O que a Bíblia diz sobre Insônia?

A maioria dos casos de insônia está relacionada a maus hábitos de sono, depressão, ansiedade, falta de exercícios físicos, doença crônica ou certos medicamentos.

Os sintomas podem incluir dificuldade para dormir ou permanecer dormindo e não se sentir descansado.

O tratamento para a insônia consiste na melhoria dos hábitos de sono, na terapia comportamental e na identificação e controle das causas subjacentes. Também é possível usar pílulas para dormir, mas seus efeitos colaterais devem ser monitorados.

Um problema mundial

Os americanos não estão dormindo o suficiente.

Essa é a conclusão de um estudo recente realizado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, que descobriu que quase nove milhões de americanos recebem comprimidos para dormir prescritos e tais prescrições triplicaram para pessoas com menos de 45 anos.

Claro, as noites ocasionais de insônia são normais para quase todos e Às vezes, a insônia é causada por fatores incontroláveis, como dor física ou pesadelos.

Mas a falta de sono indica um problema espiritual? A Bíblia diz alguma coisa para nos guiar em nossos padrões de sono?

Você pode se surpreender ao saber que a resposta é sim para ambas as perguntas.

Várias passagens na literatura de Provérbios nas Escrituras sugerem que a incapacidade de dormir pode refletir a falta de confiança no Senhor.

Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança. Salmos 4:8

No Salmo, Davi diz que pode dormir entre as provas da vida por causa de sua confiança de que o Senhor o fez “habitar em segurança”.

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. Salmos 127:1,2

Do mesmo modo, o Salmo 127 ensina que o Senhor cuida de Seu povo.

Portanto, não podemos nos apoiar na ideia de que nossa segurança depende inteiramente de nossos trabalhos frenéticos.

Na verdade, Deus “dá sono aos seus amados”. Isso traz à mente o tempo que Jesus dormiu em um barco durante uma tempestade no mar da Galiléia.

Em contraste com seus discípulos frustrados, o sono de Jesus era uma expressão de confiança em Seu Pai celestial (Marcos 4:35-41).

Claro, há momentos em que a insônia é apropriada, dada a ponderação de nossas circunstâncias, e muito sono também pode refletir a falta de confiança no Senhor, como quando as pessoas deprimidas ou preocupadas dormem para evitar enfrentar seus problemas.

Mas encontrar-nos rotineiramente incapazes de dormir devido à preocupação indica uma necessidade de confiar em Deus.

Quando o problema é o excesso de sono

A Escritura também nos diz que sono em excesso pode refletir a preguiça.

Considere Provérbios 6:9-11, que pergunta sarcasticamente: “Por quanto tempo você vai deitar, ó preguiçoso?”, E adverte que aquele que dorme quando deveria estar trabalhando virá para a pobreza.

Em contraste, a mulher de Provérbios 31 ergue-se rotineiramente cedo para trabalhar em sua casa (Provérbios 31:15).

Assim como o fracasso em descansar pode indicar falta de fé na provisão de Deus, a recusa de trabalhar quando estamos cansados ​​pode indicar uma falta de condução e ética de trabalho.

Finalmente, a Bíblia ensina que há um tempo para sacrificar o sono por um bem espiritual maior.

Jesus regularmente se levantou cedo para orar e até mesmo orou por toda a noite, reconhecendo que às vezes a comunhão com Deus é mais necessária para os Seus filhos do que o descanso físico.

Na noite anterior à crucificação de Jesus, por exemplo, ele pediu a Pedro, Tiago e João que orassem para que “não entrassem em tentação”. Quando eles adormeceram, o Senhor os repreendeu e disse que haveria outras horas para dormir ( Mateus 26:36-46).

Onde tudo isso nos deixa?

Por um lado, a Bíblia não diz o quanto de sono devemos obter. De sete a nove horas pode ser uma recomendação médica, mas não há receita bíblica para o número de horas que devemos ficar na cama.

Ainda assim, o descanso deve caracterizar o povo de Deus. Muitos se preocupam demasiadamente com o trabalho e com a necessidade em se acumular bens:

Havia um homem totalmente solitário; não tinha filho nem irmão. Trabalhava sem parar! Contudo, os seus olhos não se satisfaziam com a sua riqueza. Ele sequer perguntava: “Para quem estou trabalhando tanto, e por que razão deixo de me divertir? ” Isso também é absurdo. É um trabalho muito ingrato! Eclesiastes 4:8

Milhões de pessoas jogam fora suas horas naturais de sono, usando seus computadores, smartphones e tablets antes de ir para a cama.

Principalmente, a Bíblia fala de descanso como condição da alma, característica dos crentes, seja eles acordados ou adormecidos (veja, por exemplo, Mateus 11:29 e Hebreus 3:7-4:13). Mas a Escritura também ensina que uma alma que descansa em Cristo normalmente não deve encontrar o sono evasivo.

Ao mesmo tempo, uma alma em repouso deve ser disciplinada para sacrificar o sono quando necessário para ganhar a vida ou prestar serviço a Deus.

Então, a próxima vez, se a preocupação mantiver você acordado ou a depressão tornar difícil sair da cama, considere abrir sua Bíblia antes de dirigir-se ao armário do medicamento.

Lá você encontrará a voz reconfortante de Jesus, exortando: “Não se preocupe com seus corações. Acredite em Deus; acredite também em mim”. (João 14:1)

Infelizmente muitos cristãos tem deixado a oração como a última opção quando deveria ser o inverso.