O que é e significa ser irrepreensível?

Muitos crentes caem em profunda condenação sempre que pecam. Eles lêem escrituras da Bíblia que dizem que devemos ser impecáveis e irrepreensíveis e eles interpretam que isso significa que eles devem estar sem pecado. E uma vez que eles
não estão sem pecado, eles se dividem em condenação.

Neste artigo, vamos olhar para algumas escrituras que encorajam os crentes a serem irrepreensível, e você verá que isso não significa a mesma coisa que estar sem pecado. Será visto que nós nunca somos chamados para pecar. O ideal é que não devemos pecar, mas evitar o pecado não é ser o foco da nossa caminhada cristã. Somos chamados a ser irrepreensíveis – viver acima de qualquer suspeita e não criar obstáculos que transformem os outros longe de Cristo.

Há uma sutil diferença de perspectiva entre viver uma vida vitoriosa em Cristo e viver uma vida de escravidão à lei.

Recentemente, li um artigo de um outro escritor que também assim como eu não acredita em segurança eterna incondicional, mas ao contrário de mim, ele acredita que a incredulidade não é a única coisa que pode roubar a salvação dos crentes. Ele também acredita que o pecado pode fazer com que alguém a perca a sua salvação. Seu argumento: “O pecado é a incredulidade; ele é anti-fé “, o que implica que os atos de pecado são o oposto de fé salvadora. Eu perguntei-lhe por seu apoio bíblico para essa afirmação. Atos de pecado não faz com que um crente perca sua salvação. Devo acrescentar que o estilo de vida pecaminoso habitualmente em rebelião aberta a Deus provavelmente indicam que uma pessoa nunca será salva. Ser salvo significa uma vida transformada. No entanto, isso não significa uma vida sem pecado.

Todo mundo é capaz de cometer atos de pecado (em oposição a prática de pecado). Isso não afeta sua salvação. Então, isso nos dá uma licença para pecar?

Primeiro de tudo temos de perguntar o que significa para fugir com o pecado. Isso é o mesmo que ter seus pecados perdoados e esquecidos? Se for, então todos os cristãos acreditam que poderia pecar e fugir com eles. Mesmo o mais
sangue frios acreditam que, se você se arrepende do seu pecado, Deus te perdoa e esquece.

Para alguns pecadores, porém, mesmo que Deus poça perdoá-lo, você ainda pode ter que enfrentar as consequências (em oposição a julgamento), por exemplo, David (2 Sam 12:14). Paulo disse em Romanos 6:1,2 que estamos mortos para o pecado. O ideal é que não devemos pecar (1 João 2:1). Mas essa condição é posicional. Ainda é possível para os crentes
que cometeram atos de pecado serem perdoados.

Jesus nos disse para perdoar nossos irmãos todos um dia. Assim qual é a diferença entre um incrédulo que vive em rebelião aberta para Deus e um crente que cai em pecado regularmente?

Resposta: O crente é guardado e preservado pela graça.

Escrituras importantes:

Aqui está uma lista das escrituras que discutem o fato de ser irrepreensível. Você verá que eles apontam para a ideia de que devemos estar tentando viver uma vida sem ofensa para com Deus e o homem.

Phil. 1:10. que você pode aprovar as coisas que são excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; Phil. 2:15. Que vos torneis filhos irrepreensíveis e sinceros, de Deus sem culpa no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual brilhar como astros no mundo. No versículo 1:09 Paulo ora para que o amor dos crentes cresça cada vez mais.

Isto implica um crescimento contínuo. A razão para isto é que eles podem ser sinceros, e sem ofensa. Isto significa simplesmente o amor prático pode crescer de tal forma que eles não se tornem um obstáculo para os outros.

Isso é o que significa ofensa. 2:15 sendo irrepreensível é equivalente a ser sem repreensão em meio a um
geração corrompida. Nós somos as luzes do mundo e devemos viver de acordo com isso. Este é um apelo, não uma demanda.

Em Filipenses 3:06 Paulo afirmou que ele era inocente a respeito da lei. Mas Paulo tinha um problema com a luxúria / cobiça (Romanos 7:7-25), em violação de um dos 10 mandamentos. Então irrepreensível sobre a lei não poderia dizer-se sem pecado. Isso significa que nenhum homem poderia apontar um acusando. Claro que ninguém, exceto Paulo e Deus teriam conhecido sobre o problema de sua luxúria.

As mesmas idéias estão presentes em 1 Tessalonicenses 3:12-13, como em Filipenses 1:10. Tiago 1:27. A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

A religião pura é manter-se isento da corrupção. Mantendo a corrupção do mundo remete aos versículos 13-18. É
possível para um crente a recuar, mas se isso acontecer, não é de Deus a incapacidade de mantê-lo. É ele que foi seduzido por aquilo que o mundo estava oferecendo e afastou-se.

É um processo gradual, em que a influência do mundo move você a abandonar sua fé. A morte que se refere o versículo
15 é o resultado final de um processo. Isso não está se referindo a um crente que é realmente seguir a Cristo ainda ocasionalmente. Ele está se referindo a aqueles que escolhem os caminhos do mundo à frente de Cristo.

Jude 24. Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis diante do
presença de sua glória, com alegria, Deus apresenta-nos irrepreensíveis diante dele. Deus está fazendo. Ele mantém
na queda e nos apresenta a si mesmo sem culpa. Obviamente que Ele faz isso através do sangue de Jesus. A condição é que nos mantemos em seu amor (vs. 21). Mas o que isso significa? O versículo 20 começa com a palavra “mas”,
desenho de um contraste entre os crentes genuínos e os falsos mestres e apóstatas de versículos 4-16. Devemos manter-nos no amor de Deus. Isto simplesmente significa que não devemos recuar a partir de Cristo, como os apóstatas
fizeram. Mais uma vez, isso não significa que temos que estar sem pecado, a fim de ser irrepreensíveis diante do trono de Deus. Nós apenas temos que manter a fé, e Ele o fará apresentar-nos irrepreensíveis em virtude de sua obra concluída.

1 Coríntios 1:08. Quem vos confirmará também até ao fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de
nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Timóteo 6:14. Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de Nosso Senhor Jesus Cristo:
Isso está se referindo a um mandamento específico para não naufragar nossa fé com o amor ao dinheiro. Ela não diz que é preciso manter todos os mandamentos sem mancha até que Cristo apareça. Seria muito bom se pudéssemos, mas isso não é
como seremos julgados.

Hebreus 4:14-16. Visto que temos um grande sumo sacerdote, que penetrou os céus, Jesus o Filho de Deus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-o se das nossas fraquezas; mas foi em todos os pontos tentado como nós, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamo acharmos a graça e o socorro em ocasião oportuna.

Jesus é sem pecado, nós não somos. Porque ele é sem pecado, nós vamos com ele por graça. Quando? No nosso tempo de necessidade, quando as tentações são fortes. O versículo 14 diz: devemos manter firme a nossa profissão. A única maneira de perder a salvação é deixar ir ou renunciar a essa profissão. A profissão é equivalente a fé em Cristo.

Lucas 01:06. E eram ambos justos perante Deus, andando sobre todos os mandamentos e preceitos os inocentes do Senhor.

Colossenses 1:22,23. No corpo da sua carne, pela morte, para vos apresentar santos e irrepreensíveis diante dele: Se vós permanecerdes na fé, fundados e firmes, não se afastou da esperança do evangelho. É a morte de Jesus que nos reconciliou com Deus e nos apresenta santa e irrepreensíveis.

Isso significa que nenhuma carga pode ser feita contra nós. A única condição é que continuamos na fé (v. 23) e não
abandoná-lo.

1 Tessalonicenses 2:10. Vós sois testemunhas, e Deus também, quão santa e irrepreensivelmente nos portamos entre vós que credes; A salvação não é mesmo em questão neste versículo. Paulo está discutindo sua conduta enquanto pregava entre os gentios. Deus quer que sejamos irrepreensíveis da mesma maneira – a criação de nenhum pedra de tropeço para os outros.

1 Tessalonicenses 5:23. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e peço a Deus todo o seu espírito, alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

O versículo 22 nos instrui a abster-se de toda forma de mal, que é definitivamente um bom conselho. Mas este não é um pré-requisito para Deus para cumprir sua promessa de versículo 23. Está claro que as instruções morais de Paulo termina no versículo 22 e sua oração para a perseverança (ou bênção) começa no versículo 23.

Apocalipse 14:04, 5 Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro por onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens, sendo o primícias para Deus e para o Cordeiro. E na sua boca não se achou engano, porque são irrepreensíveis diante o trono de Deus.

Isto refere-se à mesma coisa como 144.000 no capítulo 7, supostamente judaica evangelistas. Eles eram irrepreensíveis diante do trono de Deus. Isto significa que eles não foram “contaminados com mulheres” ou não teve dolo em suas bocas. quem quer que eles estavam, a maioria concorda que não são representativos da igreja.

Em qualquer caso, a palavra malícia significa engano. Ser impecável neste contexto significa que eles estavam livres de engano. Eles não levam ninguém ao erro. novamente isso não significa que eles eram totalmente sem pecado. Além disso, ele nunca disse que eles estariam sem falhas e foram a razão pela qual eles estavam no céu. Eles eram comprados da terra. Todos nós devemos ser, se quisermos passar a eternidade com Cristo.

No capítulo 1 Paulo lista algumas das nossas bênçãos espirituais em Cristo. Estamos predestinados para adoção, redenção, perdão e selo pelo Espírito. Isso está sendo feito por Deus. Note-se a terminologia utilizada. Ele não disse que aceitou a Cristo, mas nós fomos predestinados para a adoção. a escolha de Paulo de palavras é inconfundível. Paulo, então, rezou para que nós entendêssemos a riqueza do que é a herança.

Paulo nos implora para viver digno desse chamado (4:1). Uma vez que estamos salvos, devemos viver de acordo com isso, não “viver esta forma ou de outra eu vou tirar a sua salvação. “Devemos andar em humildade e mansidão para não se agarrar a salvação pela pele de nossos dentes, mas em a fim de manter a unidade do espírito (4:2,3).

Paulo exorta-os a não andar como os gentios que não foram salvos fazer (4:17), mas sim eles devem colocar sobre o novo homem. Há uma luta contínua para manter o velho fora o novo homem a diante. Contudo o fato de que o velho está sempre lá sugere que, enquanto estivermos na terra, viver acima do pecado será sempre uma luta necessária. Somente quando Deus transformar o nosso corpo em humildade (Filipenses 3:21), seremos totalmente livre do pecado.

Agora mesmo estamos mortos para o pecado posicionalmente (em Cristo). Existe sempre a possibilidade de que poderíamos ceder à carne e ao pecado. Em 4:30 nós entristecemos o Espírito Santo quando nós cometemos os pecados mencionados nos versos seguintes.

Como oposição ao versículo 5, onde os incrédulos são chamados de devassos e idólatras e os “filhos da desobediência”. Os filhos da desobediência é um termo sinônimo de descrentes (cf. 2:2), e não cristãos que ocasionalmente desobedecer.

Eles são julgados de acordo com o seu pecado (5:6). Nós não participamos de seu pecado, porque somos luz (5:8). Precisamos provar que o é aceitável (v. 10) e reprovar as trevas (vs. 11). Se viver como o mundo, embota o nosso testemunho. Perder a salvação não é simplesmente um problema aqui. Devemos ser sábios do entendimento da vontade de Deus (vs. 17). Isso, claro, é que os gentios devem ser salvos pela graça, sem lei. Nós devemos cooperar com o plano do mestre de Deus e não nos fazer tropeçar blocos ao Evangelho.

Esta é, obviamente, o que significa irrepreensível em 01:04. Também santidade significa vida limpa. No entanto, devemos nos esforçar para manter nossa salvação, mas também para brilhar nossa luz para a escuridão. Claramente Paulo está argumentando a partir de um posição de força e segurança, não de vulnerabilidade. “Uma vez que foram salvos pela graça de Deus e chamou em seu corpo, sejamos santos e irrepreensíveis”, em oposição ao “Sejamos santos e irrepreensíveis, para que possamos continuar sendo salvos “.

2 Pedro 2:15 diz que eles deixaram ao direito maneira como fez Balaão. Eles estavam em Cristo, mas algo seduzido-los a seguir o que o mundo teve e renunciar a sua fé. Capítulo 3. Possivelmente eles foram desanimado com a demora na vinda de Cristo (3:4) e, assim, questionados se ele realmente estava voltando e começaram a enganar os outros para esse fim.

Vs 12 diz que devemos estar à procura de sua vinda ao contrário de seguir falsos mestres. O contexto do vs 14 é que não devemos ser encontrados tapume com os inimigos de Deus (Filipenses 3:18, 2 Pedro 3:17). Em vez disso, devemos segurar as mensagem originais que ouvimos e crescemos em Cristo (vs 18).

Assim, 2 Pedro 1:8-11 em perspectiva, não está dizendo que, se pecarmos ou errarmos nós seremos julgados ou perderemos a nossa salvação.

Tomei um tremendo esforço para mostrar que nós somos chamados para ser irrepreensíveis não sem pecado.

Isso quer dizer que está tudo bem se pecarmos?

Não. Se pudéssemos de alguma forma nos tornar sem pecado será ótimo. Mas tentar alcançar a impecabilidade é uma
perda de tempo. Não é o que somos chamados a fazer. E eu acredito que o diabo tem distraído muitas pessoas para esse fim. Por que mais cristãos no passado têm-se isolada a viver para além da sociedade? Claro que eles podem ter parecido para ter uma forma de justiça, mas eles não eram usados, tanto quanto o evangelho estava preocupado. Vivemos em um mundo real. O que fomos chamados a fazer é brilhar nossa luz no meio da geração corrompida em que vivemos. Somos chamados a ser irrepreensíveis. A Bíblia quer que sejamos assim. Cristo limpou nossa ficha e nos deu um novo começo. Mas de acordo com Efésios 1 e 2, Cristo fez muito mais do que isso. E Paulo orou para que os nossos olhos se abrissem para ver que podemos ver a riqueza que temos em Cristo. Nele não há medo (1 João 4:18) – sem medo de que perderíamos a nossa salvação. Quando entendemos o Amor perfeito de Deus, o medo cai pela janela.

Irrepreensível significa simplesmente que vivermos acima de qualquer suspeita (Atos 24:16) e da razão para isso é para que nós não vamos nos tornar uma pedra de tropeço para o evangelho. Como eu disse antes, alguém que nunca teve uma mudança de vida sem experiência provavelmente nunca foi salvo. No dia do julgamento, que seremos apresentados sem pecado e sem mancha diante do trono de Deus, em virtude da obra completa de Jesus Cristo. Enquanto isso, nosso foco deve ser em fazer justiça, vivendo acima de qualquer suspeita, e mantendo a consciência limpa para com Deus e o homem.

Deus nos Abençoe!

Comments

  1. Paz do Senhor o que dizer então de:
    1. Vede que imenso amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos tratados como filhos de Deus; e, em realidade, somos filhos de Deus! Por esse motivo, o mundo não nos conhece, porquanto não conheceu a Ele mesmo.
    2. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, todavia, sabemos que quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é.
    3. E todo o que tem nele essa plena confiança purifica a si mesmo, assim como Ele é puro.
    4. Toda pessoa que vive costumeiramente pecando também vive em rebeldia contra a Lei, pois o pecado é transgressão da Lei.
    5. Sabeis, igualmente, que Ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.
    6. Todo aquele que permanece nele não vive pecando; toda pessoa que continua no pecado não o viu, nem tampouco o conheceu.
    7. Filhinhos, ninguém vos iluda: quem pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo.
    8. Aquele que vive habitualmente no pecado é do Diabo, pois o Diabo peca desde o princípio. Para isto, o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.
    9. Todo aquele que é nascido de Deus não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus.
    10. Deste modo, conhecemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, nem tampouco aquele que não ama seu próprio irmão.
    (1 João, 3)

    Naturalmente do pecado explícito no nosso DNAerdade de Adão o qual nos apartou de Deus, sim a expiação de Cristo nos agraciou pois mesmo sendo o homem cumpridor das leis de conduta por mais justo não se salvaria sem crer na vinda de Jesus para cumprir tal promessa quanto a nos hoje a partir deste sacrifício porém, depois de co desejarmos nosso estado tanto o errado mesmo sem a prática dos atos pois lembre uma recém nascida criança já é pecadora pois contém o DNA de Adão as práticas viram com o tempo… E depois de conhecer o Cami no a Verdade é a Vida :
    25. Não abandonemos a tradição de nos reunirmos como igreja, segundo o procedimento de alguns, mas, pelo contrário, motivemo-nos uns aos outros, tanto mais quanto vedes que o Dia está se aproximando.
    26. Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,
    27. mas uma horrível expectativa de juízo e fogo ardente prestes a consumir todos os inimigos de Deus.
    28. Ora, se aqueles que rejeitam a Lei de Moisés morrem sem misericórdia, mediante a palavra de acusação de duas ou três testemunhas,
    29. julgai vós, quanto maior castigo merecerá quem feriu os pés do Filho de Deus, profanou o sangue da aliança pelo qual Ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?
    30. Porquanto, nós conhecemos aquele que declarou: “A mim pertence a vingança!”, e em outro trecho: “O Senhor exercerá juízo sobre seu povo”.
    31. Assim, terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!
    (Hebreus, 10)
    Leia tb Mateus cap. 5 – Ap. 1-3- Galatás 5 etc.
    Jesus BREVE VEM !
    18. não te vanglories contra esses ramos. Porém, se o fizeres, recorda-te, pois, que não és tu que sustentas a raiz, mas, sim, a raiz a ti.
    20. É verdade. Entretanto, eles foram podados por causa da incredulidade deles. Porém, tu, que permaneces firme pela fé, não te envaideças, mas teme.
    21. Porque, se Deus não poupou os próprios ramos naturais, de igual maneira não poupará a ti.
    22. Considera, portanto, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para contigo, desde que permaneças firme na bondade dele; do contrário, também tu serás excluído.
    (Romanos, 11)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *