O que a Bíblia diz sobre Reencarnação?

A palavra “reencarnação” não aparece na Bíblia. No entanto, existem vários lugares nas escrituras onde a ideia surge.

É provável que nos tempos bíblicos haviam pessoas que acreditavam na reencarnação. Nos poucos lugares em que surge, a reencarnação não é afirmada na Bíblia.

Como veremos, os Evangelhos, oferecem um ensinamento no lugar da reencarnação que é muito mais profundo, mais espiritual e, no final, mais justo e humano que a reencarnação.

Vejamos alguns dos lugares onde a ideia de reencarnação está presente na Bíblia.

Um homem nasceu cego porque pecou em uma vida anterior?

João 9 conta a história de Jesus curando um cego de nascença e suas consequências. Quando Jesus encontrou o homem pela primeira vez, seus discípulos lhe perguntaram: “Rabino, quem pecou, ​​este homem ou seus pais?” (João 9:2). É claro que, para o homem ter pecado ao nascer cego, teria passado em uma vida anterior.

Contudo, Jesus rejeitou ambas as explicações possíveis que seus discípulos sugeriram: “Nem este homem nem seus pais pecaram; ele nasceu cego para que as obras de Deus fossem reveladas nele – João 9:3.

Essa é uma resposta fascinante, com muito significado, mas para os nossos propósitos no momento, o ponto é que Jesus rejeitou a ideia de que os pecados em uma suposta vida anterior eram a razão da cegueira deste homem desde o nascimento.

Uma vez que a doutrina da reencarnação sustenta que os pecados em vidas passadas são a razão pela qual sofremos em nossa vida presente, por extensão Jesus rejeitou toda a ideia de reencarnação.

Jesus foi uma reencarnação de João Batista ou um dos profetas?

Em Mateus 16:13-20 , Jesus perguntou a seus discípulos sobre quem Ele era. Eles responderam: “Alguns dizem João Batista, mas outros, Elias, e ainda outros, Jeremias ou um dos profetas.”

Jesus não ficou satisfeito com essa resposta. Ele lhes disse: “Mas quem dizes que sou eu?”

Então Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”

Mais uma vez, quando seus discípulos apresentaram a Jesus especulações populares de que Ele era uma reencarnação, Jesus não aceitou essa ideia.

João Batista era uma reencarnação do profeta Elias?

Houve também muita especulação de que João Batista era uma reencarnação do antigo profeta Elias.

Isso aconteceu por causa de uma profecia no Antigo Testamento:

Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. Malaquias 4:5,6

E, de fato, nos Evangelhos, Jesus identifica João Batista como sendo o Elias que deveria vir (ver Mateus 11: 13-14, 17: 10-13 ).

Isso foi tomado por aqueles que acreditam na reencarnação para dizer que Jesus, de fato, ensinou a doutrina. Nem a profecia de Malaquias nem as palavras de Jesus identificando João Batista como Elias podem ser tomadas literalmente.

O que essa profecia significa, então? E como foi cumprido por João?

Essencialmente, isso significa que João foi um grande profeta como Elias, preparando o caminho para a vinda do Senhor.

Na Bíblia hebraica (o Antigo Testamento), Elias havia se tornado uma figura representativa dos profetas e da profecia em geral.

É por isso que no Evangelho de Lucas, um anjo do Senhor disse ao pai de João, Zacarias, que seu filho ainda não nascido iria diante do Senhor “com o espírito e poder de Elias” (Lucas 1:17 , ênfase adicionada).

João não deveria ser literalmente Elias, mas “usar o manto de Elias” (em termos bíblicos) como um grande e poderoso profeta – o último dos profetas bíblicos, conduzindo ao próprio Jesus.

Podemos ter certeza de que João não foi literalmente a reencarnação de Elias por um incidente posterior registrado nos Evangelhos.

Depois da morte de João, no momento da transfiguração de Jesus, os discípulos mais próximos de Jesus, Pedro, Tiago e João, viram Moisés e Elias com Jesus (Mateus 17:1-13, Marcos 9:2-13, Lucas 9:28- 36). Agora, se Elias tivesse reencarnado como João Batista, ele não seria mais Elias, mas João.

No entanto, após a morte de João, tanto Elias como Moisés ainda estavam vivendo no mundo espiritual como eles mesmos. Muitos séculos depois de terem vivido e respirado na Terra, eles não tinham reencarnado e se tornado outra pessoa.

Em suma, de acordo com a história da Bíblia, Elias não poderia ter sido reencarnado como João Batista. Elias ainda estava vivendo no mundo espiritual, muito depois de João Batista já ter vivido e morrido.

Para algumas outras histórias da Bíblia em que figuras conhecidas são vistas ou mencionadas como se estivessem vivas (ver algum outro ser reencarnado) no mundo espiritual ou mesmo séculos depois de suas mortes, veja 1 Samuel 28:3-25 ; Mateus 22:31-32 ; Lucas 16:19-31.

A Bíblia nega a reencarnação e afirma uma vida eterna eterna

As histórias sobre o homem nascido cego, a questão de quem era Jesus, e João Batista cumprindo a profecia do retorno de Elias são algumas vezes apontadas pelos defensores da reencarnação para argumentar que a Bíblia ensina a reencarnação.

Mas na verdade eles mostram exatamente o oposto. Onde quer que a ideia de reencarnação seja trazida à Bíblia, ela é diretamente negada ou a própria história torna essa interpretação impossível.

Enquanto isso, há muitas passagens na Bíblia afirmando diretamente ou através de imagens que, uma vez que morremos, passamos para um estado eterno do qual não retornamos.

Aqui estão apenas alguns deles:

Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.
Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá. Jó 7:9,10

Porém, agora que está morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim. 2 Samuel 12:23

E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. Mateus 25:46

E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. Marcos 9:47,48

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Hebreus 9:27

Conclusão

Sim, existem algumas passagens que podem dar a ideia de reencarnação na Bíblia. Mas toda a história da Bíblia é baseada no fato de que nós, seres humanos, temos apenas uma vida na Terra, e então passamos para nossa recompensa ou castigo eterno, para nunca mais voltar.

Inspirado em: https://leewoof.org/2014/03/07/the-bible-emanuel-swedenborg-and-reincarnation/