O Batismo foi praticado antes de Cristo e João Batista?

Uma simples busca por batismo no Antigo Testamento não resultará em nenhum resultado. O mais curioso é que quando João Batista surge no deserto batizando, parece que as pessoas já tinham uma noção do que o batismo representava.

Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.
E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. Marcos 1:4,5

Manuscritos do Mar Morto

Os Manuscritos do Mar Morto são uma coleção de centenas de textos e fragmentos de texto encontrados em cavernas no Mar Morto.

Porções de toda a Bíblia Hebraica foram encontradas, exceto do Livro de Ester e do Livro de Neemias. Os manuscritos incluem também Livros apócrifos e livros de regras da própria seita.

Foram compilados por uma doutrina de judeus conhecida como Essênios, que viveram em Qumran do século II a.C.

De antes de Jesus, encontra-se referências claras ao batismo nos Manuscritos do Mar Morto. Como por exemplo em A Regra da Comunidade e Os Textos de Pureza.

Imersão de um Convertido ao Judaísmo

Além de ser usado para remover a impureza física, o batismo ou imersão era um dos três requisitos para a conversão de um prosélito ao judaísmo.

No Talmude Babilônico está escrito:

Decida que não é convertido até que ele seja circuncidado e imerso.

Embora não exista uma referência bíblica direta, alguns estudiosos utilizam a passagem de Êxodo:

Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras. Êxodo 24:8

Não há aspersão [de sangue] sem imersão [anterior]. É raciocinado que, quando a multidão misturada entrou no pacto, eles tinham sido imersos antes de serem aspergidos com o sangue por Moisés. – Seder Nashim, Tratado Yevamot, Gemara, Capítulo 4, Fólio 46

Limpeza Cerimonial

Grande parte dos comentaristas acreditam que a limpeza encontrada como parte do rito cerimonial da lei do Antigo Testamento, representa o batismo.

Depois traga Arão e seus filhos à entrada da Tenda do Encontro e mande-os se lavar. Êxodo 29:4

Esta é a primeira menção em Escritura de uma ablução religiosa. A água é tão natural um símbolo de pureza e uma ablução tão apropriada para o desaparecimento do pecado… – Comentário de Charles Elicott

…para significar que eles deveriam eliminar toda a imundícia da carne e do espírito, e perfeita santidade no temor de Deus. – Comentário de Adam Clarke

Conclusão

O Batismo de João para a remissão de pecados é particularmente interessante, porque ele parece ter feito isso no lugar dos rituais de purificação do templo através das ofertas pelo pecado.

Era talvez uma forma de invalidar os sacerdotes do templo.

(ele próprio era sacerdote, assim como seu pai Zacarias, que vinha de uma família aarônica e era alto o bastante para poder oferecer sacrifícios de incenso).

Deus através de João tornou o perdão dos pecados disponível para aqueles que não podiam pagar os sacrifícios de templo caros.

(os animais tinham que ser inspecionados e encontrados ritualmente puros antes de serem oferecidos – e tais animais eram vendidos nos recintos do Templo);

Além disso a localização de João ao longo do Jordão era facilmente acessada por muitas pessoas mais pobres.