O que é agradável a Deus?

E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. Atos 10:34,35

Talvez você imagine que para descrever o que é agradável a Deus seja necessário muitos livros e livros, Pedro resumiu em 2 ações: temor e fazer o que é justo.

Nos tempos antigos, o foco de preocupação da redenção de Deus para o povo da terra foi ficando mais estreito por causa do pecado.

No começo, o foco estava na linha de Adão e toda a raça humana. Com o assassinato de Abel, no entanto, Deus excluiu os da linha de Caim e estreitou seu foco para a linha do filho de Adão chamado Sete.

Então, quando houve um grande aumento no pecado, Deus excluiu todos, exceto aqueles da linha descendente de Noé. Mais tarde, seu foco estreitou-se ao descendentes de Abraão e os israelitas.

Quando o pecado do Reino do Norte de Israel levou a sua queda e deportação, o foco de Deus diminuiu para o Reino do Sul de Judá. Finalmente, Seu foco redentor ficou centrado no resto de Judá que voltou do cativeiro babilônico.

Dado este estreitamento de foco, dado este favoritismo para o resto de Judá, pode-se ver por que os primeiros cristãos judeus achavam que a grande salvação que temos em Cristo Jesus também foi limitada ao povo judeu.

Era necessária uma grande revelação para desiludi-los dessa noção uma vez por todas. O Apóstolo Pedro recebeu uma visão espetacular que, em suma, mostrou-lhe a igreja como um todo, que o processo de estreitamento tinha sido terminado e foco redentor de Deus havia sido ampliado.

E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta. E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos, E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra. No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou. E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu. Atos 10:9-16

Ele claramente viu que Jesus Cristo tinha definitivamente vencido o pecado e o diabo e tornou possível o alargamento da preocupação redentora de Deus.

Assim, na nossa presente dispensação Deus não mostra favoritismo a qualquer grupo específico de pessoas. O apóstolo Paulo colocou desta forma: “Não há mais judeu ou gentio, escravo ou livre, homem e mulher. Para todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:28).

O ponto de Paulo não é que essas distinções já não existem, mas que elas não são significativas quando se trata de salvação. A salvação não se limita aos judeus, ou para os homens, ou para o livre. Todos podem vir diante de Deus, em nome de Jesus.

Felizmente, isso significa que a oferta também foi estendida para você.