Na Plenitude do Tempo

Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, Gálatas 4:4

A Plenitude do Tempo

No comentário de Ellicott encontramos uma excelente definição para essa Plenitude do Tempo, se trata do que foi predeterminado por Deus como o momento certo e apropriado, quando todo o curso da preparação prévia para judeus e gentios se tornou completo.

A frase “plenitude do tempo” corresponde ao “tempo designado do pai” em Gálatas 4:2.

Podemos acrescentar que aquele era o momento ideal para o cumprimento das promessas sobre o Messias, realizadas no Antigo Testamento pelos mais variados profetas.

Jesus e os Mitos

Não é incomum encontrarmos alguém ou em algum lugar comentários a respeito de Jesus Cristo, como sendo mais um mito, outros ainda traçando um paralelo com alguma mitologia grega, costumam utilizar esse argumento como prova de que as Escrituras são apenas mais um trabalho da mitologia.

Muitos cristãos, ou não, infelizmente, estão despreparados para esta investida e começam a duvidar da fé cristã.

Contudo, como sabem os familiarizados com a literatura antiga, essas semelhanças são superficiais. Os gregos não fizeram nenhuma tentativa real de defender seus mitos como fatos históricos enquanto a Bíblia se baseia no espaço e no tempo reais.

Lucas 2 , por exemplo, localiza o nascimento de Jesus durante o reinado de César Augusto e o governador de Quirino, ambos historicamente conhecidos como pessoas reais. O evangelista assume que iremos levar seu relato como valor nominal – que Jesus era uma pessoa real que viveu no espaço e no tempo.

As Escrituras também mostram claramente que Deus se encarnou na pessoa de Cristo Jesus (João 1:14). Os antigos gregos abominavam essa ideia porque acreditavam que o corpo físico era corrupto, ao contrário do reino espiritual. Muitas outras diferenças entre a Bíblia e o pensamento pagão poderiam ser citadas.

Deus enviou seu Filho

Paulo confirma o que está escrito em João 3:16, Deus entregou o seu Filho, isso implica na existência de Cristo anterior ao nascimento humano, deixando claro a existência da sua natureza divina.

nascido de mulher

Interessante notar a frase, quando você fala ou ouve a respeito de alguém é necessário dizer que nasceu de uma mulher? Obviamente que não. O fato é que o autor ao dizer que Cristo fora enviado por Deus, haveriam outras possibilidades da forma de sua vinda, mas Paulo quis destacar o cumprimento de Genesis 3:15, sendo Jesus a semente da mulher. Além disso deixa claro que o Messias possuía uma dupla natureza, agora também a humana.

nascido debaixo da lei

Ao receber uma natureza humana, o Mestre foi circuncidado, e submetido à lei cerimonial, em todas as coisas conformou a sua vida com a regra da lei, e se submeteu à maldição da lei, fazendo-se maldição por nós.

O Cristo só poderia remir os nossos pecados se Ele mesmo não tivesse pecado, o que ocorreu e tornou possível a nossa redenção.

A Bíblia

A Bíblia é o livro mais vilificado do planeta, e, no entanto, suas histórias são regularmente encontradas como historicamente confiáveis. Tome tempo para encontrar alguns recursos sobre a historicidade da Escritura para que você possa ser capaz de responder a seus críticos (1 Pedro 3:15-16).