de Justiça

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Mateus 5:6

As três primeiras bem aventuranças expressam, de muitas maneiras, aquelas qualidades que são pré-requisitos para a salvação. Sermos pobres em espírito, lamentar e mansos (Mateus 5:1-5) estão todos relacionados com a ideia de nos reconhecermos por quem realmente somos diante de Deus, longe de Cristo – pecadores desesperados que não podem salvar nós mesmos.

À medida que Jesus continua delineando as marcas de seus verdadeiros discípulos, veremos Ele se concentrar nas qualidades que são produzidas naqueles que reconhecem sua pobreza espiritual e se voltaram para Ele.

A bênção (aprovação) do nosso Criador é sobre “aqueles que têm fome e sede de justiça” (v.6). Normalmente, temos fome e sede de comida e bebida, sem os quais a vida é impossível. Ao usar esta analogia, Jesus quer que vejamos que a justiça é a nossa necessidade mais básica.

Cristo não está aqui falando principalmente de Sua perfeita justiça, que é imputada a nós somente pela fé e é a única base sobre a qual Deus nos aceita (2 Coríntios 5:21). Em vez disso, Ele está enfatizando o desejo de justiça que todos os crentes devem cultivar (Tiago 2:14-26).

Não deve se entender dessa justiça algo humano, uma vez que toda tentativa do homem de “fazer” justiça é falha e fracassada, os motivos geralmente são questionáveis e mais do que isso, o homem é levado geralmente a querer vingança do que justiça.

Isaías retrata bem o significado da Justiça meramente humana: Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam. Isaías 64:6

A “fome e sede” disso, supõe exatamente essa falta de justiça, o que é o caso de todos os homens; Um sentimento de falta dela, que só é percebido por pessoas espiritualmente iluminadas; Uma descoberta da justiça de Cristo para eles, que é feita no Evangelho, e pelo Espírito de Deus;

Simplificando, não podemos ter Jesus como Salvador se não o tivermos como Senhor. Devemos sempre nos esforçar para agradar a nosso Pai e fazer a coisa certa de acordo com Sua Palavra. Se este é o nosso objetivo, Jesus nos diz, nos encontraremos conformando-nos cada vez mais à lei de Deus. Estaremos sempre buscando essa justiça nesta vida, porque sempre há espaço para melhorias até que sejamos glorificados.

Todos os que tem sede de justiça, essa que pertence ao Senhor, serão satisfeitos justamente porque Ele é verdadeiramente justo, nEle podemos confiar que a justiça é plenamente satisfeita e executada.