Jesus bebeu vinho ou alguma bebida alcoólica?

Será que nos tempos bíblicos o vinho era fermentado ou era apenas um suco de uva? Jesus bebeu vinho alcoólico?

Nazireus

Há apenas um grupo de pessoas que são explicitamente ditas na Bíblia que nunca beberam vinho ou alguma outra bebida alcoólica, e esses são os Nazireus.

Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao Senhor, De vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá. Números 6:2,3

Jesus não era um nazireu; Ele era um “Nazareno”, nativo da cidade de Nazaré. Jesus nunca tomou o voto nazireiro.

E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava. Lucas 18:37

Tipos de Vinho

Três tipos eram livremente degustados pela comunidade judaica nos tempos bíblicos:

תירש ou tiyrosh era o vinho novo, recém extraído da uva, com pouca ou nenhuma fermentação – traduzido como “mosto” ou simplesmente “vinho” (Nm 18:12, Dt 18:4, etc). Era equivalente ao suco de uva ou ao vinho de baixíssima fermentação.

יין ou yayin era o vinho “maduro” e fermentado (Gn 14:18, Dt 14:26, Ec 9:7, etc). Yayin era diluído na proporção de uma porção de água para cada três porções de vinho. Importante salientar que mesmo com a adição de água, yayin deveria estar fermentado o suficiente para não virar suco de uva, quando já não seria mais considerado vinho. Por seu teor alcoólico (de 3% a 5%), seria equivalente ao vinho tinto de baixa fermentação e à cerveja dos dias atuais (cujo teor alcoólico é de aproximadamente 5%).

שכר ou shekar é traduzido como “bebida forte” nas Escrituras, o vinho mais antigo e portanto com um teor mais elevado de fermentação (Nm 28:7, Dt 14:26, etc). Era ingerido puro, sem nenhuma adição de água.

Pesquisas científicas indicam que as uvas são unicamente dotadas de elementos químicos naturais capazes de fermentar ao nível de 12% a 14% de teor alcoólico sem nenhuma adição de açúcar, ácidos, enzimas ou outros elementos. Portanto, o teor alcoólico de shekar era de aproximadamente 12% – 14%, equivalente ao dos vinhos secos atuais.

O Primeiro Milagre

O primeiro milagre de Cristo em transformar a água em vinho no casamento em Caná provavelmente envolveu uma bebida fermentada. De acordo com a tradição do casamento judeu, o vinho fermentado sempre era servido em casamentos.

A palavra usada na escritura em grego é οινος / oinos, equivalente ao yayin – vinho fermentado do Antigo Testamento.

Se Jesus tivesse fornecido apenas suco de uva, o mestre da festa se queixaria:

E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. João 2:8-10

Claro, só porque Jesus transformou a água em vinho não prova que Ele bebeu o vinho no casamento, mas seria normal que Ele fizesse isso.

Jesus não condena beber vinho mais do que Ele condena a comer pão. Pessoas pecaminosas abusam do que não é inerentemente pecaminoso. O pão e o vinho não é pecado, mas a gula e a embriaguez são (Provérbios 23:2, Efésios 5:18).

Embriaguez

Porque veio João o Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônio; Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores. Lucas 7:33,34

No versículo 33, Jesus está fazendo um contraste entre “o não beber vinho de João Batista” e sua própria prática.

Jesus continua dizendo que os líderes religiosos o acusaram (falsamente) de ser um beberrão. Jesus nunca foi um alcoólatra, mais do que Ele era um glutão.

Ele viveu uma vida completamente sem pecado (1 Pedro 2:22); No entanto, Lucas 7 sugere fortemente que Jesus realmente bebeu vinho fermentado.

A celebração da Páscoa também incluía geralmente o vinho fermentado. As Escrituras usam o termo “fruto da videira” (Mateus 26:27-29, Marcos 14:23-25, Lucas 22:17-18).

Todos os cristãos concordariam que a embriaguez é pecaminosa, e o próprio Cristo adverte contra isso (Lucas 12:45).

No entanto, uma visão bíblica do vinho é que ele é dado como algo para se deleitar (Salmo 104: 14-15). Há muitas advertências contra o abuso de álcool, em textos como Provérbios 20:1, porque os homens pecadores têm mais probabilidade de abusar do vinho do que usá-lo com moderação.

Fontes: GotQuestions, PaoeVinho.